1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Linux em Portatil

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Raptor, 7 de Março de 2004. (Respostas: 16; Visualizações: 937)

1. Raptor

Raptor OC Legend

Broas.

Comprei recentemente uma velharia, um Compaq Armada 1560D, que no fundo é um P166MMX com 32mb Ram, e como devem entender, isto para usar o Windows é terrivelmente lento, então estava a pensar em aventurar-me em Linux aqui no portatil

O que recomendam? (de preferencia de borla e que se possa sacar da net.)

Um abraço.

2. alph

alph Power Member

hihi! gentoo s kiseres um linux k korra mesmo bem nessa makininha. agora a instalação é capaz d demorar ainda 1 poukito, tendo em consideração a mákina k é, e se kiseres tudo ou kuase tudo optimizado, penso k la pro final do mes ja o terás a correr :D just kidding. max eu iria pelo gentoo

cheers

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

4. fap

fap Power Member

sim, tens de compilar e numa máquina daquelas pode demorar muito tempo, mas depois compensa e muito na rapidez de execução :)

aliás...um link que eu gosto muito é este:
    http://www.gentoo.org/main/en/performance.xml

:D

5. xtr3me

xtr3me Power Member

Pessoalmente, para uma máquina assim antiga, eu recomendava slackware, uma vez que dps, com o gentoo, terias de andar a compilar tudo o que quisesses correr e, só para que tenhas noção, eu optei por compilar o oppenoffice e demorei 13 horas num powerbook g4 (um colega meu demorou 10 para o kde, tb num powerbook).
    Tb poderias considerar a hipótese de um BSD, principalmente o freeBSD que se costuma dar muito bem em máquinas um pouco mais antigas.

Just my opinion

Cumps para todos

6. Raptor

Raptor OC Legend

E Linux "normais", estilo RedHat, Mandrake, Suse, etc... não é recomendado?

Isto no fundo é uma máquina para texto, nada mais!

7. fap

fap Power Member

se for para modo texto podes por...não há crise

8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Em modo de texto não há qq problema, pode ser a distro que tu quizeres. A minha da sig está em modo de texto e aguenta-se bem.

9. xtr3me

xtr3me Power Member

O red hat, n sou particularmente fã (para n dizer que odeio :die: ).
    Entre suse e mandrake, se calhar o drake é capaz de ser mais aconselhável, pois o suse, apesar de ser muito melhor, tb é mais pesado para o sistema.

10. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

raptor, mal por mal, já q n vais querer fazer nada no portatil mete slackware.

se quiseres fazer mta cena ... mete slack.

hehe sim eu prefiro slack, mas tb ainda n peguei em gentoo e ja me deram mto na cabeça por isso.

agora a sério, slack tem a vantagem no teucaso de n ires compilar porra nenhuma e n fica mto mais lento por isso.
    e slack tb sabe ficar pequenino ;)

11. xtr3me

xtr3me Power Member

foi exactamente o que eu recomendei e penso que seria o melhor neste caso ...

12. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

yap, eu vi.
    mas como somos poucos a gostar de slack e a recomendar frontalmente vim ca dizer tb hehehehe.

um abraço.

13. Raptor

Raptor OC Legend

Hmm... mas tipo, o que eu tinha em mente era ter uma cena interface gráfica user-friendly, estilo windows, como o Gnome ou la como se chama, e aplicativos para editar imagens (fotografias para os artigos) e texto.

14. xtr3me

xtr3me Power Member

Raptor, o gestor de janelas n tem nada a ver com a distro que usas.
    Podes usar o slackware, que se recomenda e bem no teu caso, e instalares na mesma o gnome ou o kde (ou outro qq window manager, mais leve para a ram, mas igualmente eficaz).
    Referi esses 2 porque são os mais parecidos com windows e como referiste que querias algo parecido...
    Apenas um aviso, estes 2 window managers, pesam na ram, por isso ...
    Relativamente aos progs para editares imagens, mais uma vez, isso n tem nada a ver com a distro, podes usar os mm progs qq que seja a distro que usas.

Abraço

15. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

slackware + enlightenment

n é aspecto windows....mas ó raptor, algum dia tinhas de evoluir ;)

alem disso n pesa mto ao nivel de ram.

16. kanguru

kanguru [email protected] Member

eu usei slack uns tempos num portatil 150mx com 16mb ram, não conseguir por o X a funcionar aceitavelmente mas como o teu pc é melhor... deves conseguir ir ao X.

Eu actualment uso gentoo acho que devias usar slackware.

Compilar de raiz para alem de levares semanas... (Se tiveres sortE), não ha assim tantas optimizaçoes a fazer em relaçao ah compilaçao do slackware... (digo eu) :P

17. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

As distruibuições mais recentes precisam de 64MB de ram para correrem em modo grafico, por isso não te safas...
    :confused:

Partilhar esta Página