Linux em Compal FL90

Eu instalo sempre a partir do netinstall, saco uma imagem de cerca de 140 Mb e depois selecciono um mirror nacional para fazer o download dos pacotes.

Costumo sacar daqui: http://www.debian.org/devel/debian-installer/


PS: Já agora, se alguém fizer uma nova instalação e vir que já lhe é detectada a placa de som que avise sff. :P Ou então que diga como resolveu o problema.
 
Só para dizer que o Ubuntu Gutsy Alternative CD instalou sem problemas.
Funciona tudo de raiz, excepto o som, que me deu um trabalhão a conseguir configurar.

Depois tive foi problemas, que o Vista não aparecia nas opções no Grub Loader.
Andei às cambalhotas com isso a tarde inteira e a única maneira que arranjei foi instalar um Boot Manager diferente, pus um chamado GAG e ficou a funcionar +-. Digo +- porque se o AHCI tiver ligado aquilo nao me reconhece o vista.

Já agora, o AHCI é algo importante? Traz melhoramentos que valam a pena perder mais um monte de tempo a tentar pôr as coisas a funcionar a 100%?
 
Já agora, saquei o netinstall da versão testing e nem sequer me detectou a placa de rede. Logo, nada feito.

Abraço
 
Só para dizer que o Ubuntu Gutsy Alternative CD instalou sem problemas.
Funciona tudo de raiz, excepto o som, que me deu um trabalhão a conseguir configurar.

Depois tive foi problemas, que o Vista não aparecia nas opções no Grub Loader.
Andei às cambalhotas com isso a tarde inteira e a única maneira que arranjei foi instalar um Boot Manager diferente, pus um chamado GAG e ficou a funcionar +-. Digo +- porque se o AHCI tiver ligado aquilo nao me reconhece o vista.

Já agora, o AHCI é algo importante? Traz melhoramentos que valam a pena perder mais um monte de tempo a tentar pôr as coisas a funcionar a 100%?

Também tenho o Fl90 e gostaria de saber onde é que posso fazer o download dessa mesma versão que conseguiste por a funcionar, já que também ainda não consegui meter nada capaz de linux.
 
Já agora podias dizer como fizeste tudo ? Na instalação é preciso escolher algumas opções específicas?
E depois como fizeste com o som para ficar tudo ok ?

Obrigado!

É so escolheres para instalar em modo de texto e apos isso, é tudo bastante intuitivo e user-friendly.

Para o som fiz o seguinte:

1 - Saquei isto ftp://ftp.alsa-project.org/pub/driver/alsa-driver-1.0.15rc3.tar.bz2 e instalei abrindo directamente o ficheiro .deb.

2 - Segui o procedimento onde está escrito "Using alsa-source" deste site:
https://help.ubuntu.com/community/SoundTroubleshooting#head-083f68c150e8cc9de635a7ab89b8ccfc6100ecf8

3 - Adicionei a linha:
Código:
options snd-hda-intel model=toshiba
Ao ficheiro /etc/modprobe.d/alsa-base

Reboot e rulou logo tudo.

O método em si até nao é muito complicado, mas até chegar lá... para um gajo que quase nunca tinha ouvido falar de linux na vida, foram literalmente algumas horas a googlar. :P
 
É so escolheres para instalar em modo de texto e apos isso, é tudo bastante intuitivo e user-friendly.

Para o som fiz o seguinte:

1 - Saquei isto ftp://ftp.alsa-project.org/pub/driver/alsa-driver-1.0.15rc3.tar.bz2 e instalei abrindo directamente o ficheiro .deb.

2 - Segui o procedimento onde está escrito "Using alsa-source" deste site:
https://help.ubuntu.com/community/SoundTroubleshooting#head-083f68c150e8cc9de635a7ab89b8ccfc6100ecf8

3 - Adicionei a linha:
Código:
options snd-hda-intel model=toshiba
Ao ficheiro /etc/modprobe.d/alsa-base

Reboot e rulou logo tudo.

O método em si até nao é muito complicado, mas até chegar lá... para um gajo que quase nunca tinha ouvido falar de linux na vida, foram literalmente algumas horas a googlar. :P

Acredito que sim, muito obrigado então! :009:
 
Acabei agora de instalar o ubuntu pelo modo texto e parece que tudo correu bem mas agora estou com alguns problemas :
1º Quando inicio não me aparece a opção do windows logo estou trancado ao linux ( carrego ESC para ver uma lista mas mesmo lá n aparece nada -> no grub penso eu de que)
2º Para além deste problema não consigo entrar em root para instalar o GAG e resolver o assunto. Alguém me explica como faço login ? eu acho que não pus pass nenhuma para o root, já experimentei username:root pass : root e pass:/n mas nada.
Ajuda ? obrigado :)
 
Acabei agora de instalar o ubuntu pelo modo texto e parece que tudo correu bem mas agora estou com alguns problemas :
1º Quando inicio não me aparece a opção do windows logo estou trancado ao linux ( carrego ESC para ver uma lista mas mesmo lá n aparece nada -> no grub penso eu de que)
2º Para além deste problema não consigo entrar em root para instalar o GAG e resolver o assunto. Alguém me explica como faço login ? eu acho que não pus pass nenhuma para o root, já experimentei username:root pass : root e pass:/n mas nada.
Ajuda ? obrigado :)

Ubuntu não tem conta de root. Usa o sudo. P ex: sudo apt-get update
 
Acabei agora de instalar o ubuntu pelo modo texto e parece que tudo correu bem mas agora estou com alguns problemas :
1º Quando inicio não me aparece a opção do windows logo estou trancado ao linux ( carrego ESC para ver uma lista mas mesmo lá n aparece nada -> no grub penso eu de que)
2º Para além deste problema não consigo entrar em root para instalar o GAG e resolver o assunto. Alguém me explica como faço login ? eu acho que não pus pass nenhuma para o root, já experimentei username:root pass : root e pass:/n mas nada.
Ajuda ? obrigado :)

Pois, aconteceu-te exactamente o mesmo problema que a mim.

Tens que fazer as coisas através do Root Terminal (sim o ubuntu tem isso), lá na barra das aplications, fazes properties, e vais a parte onde se configura os programas que queres que sejam mostrados no menu, e escolhes o Root Terminal que está nos System Tools se não estou em engano.
 
Depois de tentar varias distros tenho o sabayon instalado no meu FL90 com varias falhas ainda não resolvidas(também ainda não olhei para ele 2 vezes) falta o som o wireless e a net (modem kanguru)
O live cd do ubunto 7.10 tambem funca..
 
Fedora ou OpenSuse 10.3

Pelo que tenho lido aqui o Ubuntu entra (ainda que com algum trabalho).

E alguém consegue meter o Fedora Core 7 ou o novo OpenSuse 10.3?

Há pouca informação na net sobre este portátil. Do que consegui ver é possível arrancar com o FC7 usando o pârametro "all-generic-ide" no kernel.

Alguém já tentou?

E o Suse será que entra directo? Como é mais recente talvez o kernel já suporte melhor.

Cumprimentos!
 
Pois, aconteceu-te exactamente o mesmo problema que a mim.

Tens que fazer as coisas através do Root Terminal (sim o ubuntu tem isso), lá na barra das aplications, fazes properties, e vais a parte onde se configura os programas que queres que sejam mostrados no menu, e escolhes o Root Terminal que está nos System Tools se não estou em engano.

já instalei o terminal root, mas agora ainda estou atado, isto porque não sei o que fazer com este terminal, tenho a linha de comandos mas não consigo sair daquela pasta para correr o ficheiro de instalação do GAG, nem consigo copiar nada para a pasta root porque não tenho permissões.
Supostamente o que tenho de fazer é correr o ficheiro de instalação lá no terminal não é ? ( como ?)

Fiz na consola (normal) isto : sudo ./gag-install
e apareceu :
GAG installer, v4.9
Usage: gag-install [-k keyboard] [-l language] device
List available keyboards: gag-install -k
List available languages: gag-install -l

Algo me diz que não ficou instalado :P
 
Última edição:
Back
Topo