Linux mais leve - qual?

SiR_vIRciado

What is folding?
Boas pessoal,queria instalar o Linux num portátil, e andei a ver várias distribuições(acho que é assim que se diz),como o ubuntu,suse,red hat..etc
Qual é a distro de linux mais leve?

Cumprimentos
 
Bem, red hat é mais virado para empresas/servidores

Depois, qualquer disto é customizavel, por isso será uma questão de escolhers a distro que gostas mais e depois adaptar ao teu gosto, até alterando os gestores de desktop para outro mais leves. podes alterar quase tudo no sistema.

Ubuntu, Fedora, Opensuse são as que costumam tem umas comunidades maiores.
 
Olá,

Xubuntu era antigamente uma distro fácil de usar de raiz e leve...

Mas dependendo da quantidade de ram que tenhas tomava as seguintes decisões:
<64MB - Dam small linux
<128 - Lubuntu (axo que é assim)
<256 - Xubuntu
256< x <4GB - Ubuntu, Kubuntu, Fedora, CentOS, Suse, Debian...

Se fores expert ou quiseres aprender sobre *NIX, redes e computação->Gentoo, Debian from scratch, Linux from scratch..
 
É tão leve tão leve que mal o consigo correr num P4 e 256, claro 3 minutos para iniciar o ambiente de trabalho e fazer o login e demoraaaaaado significa que é leve ...
 
quando se fala num SO operativo leve, fala-se em algo capaz de conseguir correr em pcs mais antigos... é isso que entendo de SO leve...

ora, se não é capaz de correr numa maquina antiga achas que é leve? p4 não é tão desactualizado quanto isso...

E o que não falta por aí são P4s e P3s com Ubuntu.

De qualquer das formas, se quiserem algo level qualquer coisa com um WM leve funciona. Assim de repente lembro-me do Crunchbang como um sistema rápido e extremamente funcional.
 
Então é melhor tocares de pc ou veres se não te deram um pentium quatrozinho...

Instalei diversos Ubuntu em p3 com 256 e era sempre uma maravilha...

com 192 já custava a arrancar...
 
LynX-, queres então dizer que as versões mais recentes do Vindows são mais leves que Ubuntu 8.04 ou mesmo 9.04???

Eu tive até à pouco tempo o Ubuntu 9.04 e o XP SP3 com o PC do My System mas apenas com 1Gb de RAM e o XP SP3 demorava no mínimo o triplo do tempo até ter os ícones todos do Ambiente de trabalho carregados. Neste momento tenho o Ubuntu 9.04 e o Vindows 7 64bit com 4Gb de memória e nem mesmo o 7 chega aos calcanhares do Ubuntu 9.04 em termos de rapidez...

E ainda por cima no Vindows 7 apenas tenho drivers da gráfica instalados, anti-vírus, Nero 9, DirectX9 e um ou dois jogos. Aliás, foi apenas para os jogos que instalei o Vindows, enquanto que no Ubuntu tenho aquilo carregado com programas para tudo e mais alguma coisa. No Vindows nem Offices, nem codecs, nem "ripadores" de filmes nem nada.
 
Experimentei ubuntu 8.04 num PC superior aquele que tenho no my system e estava lento, desisti, voltei a experimentar no mesmo computador mas desta vez 9.04 lento problemas a instalar erros atrás de erros desisti, experimentei no do my system tudo OK, desisti porque achei Mint mais engraçado e é neste momento o que uso, excepcionalmente porque estou a aproveitar o windows 7 enquanto é gratis que é bem mais leve em comparação com o ubuntu 8.04 e 9.04 no computador que não o do my system, depois o portátil velho quando experimentei foi com live CD e a instalar dava-me erros, não é que não goste de ubuntu mas só o uso como OS principal quando for mais experiente e rode perfeitamente no PC ... Enquanto não acontece é Mint e gOS :)

Ah neste momento tenho também Mint instalado no ptt velho mas roda tal e qual como ubuntu LENTOOOOOOOOO :D
 
Experimentei ubuntu 8.04 num PC superior aquele que tenho no my system e estava lento, desisti, voltei a experimentar no mesmo computador mas desta vez 9.04 lento problemas a instalar erros atrás de erros desisti, experimentei no do my system tudo OK, desisti porque achei Mint mais engraçado e é neste momento o que uso, excepcionalmente porque estou a aproveitar o windows 7 enquanto é gratis que é bem mais leve em comparação com o ubuntu 8.04 e 9.04 no computador que não o do my system, depois o portátil velho quando experimentei foi com live CD e a instalar dava-me erros, não é que não goste de ubuntu mas só o uso como OS principal quando for mais experiente e rode perfeitamente no PC ... Enquanto não acontece é Mint e gOS :)

Ah neste momento tenho também Mint instalado no ptt velho mas roda tal e qual como ubuntu LENTOOOOOOOOO :D

Hum.. um pouco esquesito o ubuntu lento..

eu tenho no meu portatil o ubuntu 9.04 com ficheiros ext4 num disco de 5400rpm e isto leva 15s a iniciar.. e o funcionamento é bastante rapido.

ps: 64bits
 
É tão leve tão leve que mal o consigo correr num P4 e 256, claro 3 minutos para iniciar o ambiente de trabalho e fazer o login e demoraaaaaado significa que é leve ...
Intel celeron 1.3ghz OC (1.1Ghz sem oc) 128+256mb de ram (sdram) mais uma gráfica de 8mb
Tive o ubuntu instalado, e não era lento.
Antes tinha o xp instalado e a ver alguns filmes em .avi, notava atrasos no som, no ubuntu não acontecia.
Podia tar a ver um filme e navegar na net enquanto fazia algum trabalho em oppenoffice que o pc continuava rápido e estável.
 
Back
Topo