Linux em RAID 0?

PoolMania

Banido
Gostaria de experimentar o Linux mas o problema é que os meus discos estão em RAID 0 e lembro-me que no passado tentei instalar sem sucesso uma distribuição que não reconheceu os discos!
O problema está no carregamento dos drivers raid que no Windows é feito por meio de uma diskette ou pen USB mas no Linux como fazer isso e com que drivers?

Que distribuição suporta nativamente o raid?
 
Boas, olha, a unica que testei (e a que me foi sempre aconselhada) foi o openSuse 10.2, não acreditava que seria muito facil instalar em sistema raid, e geri-los, mas enganei-me e dei um abraço a toda a gente que mo aconselhou. ao fim de 10 minutos no wizard de partições do sistema de instalação fiquei com o openSuse instalado em Raid 1, com a swap em Raid 0. Não tive um unico problema nem dificuldade, apenas segui e alterei as opções que me foram sendo propostas.

Esperimenta e verás que não te arrependes, alem o sistema é bastante estavél, e muito completo para gestão de sistema, com wizard's para tudo quanto é possivel.

mais info em: www.opensuse.org

Se decidires instalar, depois conta como foi.

Um abraço.
 
Obrigado pela sugestão:)
Amanhã vou sacar esta distribuição. Por acaso não existem mirrores nacionais? não é que tenha problemas de tráfego mas os nacionais são mais rápidos nisto.
 
Obrigado pela sugestão:)
Amanhã vou sacar esta distribuição. Por acaso não existem mirrores nacionais? não é que tenha problemas de tráfego mas os nacionais são mais rápidos nisto.
No topico do opensuse aqui do forum está lá link para download nacional.
E mais uma vez, o linux trabalha perfeitamente com o raid, se este nao for software raid formatado pelo windows.... porque senao nao ha boot do sistema. Tem de ser raid criado no linux.
 
Só dá para sacar a distribuição através de torrent! Começei á pouco a fazer o download e a vvelocidade já vai a mais de 300 kb, o problema é que por HTTP ou FTP estava demasiado lento:zzz:
 
Também gostaria de instalar a versão do Ubuntu no meu pc com sistema raid, haverá algum inconveniente?
Alguém pode explicar como tal se faz, é que já inseri um cd do Ubuntu que tinha e
não me detectava os discos.
Já agora é para ficar em dual boot com o Windows, não haverá qualquer problema??
Cumps:)
 
Fogo, nao gosto de me repetir. HA N mirrors oficiais para download por http, incluindo o darkstar (ao qual saquei sempre no limite dos meus 8Mb)...
E para usar raid com linux, TEM DE SER CRIADO DE RAIZ O MESMO EM LINUX (ou seja, apagar a criada pelo windows)
 
Fogo, nao gosto de me repetir. HA N mirrors oficiais para download por http, incluindo o darkstar (ao qual saquei sempre no limite dos meus 8Mb)...
E para usar raid com linux, TEM DE SER CRIADO DE RAIZ O MESMO EM LINUX (ou seja, apagar a criada pelo windows)
Então uma grande questão: Se o RAID for criado pelo Linux como é que depois se consegue instalar o xp em Dual Boot numa partição á parte? Porque depois o Linux "desaparece"! Se eu por exemplo instalar o xp e depois o Vista tudo bem aparece dual boot mas se for ao contrário só aparece boot do xp! Tenho que usar um programa para conseguir ter os dois so em dual boot!.

Não é suposto o Linux ser capaz de criar uma partição só para ele numa partição criada pelo Windows? Se usar o partition Magic e criar uma partição para o Linux ele não deveria reconhecer essa partição e depois "se instalar" para lá?
 
Estou enste preciso momento a instalar o OpeSuse e ele reconhece e cria a sua própia partição numa RAID criada pelo Windows sem problemas!:) Logo que acabar de instalar já digo alguma coisa.
 
BINGO!
O OpenSuse 10.2 instalou-se sem problemas numa partição RAID criada por ele própio e fiquei com DUAL BOOT para o xp também!!!!!

Fantástico! :joker:
 
BINGO!
O OpenSuse 10.2 instalou-se sem problemas numa partição RAID criada por ele própio e fiquei com DUAL BOOT para o xp também!!!!!

Fantástico! :joker:


Entao? como correu?

Deves-te ter surpreendido pelo modo simples como o opensuse lidou com o teu problema nao?

ainda bem que resolveste o teu problema, como te dizia, openSuse recomenda-se vivamente!

Explora melhor o sistema, e veras que te vai surpreender muitas mais vezes, especialmente o Yast, que sem duvida esta mto bem conseguido!

Um abraço.
 
Entao? como correu?

Deves-te ter surpreendido pelo modo simples como o opensuse lidou com o teu problema nao?

ainda bem que resolveste o teu problema, como te dizia, openSuse recomenda-se vivamente!

Explora melhor o sistema, e veras que te vai surpreender muitas mais vezes, especialmente o Yast, que sem duvida esta mto bem conseguido!

Um abraço.


Realmente, eu comecei pelo suse e nunca tive problema nenhum, foi o unico que me detectou hardware todo...mas nos foruns a malta nao diz muito bem do yast..e eu tb nunca tive problema com o yast. Pareceu-me sempre um bom programa.
 
Desculpem la mas...

1 o windows não configura RAID nenhum...

no meu caso a southbridge (e tratando-se de fakeraid) atravez da bios cria o array e aquando da instalaão do windows t5emos de lhe dar os drivers. para ele reco0nhecer esse array. A verdade é que instalei primeiro o windows e depois no espaço livre o suse, sem qualquer problemas. o que acontece e que algumas distros têm problemas com arrays já formados e forma6tados. Não é o caso do suse
 
Desculpem o desenterranço mas este tema interessa-me e ainda bem que existe este tópico na ZWAME.

Infelizmente parece que o Poolmania não pode indicar o que fez mas eu gostava de poder instalar Kubuntu (ou outra distro) no meu My System. Há dias só por ter colocado o LiveCD do Kubuntu perdi a configuração RAID que tinha no MatrixRAID (ou seja, perdi também o Windows).
 
Eu tenho uma array criada pela Bios,

No meu Raid0 tenho vista instalado, mas até ter a certeza que ao instalar o ubuntu não irei ter problemas... o CD fica aqui encostado! Enfim....
 
Desculpem la mas...

1 o windows não configura RAID nenhum...

no meu caso a southbridge (e tratando-se de fakeraid) atravez da bios cria o array e aquando da instalaão do windows t5emos de lhe dar os drivers. para ele reco0nhecer esse array. A verdade é que instalei primeiro o windows e depois no espaço livre o suse, sem qualquer problemas. o que acontece e que algumas distros têm problemas com arrays já formados e forma6tados. Não é o caso do suse

aproveito este tópico para saber em que situação se encontra este problema.

Eu tenho 3 discos no PC: 2x320GB em raid0 (com win7) e 1x640gb... estava a precisar instalar o ubuntu, mas queria fazê-lo no disco de 640GB.

Será que irei destruir o raid0 ao escrever no mbr? se correr bem, irá detectar-me os ficheiros nos discos em raid0?
 
Back
Topo