1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux, em que áreas?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por manelito, 19 de Abril de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1855)

1. manelito

manelito Power Member

Viva malta,

o intuito deste tópico não é perguntar se conhecem esta ou aquela distro e o que acham dela. É sim, tentar compilar num só ponto as distros que já utilizaram aqueles que estudam as mais diversas àreas e que utilizam distros direccionadas para isso mesmo.
    Eu começo, à uns tempos atrás postei aqui um tópico intitulado "CAElinux - linux para engenheiros" que foi contruído baseado na distro PClinuxOS e que teve uma aceitação muito boa mas a equipa que estava a desenvolver o projecto simplesmente parou o mesmo.
    Foi uma pena pois era realmente porreira porque incluia vários programas para simulação CAE e CFD, assim como cálculo, como o Octave - basicamente era uma boa base(grátis) para arrancar.

Bom, desta forma, gostaria de "ouvir" o que já experimentaram e para que tipo de aplicações o usavam, assim como se vos foi útil e se ainda utilizam.
    O CAElinux foi um projecto interessante mas que infelizmente, morreu. Por isso vim aqui perguntar a vossa experiência com distros úteis nas mais variadas aplicações!:p

Cheers!:001:

Última edição: 2 de Maio de 2009
  2. Underground909

Underground909 Power Member

Não sei se se pode dizer que haja uma "distro indicada para engenheiros"... em qualquer distro instalas facilmente esses programas e outros. Podes falar de um LiveCD em que foram pré-instaladas determinadas aplicações. O que esse pessoal do CAElinux fez foi compilar e instalar uma data de aplicações e fazer um LiveCD (que é um remaster do PCLinuxOS), mas o mesmo podes fazer tu com o PCLinuxOS ou qualquer distro, na maior parte dos casos com 3 ou 4 cliques do rato.

3. flsantos

flsantos Power Member

Não sei se o título é o mais correcto, mas tal como o Underground909 disse, qualquer distro serve para os nossos propósitos pois são perfeitamente modulares, podemos instalar qualquer programa e aplicativo.
    Eu que por exemplo preciso de várias aplicações matemáticas não estou à espera que alguém lançe uma MathLinux xpto, simplesmente instalo-os na na distribuição que uso e tenho a minha distribuição adequada ao que quero.

4. manelito

manelito Power Member

Pois, talvez o titulo não esteja bem enquadrado com o propósito. É verdade.
    O que eu quis dizer foi, tal como o CAElinux, se usam/conhecem distros semelhantes porque, por exemplo; eu não faco a minima ideia de como instalar um programa como o OpenFoam, Salomé ou ainda Code Aster, mas no entanto sei usar cada um destes programas. Percebem a ideia? Eu uso CAE/CAD/CFD mas existem milhares de programas que gostaria de poder utilizar em ambiente linux e o CAElinux compilou tudo isso numa distro fantástica mas, infelizmente, morta.

Não, isso não é verdade. Tanto porque até conseguires ter, por exemplo, o OpenFoam a trabalhar a 100% és obrigado a ter experiência prévia com linux, e há muito boa gente que não tem. Mas no entanto sabe trabalhar com os respectivos programas.

Isto foi só um mote para falarem de distros específicas para áreas de estudo, não necessariamente engenharia.

5. flsantos

flsantos Power Member

Qualquer um dos softwares que enunciaste têm as instruções de instalação. Não é difícil, claro que convém saber o que se está a fazer.

6. skorzen

skorzen Power Member

Que distribuição é que não 'pode' ter aquilo que outra tem? Uma distribuição é isso mesmo.

7. John Silva

John Silva Power Member

Eu percebi a intenção do tópico, obviamente que podemos adaptar a distribuição que usamos para uma determinada vertente mas há distribuições tais como a que foi mencionada, que são direccionadas de raiz para determinados fins.
    Sendo assim, coloco os seguintes exemplos:
    - Backtrack -> Optimizado para testes de segurança de internet e redes
    - Ubuntu Studio -> Vocacionado para Multimedia
    - Scientific Linux -> O nome diz tudo, creio eu....
    - Archeos -> Distribuição vocacionada para a arqueologia.
    - GIS Knoppix -> Distro para Geografia, Geologia...
    - Open Astronomy -> Distro para astronomia baseada no Fedora
    etc...

8. manelito

manelito Power Member

Exactamente! Obrigado! :)
    A intencao era mesmo essa, que pudessemos partilhar as distribuicões que são feitas com fins exactos e que foram pensadas em áreas particulares de estudo!

9. manelito

manelito Power Member

Claro que mais distribuicões são bem-vindas, gostava de conhecer tudo o que estivesse relacionado com simulacão e análise. Gostei da scientific linux - já estou a tirar o live cd.

Obrigado.

10. legion

legion Power Member

11. Pastor_de_Mulas

Pastor_de_Mulas Power Member

sei que por exemplo o fedora tem sempre vários releases mais especificas em paralelo a release "normal"...

sei que por exemplo há uma tal "...fedora...FEL" com várias aplicações especificas para electrónica...
    sei que há mais, mas não sei quais.

12. manelito

manelito Power Member

Bom, já vi que existem muitas distros para as mais diversas áreas. Isso é óptimo. Na verdade, ando a ganhar coragem para instalar o Scientific Linux e comecar a instalar os programas que uso no CAELinux, mas vai dar cá uma dor de cabeca! :P

De qualquer das formas, era porreiro que continuassem a contribuir para ajudar a construir uma espécie de compilacão por área a que está a distro direccionada.

Obrigado :)

13. manelito

manelito Power Member

Partilhar esta Página