1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux Free para PME´s?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Blooder.PT, 7 de Novembro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 851)

1. Blooder.PT

Blooder.PT Banido

Boas

Então o que se passa é o seguinte: A empresa onde estou a trabalhar está a pensar trocar dois desktops por dois portateis e para não estarmos a comprar Software novo eu comecei a pensar e achei que era melhor adquirir-se o linux e o openoffice para trabalhar, a minha duvida está se o linux é de borla para uso privado ou tambem para empresas nomeadamente uma PME.

Cump. :)

2. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

Existem distribuições pagas, e existem outros que são gratuitos.
    No caso dos gratuitos, são gratuitos para toda a gente...
    E passo a nomear alguns gratuitos:
    debian
    opensuse
    ubuntu e variantes
    Mint
    CentOS
    entre muitos outros.

E parabens pela decisão!!!

3. Blooder.PT

Blooder.PT Banido

Diz-me outra coisa o openoffice tambem é sempre gratuito correcto?

Cumps

4. nuno_nunes

nuno_nunes Power Member

Sim...

5. petersaints

petersaints Power Member

Aliás vem incluído por defeito em muitas das distribuições grátis ;)

6. flsantos

flsantos Power Member

O problema nestes casos passa mais pelos suportes do que propriamente pelos SO.
    A empresa onde eu presto serviços também recentemente adquiriu 2 portáteis e eu apontei para a utilização de linux, primeiro porque sou utilizador há muito tempo e depois pelos euros que se poupam com as licenças.
    O problema é que o fornecedor de hardware é um nabo que não percebe nada de informática e então estou eu a instalar os SOs e a pôr o sistema a funcionar. (Não sou propriamente um nabo, mas supostamente quando se paga um serviço e se exige alguma coisa ela deve ser entregue ou então diz-se que não se percebe).
    Amanhã já os tenho na minha mão e vejo o que eles fizeram.

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Este é um tema interessante.
    Se a opção pelo Linux é o preço (inexistente) da licença essa pode não ser a melhor opção para uma PME.

É que depois ficam à espera que seja tudo como no Windows, mas à borla; e o Linux não é uma versão gratuita do Windows. No pior dos casos, a partir daqui, as coisas complicam-se e começam a vir ao de cima as frustrações, porque não se consegue fazer aquela tarefa muito específica da forma que se fazia antes.

Sugestão: pensem duas três vezes antes de optarem pelo Linux apenas pelo preço. Isto é o que aconselho aos meus clientes quando se trata de avaliar a migração para sistemas *NIX. Confesso que não ganhei alguns contratos por causa desta conversa, mas sinto-me muito mais descansado :-)

O facto de a aquisição de licenças da maior parte das distribuições Linux não ser paga é um bónus, não é uma 'feature' da liberdade da licença.

Última edição: 7 de Novembro de 2007
  8. nasic

nasic Power Member

Os novos pcs que falas serviram propriamente para quê? Isto é importante pq o linux pode n ser a melhor ideia em alguns pontos, são poucos é vdd mas inda existem...
    Como o slack_guy disse optares pelo linux devido ao facto de ser gratuito não pode ser um unico motivo de mudança...Pensa que instalavas no pc lá de casa o linux e não havia windows pa ng, secalhar ias levar na cabeça do resto da familia pois ao inicio estranhasse.

9. flsantos

flsantos Power Member

...mas depois entranha-se!;)

10. xtr3me

xtr3me Power Member

Blooder.PT, as máquinas onde queres instalar o linux vão ter que função?

Partilhar esta Página