Linux Kernel v3

O principal motivo para a actualização da numeração, foi bastante bem explicado pelo Linus: as versões anteriores continham já demasiados dígitos e, além disso, o Linus começa a sentir dificuldades em contar desde o nº 1, para além do nº 40.

No fundo, esta dificuldade é aceitável e sentida especialmente no dia de aniversário daqueles que já ultapassaram os 40 anos de idade. :)
 
Working on an update kernel for Fedora 15, rebasing from 2.6.38 to 3.0.
As we know a bunch of userspace packages need updating to deal with the 2.6 -> 3.x transition, we made a decision to ship 3.0, but call it 2.6.40 rather than ship a ton of updates, and risk breaking other code that we don't ship

It's mostly the unknown stuff that concerns me. The more obvious stuff shows up as "your machine doesn't boot any more", which kinda sticks out. The subtle bugs are the ones that just cause slight behavioural changes, but kinda still work. That's the case I'm not interested in spending time chasing in an update. We'll fix those bugs for real with less effort when f16 gets newer versions of upstream packages.

I want to get back to a state where updates for older releases are less painful, so we can devote more time to the interesting work like making the next release not suck.

https://plus.google.com/10632708346...aVRtM#106327083461132854143/posts/SbnL3KaVRtM

Depois do que vi acontecer no Rawhide, não me admira que para o Fedora 15, que já saiu, vão chamar ao kernel 2.6.40 e não 3.0.

Não devia acontecer isto, derivado ao valor de uma string, mas acontece e muitos developers provavelmente não são estúpidos para, de propósito, limitarem a verificação de uma string a 2.6.X. O mais provável é que tenham sido workarounds que com o tempo, se tornaram em patchs.

Seja como for, com o tempo, este tipo de problemas resolve-se.
 
Os updates de ontem trouxeram o kernel 3.0, nova versão xorg e novas drives nvidia. Resultado: Tudo a funcionar com excepção da placa wireless. Bastou no entanto recompilar a última versão do broadcom-wl e está tudo igual ao que estava antes. Zero problemas.
Distro: Arch
 
Os updates de ontem trouxeram o kernel 3.0, nova versão xorg e novas drives nvidia. Resultado: Tudo a funcionar com excepção da placa wireless. Bastou no entanto recompilar a última versão do broadcom-wl e está tudo igual ao que estava antes. Zero problemas.
Distro: Arch

Tive o mesmo problema com o wireless. Tenho a seguinte placa:
Código:
[skorzen@g62 ~]$ lspci | grep Network
03:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4313 802.11b/g LP-PHY (rev 01)

O problema comigo foi que tive de colocar o módulo 'bcma' na blacklist senão entrava em conflito com o lib80211/wl. Mas ainda perdi um tempinho de volta disto (newbie). :-)

Ah, e fiquei a descobrir, que não tinha reparado, mas 2.6.40 = 3.0.
 
Virtualizador Opensuse 11.3 XEN com 3.0.0 e só tenho a dizer bem .... q loucura de velocidade... noto grandes melhorias na interação do xen com o sistema operativo base especialmente com o IO que mais que duplicou a velocidade... mto mto mto bem!
 
Virtualizador Opensuse 11.3 XEN com 3.0.0 e só tenho a dizer bem .... q loucura de velocidade... noto grandes melhorias na interação do xen com o sistema operativo base especialmente com o IO que mais que duplicou a velocidade... mto mto mto bem!

O essencial do XEN está no kernel 3.0, mas há features que ainda não foram colocadas no kernel.

Eu acho que foi um enorme erro não terem tentado mais cedo colocar o XEN no kernel mainline. Além disso fico com a sensação que nunca vão colocar as features todas no kernel mainline, devido aos produtos comerciais que existem com XEN.

Eu neste momento gosto mais de KVM do que XEN.
 
O essencial do XEN está no kernel 3.0, mas há features que ainda não foram colocadas no kernel.

Eu acho que foi um enorme erro não terem tentado mais cedo colocar o XEN no kernel mainline. Além disso fico com a sensação que nunca vão colocar as features todas no kernel mainline, devido aos produtos comerciais que existem com XEN.

Eu neste momento gosto mais de KVM do que XEN.

Sempre fui um apaixonado pelo xen... e trabalho no dia a dia com vmware* kvm* vz* e olha... em termos de performance... o xen agora dá mesmo uma sova a tudo!! Isto tanto em hw lowend como em HP's DL900G7....
Mesmo assim e por faltar o motor que a vmware é o xen nunca deixará de ser muito mais que um virtualizador com menos base de aceitação mesmo com a força da citrix.
 
Sempre fui um apaixonado pelo xen... e trabalho no dia a dia com vmware* kvm* vz* e olha... em termos de performance... o xen agora dá mesmo uma sova a tudo!! Isto tanto em hw lowend como em HP's DL900G7...

Acho bastante complicado o XEN bater OpenVZ em performance. Como performance não estou a colocar apenas o processador, mas tudo. É que OpenVZ não é virtualização.
Eu não tenho acesso à Beta do Vmware ESX 5, mas os números de performance anunciados são impressionantes. Nas VMs, 1 milhão de IOPS a aceder a storage. 40 Gbits a nível de rede. Estamos a falar de performance de máquinas virtuais. O que não sei é se estes números na prática são mesmo assim.

Mesmo assim e por faltar o motor que a vmware é o xen nunca deixará de ser muito mais que um virtualizador com menos base de aceitação mesmo com a força da citrix.

A questão é que o ESX passou a ser apenas um pequeno componente de um ecossistema bastante grande. O interessante começa a partir do Vcenter e do que pode correr por cima do Vcenter.
É complicado bater a Vmware nesse aspecto.......para quem tem dinheiro.
 
Linux 3.1 Kernel Draws More Power With Another Regression

If you were hoping that the Linux 3.1 kernel would fix the big power regression problem that's caused by PCI Express Active State Power Management (ASPM) being disabled on more systems since the release of the Linux 2.6.38 kernel, you're not in luck. There has not been any active work in this area. Making things worse though for mobile Linux users interested in a long lasting battery is another new regression in the Linux 3.1 kernel. Affected systems can easily see a 30% increase in power consumption simply when comparing the Linux 3.0 kernel to the current code being assembled for Linux 3.1. For an Intel Sandy Bridge notebook, the power consumption is up by 76% just over the course of this year from Linux kernel regressions.

Resto do artigo...

Continua complicado a situação do consumo...
 
Continua complicado a situação do consumo...

Já se percebeu que manter uma black list é demasiado complicado e é susceptível a erros.

Acho que a melhor forma de resolver o problema é olhando para o Windows. Se há bios que reportam o PCi-Express power management de forma não standard e funciona no Windows, acho que era de verificar no Windows, o que ele encontra na Bios, para ter essa feature a funcionar.

Não é que já não se tenha feito isso mesmo com situações mais complicadas. Exemplo: Samba. Implementar smb sem olhar para o código da Microsoft.

A segunda parte é que ainda não vi um post ou um bug report que diga que com Pci-Express power management ligado, o sistema crasha.

Mas vamos imaginar que isso acontece em 1% dos utilizadores. Eu sou completamente a favor da estabilidade, mas é sempre discutível se é melhor obrigar 99% dos casos a ter que colocar uma flag no kernel, para forçar o Pci-Express power management do que 1% que tem que colocar uma flag, para desactivar esta feature, para o sistema não crashar.
 
Reparei no inicio do Tópico que diziam que o kernel estava cada vez maior e que cada vez tinha mais lixo, e até concordo, porque não faz muito sentido ter suporte para as placas ISA como foi dito, e quem diz isso diz outras coisas, há uma coisa que pode ser feita para reduzir esse lixo todo, que é configurar o kernel e compila-lo, eu tive de fazer isso no meu portatil para ter wifi, e demorei mais de 6 horas a compila-lo, e houve uma tentativa esse kernel nem chegou a iniciar, mas é uma solução para quem quer quer ter um sistema leve, alias uma das características do linux é a fácil personalização.
Voltando ao tópico,por acaso pensei que fizessem grandes mudanças e que tivessem cortado ás coisas mais antigas do kernel, porque no fundo se houver 1% de utilizadores de linux que usem placas ISA nem sequer devem pensar em fazer update ao kernel.
 
Para quem quiser experimentar em ubuntu:


Sacar aqui 3 ficheiros:

Linux headers
Linux headers generic
Linux image

Em seguida executar na consola onde se fez o download:


$ sudo dpkg -i linux-headers-3.1.0-030100_3.1.0-030100.201110241006_all.deb
$ sudo dpkg -i linux-headers-3.1.0-030100-generic_3.1.0-030100.201110241006_i386.deb
$ sudo dpkg -i linux-image-3.1.0-030100-generic_3.1.0-030100.201110241006_i386.deb


Reboot e siga! :P


Cump
 
Última edição:
Linux 3.6 kernel released with 'hybrid sleep' capability, experimental file system

The last couple of Linux kernel updates have been a bit of a circus, with Android merging in the 3.3 ring and graphics integration on a (noisy) 3.4 center stage. Version 3.6 of the open source kernel has less flashy, more serene features this time, with hybrid standby, a new file system and other esoteric networking and architectural features befalling the penguin. That sleep mode, which caches the RAM contents to a disk to prevent data loss, has been available for a while now on Windows and Mac machines and will be especially handy on Linux laptops. The so-called Btrfs file system has also been added (albeit in a developmental mode) along with Google's experimental TCP Fast Open extension, additional network drivers, more virtualisation options and additional processor support. Sleepwalk to the source for the complete changelog.
engadget
 
Não vejo qual o problema, serve perfeitamente se se quiser ler in a glimpse o que há de novo, em vez de ler a informação mais extensa e massiva como está nos links que colocaste (e o engadget linka como source a mailling list do kernel). Mas, de qualquer forma, quando mais informação e fontes melhor, por isso venham mais links :)
 
Não vejo qual o problema, serve perfeitamente se se quiser ler in a glimpse o que há de novo, em vez de ler a informação mais extensa e massiva como está nos links que colocaste (e o engadget linka como source a mailling list do kernel). Mas, de qualquer forma, quando mais informação e fontes melhor, por isso venham mais links :)

O problema é que os artigos deles quando toca este tipo de assuntos não são muito específicos e induzem um bocado em erro. Como na parte "The so-called Btrfs file system has also been added (albeit in a developmental mode)", isto é uma coisa que já anda há bastante tempo no kernel e todas a versões se introduzem patches ou na parte "Version 3.6 of the open source kernel has less flashy, more serene features this time", a 3.6 é bastante equivalente as outras versões do kernel.

A Engadget é um bom site, mas eles deviam limitar-se ao que realmente saibem.
 
Back
Topo