Linux em Compal FL90

boas. Também instalei hoje o ubuntu 7.10, mas não consegui meter o som a funcionar (também estava com pouco tempo)... Alguém que já meteu pode dar umas dicas de como fez...:rolleyes::rolleyes:

:offtopic: Como instalei logo o Linux e só amanha vou instalar o XP será que vou ter alguns problemas? É que já me disseram que instalar windows depois de linux normalmente não dá bom resultado... E o XP. é fácil instalar ou dá alguns problemas?
 
boas. Também instalei hoje o ubuntu 7.10, mas não consegui meter o som a funcionar (também estava com pouco tempo)... Alguém que já meteu pode dar umas dicas de como fez...:rolleyes::rolleyes:

:offtopic: Como instalei logo o Linux e só amanha vou instalar o XP será que vou ter alguns problemas? É que já me disseram que instalar windows depois de linux normalmente não dá bom resultado... E o XP. é fácil instalar ou dá alguns problemas?

Em relação ao som, já está explicado neste tópico, e também já há um topico nesta secção a explicar como resolver esses problemas.

Instalares o XP em cima é capaz de te mamar o bootloader... mas nao tenho a certeza... é melhor investigares isso antes de proceder adiante.

--------------

Aproveito para dizer a experiência que ja tive com distros linux aqui no compal fl90:


- Ubuntu Feisty 7.04 32bits: Consegui instalar com o Alternate CD. o boot ficou bom, muito pouca coisa ficou a funcionar, grafica, som, wireless, etc, teve que ser tudo configurado depois com outros métodos.

- Fedora 7.91: Não consegui instalar.

- PC Linux OS: Comecei a instalação e estava tudo a ir bem, mas depois a meio da instalação, deu-me uma coisa na cabeça e decidi cancelar, portanto nao sei dizer mais nada lol.

- Ubuntu Gutsy 7.10 32bits: Teve que ser com o Alternate CD. O boot ficou marado, o Windows Vista desapareceu das opções. De resto, ficou tudo a funcionar, excepto o som.

- OpenSuse 10.3 64bits: Instalação correu perfeitamente, sem necessidade de "truques". Ficou logo tudo a funcionar excepto o som.

- Linux Mint 4.0 Daryna 32bits: Instalação perfeita, escolhi para instalar em 'safe graphics mode', ou algo assim parecido. O boot ficou bom, e ficou tudo a funcionar, excepto o som claro está. É a distro que uso actualmente. E adoro! :P Não pretendo mudar tão cedo.

PS: De notar que para todas as distros consegui pôr o som a funcionar posteriormente!
 
Última edição:
Tenho o Ubuntu 7.10- the Gutsy Gibbon e não consigo instalar nem a gráfica nem o som!
Para o som faço tudo aquilo que o arkannis indicou mas n funciona :
1)como de chama a placa de som ?
2)qual ficheiro .deb ?

e para a gráfica como é ?
 
Tenho o Ubuntu 7.10- the Gutsy Gibbon e não consigo instalar nem a gráfica nem o som!
Para o som faço tudo aquilo que o arkannis indicou mas n funciona :
1)como de chama a placa de som ?
2)qual ficheiro .deb ?

e para a gráfica como é ?

Sinceramente ja nem eu sei que .deb é que é lol.
Tentar ir ao site da alsa e sacar o alsa-driver-1.0.15.
Depois instalas a partir do install-sh que lá esta. Se nao ficar a funcionar faz o que eu disse (tirando o ponto 1).

A placa de som é hda-intel.

A grafica supostamente era so ir a Administration > Restricted Drivers Manager e seleccionar...
 
Mas vocês não lêem ?

mingus disse:
Para por o som a funcionar segui as dicas deste site:
http://lddubeau.com/avaktavyam/linux-on-a-compal-ifl90/

É preciso sacar, compliar e instalar o alsa 1.0.15RC3. Depois ir à configuração e meter model="Toshiba". Ficou a funcionar perfeitamente

É sempre igual para todas as distros, até se actualizar a versão do alsa de origem temos de instalar esta versão a parte para termos som.

Abraço
 
resumindo e concluindo, ubuntu 7.10 instala bem (á excepção do som)? e elimina o windows das opções ou nao?

Voltei a instalar Ubuntu à dias.
Instalei a versão 7.10 64bits Alternative CD (nem experimentei o normal).
Instalação perfeita, não me apagou o windows da lista do grub.

O som também não foi muito complicado, fiz o que aqui estava:
http://lddubeau.com/avaktavyam/linux-on-a-compal-ifl90/ (A partir do ponto 6.2)
E ficou tudo ok.
 
Boas ppl,

Li este topico um pouco na diagonal, mas queria só acrescentar o seguinte:
Tenho o Compal IFL90.
O Ubuntu 7.10 instala perfeitamente com o CD para X86. Nenhum problema com a instalação em modo grafico.
Só um reparo: tinha instalado o WinXP Pro, e como tal estava desligado na bios o AHCI ou lá como se chama. Não sei se, para quem tem o vista e esta opção activa na bios, terá alguma dificuldade.

Tenho tudo a funcionar excepto o som. Só hoje é que reparei :p. Mas não deve ser dificil por a dar, pelo que já vi neste topico.

Por curiosidade instalei hoje o Oracle 10g R2. Tudo impecavel. VMware com o windows dentro com cliente para oracle a bombar. ;) Tudo dentro do portatil. Não encontrei qualquer problema de hardware neste processo.

Para o som segui este site: https://wiki.ubuntu.com/Gutsy_Intel_HD_Audio_Controller

Cumprimentos
 
Última edição:
Acabei de "tentar" instalar a versão 8.04, tive de instalar em safe graphics mode, nao tenho bootsplash, black screen only, estou a 800x600 e ele não me detectou a gráfica em condições nem me falou em qq coisa como drivers restritos. :(
 
Acabei de "tentar" instalar a versão 8.04, tive de instalar em safe graphics mode, nao tenho bootsplash, black screen only, estou a 800x600 e ele não me detectou a gráfica em condições nem me falou em qq coisa como drivers restritos. :(

Talvez seja por ainda não ser a versão final. Também tive esse problema com a versão 7.06.

cump's
 
eu tenho o meu em dual boot e sempre k desligo do vista (64bits) no proximo boot fica a dizer "GRUB loading stage 1.5" e n sai dali, alguem sabe do k s trata? tenho o ubuntu 7.10
 
eu tenho o meu em dual boot e sempre k desligo do vista (64bits) no proximo boot fica a dizer "GRUB loading stage 1.5" e n sai dali, alguem sabe do k s trata? tenho o ubuntu 7.10

Acontece-me exactamente o mesmo...
Aconteceu-me em todas as distros ubuntu-based que experimentei.

É estupido, porque basta desligar no botao e voltar a ligar que ele fica bom. É um bocado incomodo mas tambem nao me preocupo muito pq nao vou ao vista muitas vezes.
 
Acontece-me exactamente o mesmo...
Aconteceu-me em todas as distros ubuntu-based que experimentei.

É estupido, porque basta desligar no botao e voltar a ligar que ele fica bom. É um bocado incomodo mas tambem nao me preocupo muito pq nao vou ao vista muitas vezes.

Acontece-me exactamente o mesmo no linux mint.

Gostava de resolver isto, porque ainda dependo muito do Windows.
 
Já procurei esse mesmo erro no google e tal mas nada feito mas também é complicado de o descrever. De resto, tentei actualizar o 8.04 e ainda ficou tudo igual, no bootsplash, no restricted drivers ...
 
Já procurei esse mesmo erro no google e tal mas nada feito mas também é complicado de o descrever. De resto, tentei actualizar o 8.04 e ainda ficou tudo igual, no bootsplash, no restricted drivers ...

bootsplash tinha no Mint... no Ubuntu nada.
Restricted Drivers para a gráfica tenho sem problema nenhum ;)
 
Back
Topo