1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux Kurumin 7

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Serrot, 1 de Janeiro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 2572)

1. Serrot

Serrot Power Member

A minha experiência com o Kurumin Linux e algumas dúvidas

boas,

Há cerca de duas semanas atrás, após ter tido um problema de arranque do windows,
    resolvi experimentar o Linux numa máquina antiga.
    Após algumas pesquisas na net sobre boas versões para máquinas antigas (o PC em
    questão é um PII 350 Mhx, 192 Mb Ram) optei pelo Kurumin Linux.
    Fiquei espantado com a facilidade de utilização desta versão do Linux. Para além do q
    já vem instalado, tem ainda os chamados icones mágicos q facilmente permitem instalar
    novos programas. Instalar o Samba e por pastas partilhadas na minha rede (q era um
    dos pontos mais importantes para mim) foi apenas questão de carregar em alguns
    botões, tudo muito fácil, nada de scripts. Até a impressora, uma HP de rede, foi
    facílimo. muito mais rápido q no Windows onde correr e instalar o CD demorou horas.

Vamos então a algumas dúvidas (já comecei a ler os posts sticky e os links q estão
    neste forum mas fiquei ainda com estas dúvidas):

- Ao tentar instalar o Deluge, seguindo as instruções em
    http://packages.debian.org/sid/i386/deluge-torrent/download

acrescentei a linha: deb http://ftp.de.debian.org/debian sid main
    ao ficheiro /etc/apt/sources.list .
    Só alguns dias depois e depois de algumas pesquisas é q fiquei a saber q sid
    significa instável.
    Como é q posso saber q packages é q foram afectados e o q é q tenho q fazer para
    desinstalar tudo o q tenha sido instalado a partir do debian sid ??
    Para já comecei por tirar a linha do /etc/apt/sources.list, no entanto agora qd faço
    o apt-get update estou a obter o seguinte erro ( q se calhar até é capaz de não ter
    nada a ver com ter tirado a linha do sid):
    - Costuma-se ler q o Linux é mais seguro q o Windows. Isto é assim porque em geral
    se intalam novos programas através do apt-get install, ou caso se façam downloads a
    partir de web sites e se instale "a la windows style" correm-se tb os mesmos riscos
    ???

- Porque é q há vários programas, q era suposto correrem e a meio do processo acabam
    por não correr ? Por exemplo o Opera, q até vem nos icones mágicos do Kurumin,
    instalei-o, mas qd tento correr,acaba por não iniciar.
    Outro exemplo, foi o Hardinfo (espécie de equivalente ao Everest). Fiz o download a
    partir de http://prdownload.berlios.de/hardinfo/hardinfo-0.4.2.2-x86.package e
    seguindo as instruções para instalar packages http://autopackage.org/docs/howto-
    install/
    , instalou, o programa aparece no menu, mas quando carrego para iniciar,
    aparece na barra das tarefas a ampulheta de que está a iniciar, mas acaba por
    interromper a meio ....

Peço desde já desculpa pelo testamento e pelas dúvidas, mas apesar de já andar a ler
    e a pesquisar várias coisas sobre o Linux as duvidas ainda são muitas .
    Agradeço a ajuda q me possam dar.

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Olá e bem vindo.

Sid = instável sim, ou seja, software pouco testado. Para saberes o que foi afectado é algo complicado.
    Relativamente a esse erro, não é devido á alteração mas sim ao seguinte: Alguns desses endereços têm 1 certificado (para garantir autenticidade) e quando não o tens instalado dá esse erro. Para resolver faz o seguinte, numa consola, com permissão root
    Código:
    gpg --keyserver wwwkeys.eu.pgp.net --recv-keys 4C52AC3W
    gpg --armor --export 4F368D5D | apt-key add -
    apt-get update
    Linux é mais seguro por várias razões, entre as indicadas na sticky de apresentação. Instalando software de fonte confiável é uma delas.

Relativamente aos programas nao correram é porque dão erro, a melhor forma é correres atraves de uma consola/terminal, para receberes qual o erro em questão.

3. Serrot

Serrot Power Member

Obrigado AndreAPL.

Tive q corrigir ligeiramente (pq não conseguiu encontrar o 4C52AC3W) , mas acabou por funcionar:
    gpg --keyserver wwwkeys.eu.pgp.net --recv-keys 394D199524C52AC3
    gpg --armor --export 394D199524C52AC3 | apt-key add -
    apt-get update

No Opera dá o erro:
    Falha de segmentação

No hardinfo dá o erro:
    hardinfo: error while loading shared libraries libsoup-2.2.so.8: cannot open shared object file: No such file or directory

Tentei apt-get install libsoup-2.2.so.8
    E: Impossível achar pacote libsoup-2.2.so.8

Depois de uma pesquisa no http://packages.debian.org/ resolvi tentar:
    apt-get install libsoup-2.2-8

e lá consegui arrancar o Hardinfo
    no entanto agora aborta na 2ª escolha q eu faço, tipo o programa arranca, carrego em
    Summary e ele dá informação, a seguir carrego em Operating System e ele vai abaixo
    (não é com estas 2 opções em particular, vai abaixo à 2ª seja ela qual for)

4. Tyran

Tyran Power Member

E qual é o output que dá na consola?

cumpzz

5. Serrot

Serrot Power Member

Aqui fica então o output da consola (para o caso do hardinfo):

6. xavi87

xavi87 What is folding?

Boas ppl. saquei ontem esta versao do linux. hoje exprimentei, e gostei bastante do aspecto. mais do que o antigo que tinha Ubuntu 7.04. mas tenho uma duvida.

No cd do ubuntu, quando arrancavamos com ele, depois do sistema estar a funcionar, no ambiente de trabalho aparecia um atalho "install" que permitia instalar o ubuntu no disco rigido. nesta versao do Kurumin 7, nao encontrei isso. sera que apenas funciona como live cd, ou ha maneira do instalar?

cumps

7. Tyran

Tyran Power Member

Tens isso por aí, eu já instalei esse em vmware e sei que tens, acho que é no menu, procura bem, tem um foguetão no ícone se não me engano...

cumpzz

8. Serrot

Serrot Power Member

Claro q há maneira de instalar :)
    o Kurumin é precisamente o q tenho instalado (há uns 2 meses e picos) no meu "servidor caseiro" e tem funcionado mto bem. :001:

Para instalares no HD :
    É ires ao menu > Configuração do Sistema > Instalar Kurumin no HD

9. vais ao painel de controle e diz lá para instalação no disco

10. xavi87

xavi87 What is folding?

Ok pessoal. obrigadao.. amanha vou testar depois digo se consegui

cumps =)

11. Stlkr

Stlkr Power Member

kurumin-ajuda a iniciante

boas tenho aqui uma versao de linux para experimentar pois admito desde já não perceber nada de linux e querer começar a entrar no mundo do linux mas agora queria começar a usar este cd live para me habituar e mais tarde arranjar espaço em disco e por aqui um bom linux para aprender a usar este SO...o que acontece é que o cd que uso foi-me arranjado hoje mesmo...ele funcionou lá em 2 pc's e depois cheguei a casa pus na drive aquilo começou a carregar e tudo mais até que o monitor se desliga e não vejo nada no monitor pouco tempo depois de o ter introduzido...no monitor aparece a dizer fora de escala e dps 15.0 KHZ/18Hz e nao mostra mais nada ( LG Flatron L1718S) ...pus novamente e não consigo por a dar...alguma ajuda? eu nao percebo nada de linux assério e queria começar a aprender...ajudem um noob :005:

Última edição: 4 de Abril de 2008
  12. neonl

neonl Banido

Quando introduzes o CD e ele começa a fazer o boot deve te dar um ecrã onde tu podes fazer somente Enter e assim ele faz o arranque normal. Aí, tens que ver se não tens uma opção tipo
    Código:
    boot vga=800x600
    não sei se a sintaxe do comando de arranque está certa mas presumo que seja algo assim. Isto para corrigir os problemas de oversync. De qualquer maneira se não funcionar sugiro-te que tentes outro LiveCD de outra distro, porque isso pode ser um problema crónico com a tua máquina (eu pelo menos há uns meses atrás, antes de entrar no mundo do GNU/Linux tentava usar um Kurumin based e não dava nada de jeito).

13. Stlkr

Stlkr Power Member

hm ok vou arranjar outro live cd para testar...obrigado pela resposta;)

p.s: o que referiste da resolução aparece
    1024*768 depois a frente aparece a 800*600 e a 640*480 e depois quando supostamente deveria aparecer a tela azul a carregar o kurumin não dá aparece o que referi no monitor...cumps

Última edição: 5 de Abril de 2008
  14. Serrot

Serrot Power Member

Com que resolução é que costuma funcionar o teu monitor.
    Se for 1024x768 (é apenas um exemplo) , quando te aparece uma linha de comandos para
    introduzires opções escreve:
    kurumin screen=1024x768

Dá aqui uma vista de olhos: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

Outras opções que tb poderás querer configurar:

Última edição: 5 de Abril de 2008
  15. Stlkr

Stlkr Power Member

bem eu tentei e tentei mas nada acontece-me sempre o mesmo acho que vou mesmo gravar outra distro e experimentar...

obrigado pela ajuda;)

Partilhar esta Página