Linux Graphics Survey

esquiso

Power Member
What 10,000+ People Say About Linux Graphics

This past Sunday we started our first-ever Linux Graphics Survey that looked at the usage of X.Org display drivers, hardware, and the display features being sought after by Linux desktop users. In less than four days, we received over 10,000 survey submissions! This survey will be going on until November 21, so if you haven't yet participated you still have plenty of time to do so. But for those of you that have already taken the survey, what are the results so far? Well, below are the percentages from all of the responses collected before 10:00AM PST today. In Late November when the survey has ended, we will present the final results.

Fonte

Como podem ver, o inquerito ainda esta aberto. Podem ve-lo e votar aqui. :)
 
Acho esses número 'esquisitos' :-)
Which type(s) of video adapters do you use on your Linux System?
Integrated - notebook -> 24.16%
Quer dizer que os restantes 75% de fulanos (que usam portáteis) instalam uma placa (PCI | AGP)? Custa-me a acreditar...
 
Acho esses número 'esquisitos' :-)

Quer dizer que os restantes 75% de fulanos (que usam portáteis) instalam uma placa (PCI | AGP)? Custa-me a acreditar...

Posso estar a perceber mal o que queres dizer, mas os restantes 75% não são todos portáteis, visto a perguntar não diferenciar entre utilizadores de portáteis e não-portáteis.
 
Posso estar a perceber mal o que queres dizer, mas os restantes 75% não são todos portáteis, visto a perguntar não diferenciar entre utilizadores de portáteis e não-portáteis.
Pois, mas nesse caso como é que se intrepretam esses resultados? Se admitirmos que ~25% usam a placa integrada do portátil, podemos _inferir_ que existem ~75% de utilizadores que têm portátil e não usam a placa integrada.
O que me parece é que o gráfico junta batatas com ameixas e dá salsichas :-)
Penso que o resultado seria muito mais claro se fizessem dois gráficos: Desktop e Notebook (supondo que não têm dados referentes a servers, onde a utilização da placa integrada seria porventura muito maior).
 
Pois, mas nesse caso como é que se intrepretam esses resultados? Se admitirmos que ~25% usam a placa integrada do portátil, podemos _inferir_ que existem ~75% de utilizadores que têm portátil e não usam a placa integrada.

Só que esses 75% não é só pessoas com portáteis, também lá estão incluidas pessoas com "desktops" (que provavelmente seram a maior parte desses 75%).
A única coisa que podes dizer desses 75% é que são pessoas sem notebooks com placas integradas.
 
Última edição:
Which type(s) of video adapters do you use in your Linux system(s)?
==============

Dedicated - PCI: 5.32%
Dedicated - AGP: 30.53%
Dedicated - PCI-E: 30.46%
Integrated - Desktop: 9.51%
Integrated - Notebook: 24.16%
Se "Integrated - Notebook: 24.16%" então "Integrated - Desktop + Dedicated - PCI-E + Dedicated - AGP" = (100-24.16)%

Qual é a duvida?
 
A única coisa que podes dizer desses 75% é que são pessoas sem notebooks com placas integradas.
Precisamente.
Mas o que seria interessante (do meu ponto de vista, claro) era saber em ambos os sistemas (portátil e desktop) qual a percentagem de utilização das diferentes opções (aliás, _parece-me_ que há opções que nem se aplicam a portáteis - e nesse caso a pergunta perde objectividade -, mas não ponho as mãos no fogo).

Até digo mais: se o resultado não fosse esse (falando apenas do desktop) seria um prova que todo o marketing em torno das placas gráficas 'artilhadas' tinha sido um flop. Isto é, estes dados servem mais para vermos o 'estado da arte' (em termos de marketing) no mercado das placas gráficas.
Os utilizadores compram o que existe à venda: e o que existe à venda, e em força (no mercado português) são placas AGP com chipset ATI ou NVIDIA, as restantes estão no fundo da última prateleira.
 
slack, para meterem a percentagem de utilizadores com portateis com graficas "dedicadas" tinham de aumentar o número de casas decimais :P
Este artigo é uma survey'zita baseada numa pool e isso fala por si só...
Não sei o porquê de criar tanto furor à volta disto.
 
Back
Topo