Linux - Livros

JPgod

Moderador
Staff
Boas :P

Pretendo iniciar com o Linux (embora já dei uns toques em knoppix e fedora core 3, mas foi mesmo uns toques ligueiros) e gostaria de arranjar um livro sobre ele que tivesse as seguintes caracteristicas:

* Ser fácil de ser lido/percebido, que tenha coisa para iniciantes/intermedários pelo menos...
* Não quero calhamaços de 5000 páginas! Éra mesmo uma coisa "simples" para ter à mão para poder ajudar-me.
* Ser em Tuga (Pq eu de inglês são sou lá muito bem e mistura Linux pelo meio... ai é dose dupla para leão :sad: )
* Que não custe balurdeos >( (também se não for calhamaços enormes, não deverá ser caro, penso eu

Sei que existe o nosso tão amigo Google.pt onde existe com certeza MILHENTAS páginas mesmo em tuga, mas um livro está sempre a "mão" e em casos que não possa usar a NET... então eu que uso moden USB, provavelmente não poderei vir ca na Techzone postar em modo linux :sad:

Vi um livro na papelaria da faculdade, que respeita 2 pontos, é em tuga (menos a parte mais avançada onde tem coisas em EN), tem vários niveis, desde os iniciantes aos avançados e é pequeno, mas não apontei o nome para por aqui e darem feedback...

tks
 
Não te recomendo livros, pois, ou são muito técnicos ou são altas palhaçadas.
Usa a net, é mm o melhor que há.
Se quiseres um bom, muito grande mas óptimo ... Linux Unleashed
 
@destr0yer,
O único que li, ou uso, foi um respeitante à distro que uso. Podes encontrá-lo aqui: http://www.slackware.com/book/ ou no 3º ou 4º disco do slack. Tirando ser em inglês e ser mais virado para o slack, cumpre todos os restantes requesitos que enumeraste. Ainda que mais virado para slack, contem alguma info útil para a utilização e compreenção de linux no geral.
Sendo assim, se optares por usar a distro slackware, recomendo-te vivamente que leias esse livro ou que pelo menos o mantenhas para futura referência.
De forma geral, lêr os READMEs e faqs que vêm com um determinado producto, ajudam a utilizá-lo e compreendê-lo melhor, mas reconheço que por vezes é chato.
Se existirem livros de linux em geral e em português, tambem gostaria de saber quais :)
 
E para Administração de Sistemas

E um que se debruce em configurações de Bases de Dados, partilhas de rede, permissões, processos a correr, automatizações de arranque, etc ... ?
 
Última edição:
BraBo disse:
E um que se debruce em configurações de Bases de Dados, partilhas de rede, permissões, processos a correr, automatizações de arranque, etc ... ?

unix system administrartion handbook do Evi Nemeth e o Linux system Administration da editora Sybex
 
redhat explica lá o "$> man <comando>" lol

penso que o mais lixado em linux é perceber como funciona aquela coisa chamada CONSOLA...
 
tens dúvidas em relação ao comando ifconfig escreves na consola
"man ifconfig"

tens dúvidas em relação ao comando halt escreves na consola
"man halt"

tens dúvidas em relação ao comando man escreves na consola
"man man"

got the point?
 
epah :) virei a mac :P
sim eh isso o $> eh o prompt e o man <comando> eh para ele te mostrar as man pages daquilo que queres!
Funciona 5* se quiseres programar em C! tem tudo explicadinho, embora as vezes nao seja de facil interpretaçao!
 
destr0yer o "Linux Curso Completo" e' porreiro... Pelo menos as edições antigas eram bem porreiras... Não são demasiado técnicos mas também não são dakeles k pouco ensinam... E' um bom livro e recomendo a muita gente k se vai iniciar em Linux porque ficam com bastantes conhecimentos... (Ainda e' grandito mas também não tens de o ler todo duma vez claro :P)
 
Epá livros de linux é um desperdício.
Um gajo vai mexendo, sem ser com a conta de root para se fizer maravilha n se lixar o sistema.
Quando for preciso alguma coisa, google.
É mm assim que se aprende. Eu tenho n livros sobre linux, que vou comprando pq arranjo-os mto baratos e acabam por ser raros os que abro (no entanto acho que ficam bem na estante :D), pq quando tenho um problema, vou sempre primeiro ao google (até pq tou mais tempo fora de casa do que nela)
 
O google só ira servir caso tenha NET no linux e/ou outro PC ao lado :\

Mas como irei ter um portátil e router ADSL, logo mata-se 2 coelhos com o mesmo tiro :D
 
boas.

por falar em "livros" aconselho o "linux - curso completo" de fernando pereira (editora: fca). tenho a edicao de maio de 2000 e deu-me um grande jeitinho na intro a console e outros. :) é pena ser tao caro mas axo k vale bem a pena. ;)


[[]]

ps: deem uma vista de olhos no livro na livraria bertrand.
 
Back
Topo