Linux: enviar mail pela linha de comandos

setNer

Membro
Olá a todos!

Estou em linux e a criar um script que no fim deve enviar um e-mail para um conjunto de pessoas. Acontece que o servidor de mail (remoto) já existe e só queria saber que comando usar (mail, sendmail, rmail, ...) e como dizer no comando para o mail ser enviado pelo servidor de mail remoto (e não pelo localhost). Já tentei com o comando "mail <endereço de e-mail de uma pessoa>" mas tenho estes erros:

<endereço de e-mail de uma pessoa>... Connecting to [127.0.0.1] via relay...
<endereço de e-mail de uma pessoa>... Deferred: Connection refused by [127.0.0.1]

ou seja, o comando "mail" não está a enviar o e-mail para o servidor de mail correcto.

Alguém pode ajudar-me? Tenho que configurar o ficheiro .mailrc debaixo da minha home?

Abraço
 
ao executares mail endereço de emaildodestinatario ele irá pedir os parametros para preencher o email

mas com este comando apenas envias emails dentro da tua rede para enviares para fora por exemplo
gmail necessitas de ter uma conta de email associada ao user que esta logado a executar o comando
, pois o servidor que receber o email o irá descartar pois não tem um dominio valido..
 
Back
Topo