1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux filesystems. Qual escolher

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 22 de Abril de 2006. (Respostas: 22; Visualizações: 1777)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

2. Ghetto_smurf

Ghetto_smurf Power Member

o ReiserFS é dos mais seguros que há, na minha opinião.

mesmo assim, o EXT3 é superior ao ntfs

gostava de experimentar o XFS, mas nunca tive a oportunidade :(

para quem quer comparar vários FS's, aqui fica algo interessante:

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems

boa leitura ;)

3. odr4cir

odr4cir Power Member

Eu uso ReiserFS (versao 3) no Suse, e é o que uso sempre que a distro me permite. Espero mudar para a versao 4 que já saiu mas ainda não é suportada a 100%.
    Resumindo a minha opinião é, sempre que possivel, reiserfs.

4. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

ReiserFS pa uso normal, ext2 pa particoes pequenas e ext3 para sistemas mais criticos. E sempre o que aconselho :)

ReiserFS e bom e o mais rapido em ficheiros pequenos, ext2 nao tem journal por isso so uso mesmo na particao onde tenho o /boot e ext3 e melhor para guardar dados mais criticos visto que a probabilidade de recuperar se houver algum problema no disco e maior :P

Última edição: 22 de Abril de 2006
  5. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu uso ext3 na / e no /home que são as partições que tenho + swap.
    Uso porque li já há muito tempo que seriam as melhores. No Suse tinha ReiserFS mas sinceramente não notei diferenças.
    Mas estou aberto a alterações se houver melhor.

6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

reiserFS here too em / :D em /home uso ext3.

7. xtr3me

xtr3me Power Member

Ext3 em todas as máquinas pois preciso, em caso de apagar alguma coisa que não queira (por engano), de a poder recuperar (em ReiserFS isso não é possível, o que para mim não é compensado pela sua rapidez).
    It's that simple :D

8. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Eu uso RaiserFS em tudo mas acho que vou passar a usar tb ext3 na /home... Pelos varios motivos acima descritos... ;)

9. HecKel

HecKel The WORM

ReiserFS pelo mesmo motivo :x2:

abraços, HecKel

10. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Não se esqueçam de dizer que o aumento do uso de CPU cresce exponencialmente com o uso desses journalised fs`s. Não há qualquer tipo de necessidade de usar reiserfs, xfs ou jfs para um user caseiro.

11. _kossak_

_kossak_ Power Member

Neste momento uso ext3. Já usei reiserFS porque tinha lido que tinha melhor performance com ficheiros pequenos mas sinceramente não notei. Provavelmente as diferenças só se notam em sistemas com grande I/O e não numa máquina de uso comum.

12. Tuaregue

Tuaregue Power Member

Não me parece assim muito, no windows os mesmo 700 MB é upa upa, no meu portátil.

Gostei mas foi destes valores:
    Já ando à algum tempo para experimentar o XFS, mas depois de ler este bench acho que vou passar para XFS ganha em quase tudo.

13. God_Lx

God_Lx Folding Member

Por isso e pq tive uma má experiencia com os primeiros ReiserFS... XFS parece realmente o futuro a seguir, mas por agora gosto muito de ext3...

14. Karmack

Karmack Power Member

ext3 em todas as partições.

15. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

bem, agora posso dizer mal de reiserfs e xfs, lol.. com reiserfs fiquei com sistema corrompido, fartei-me... meti suse e xfs, mas nao consigo ler em win por ex, lol. Mas o sistema corria mais suave sobre xfs.

16. madskaddie

madskaddie Power Member

Então e para a /boot??? metam lá o ext2 nela!

Já agora e se bem me lembro xfs é para quem trabalha aos Gigas...

17. madskaddie

madskaddie Power Member

pois é! Devido a apagõesda bateria do portatil já corrompi dados com reiserfs...dps voltei para ext3 e isso nunca me passou...

Então e para a /boot??? metam lá o ext2 nela!

Já agora e se bem me lembro xfs é para quem trabalha aos Gigas...

18. Prodigy

Prodigy Suspenso

tb tenho confiado mais no ext3, por causa de dados importantes.

19. ApM

ApM Power Member

e ja agora qual acham o melhor em termos da anti-fragmentaçao?
    tenho usado a mula em ntfs (windows claro), mas agora queria passar pra linux e n sei qual o FS que vou escolher. pelo que andei a ler o reiserfs é bom pra este caso, sabem alguma coisa do XFS? parece k ta muito bom este FS...

Obrigado

20. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Nenhum deles fragmenta por aí alem tirando o ext2. A melhor aposta para guardar grandes quantidades de dados (mula e afins) é o ext3, na minha opinião :)

Partilhar esta Página