Linux mais leve - qual?

Bem,passados muitos testings de distros no "my system" a opção mais rápida foi o Turbopup Extreme!Fiquei mesmo abismado com a rapidez desta variante do Puppy Linux!
O que me fez passar para o "normal" puppy linux 4.3.1 (o turbopup é baseado no 4.2) foi um "bug" no xorg em que não consegui meter o parametro "buttons" "7" para o meu rato..
Porque de resto era mesmo super rápido!cheguei a testar em pen (usb1.1),num p3 533 com 64mb ram e a rapidez do mesmo era estupefacta!
Bom bom é já haver pacotes para as drivers de gráficas mais manhosas (s3's,3dfx,ati mach64,matroxetc) funcionarem com o xorg...mas neste turbopup até o vesa é rapido!!
Links:
Turbopup Extreme
Puppy Arcade V5 versão modificada do turbopup com vários emuladores já instalados.neste tópico tem links dos pacotes para drivers.
Auf Auf!!!
GOtta love puppy =)
 
O meu Pentium 233 MMX já não suporta o kernel mais recente dos repositórios de Ubuntu.

O puppy linux também falha a instalar, vou ter de voltar para o windows 2000 :(
 
P4 2 ghz com 256 de ram?
O Xfce não é um GUI assim tao leve como isso. E se usares como browser o firefox com extensions o consumo de ram entao aumenta bastante.
Poe mais alguma ram para o Xfce e tenta usar um browser leve.


Não sei se era para mim essa resposta .. mas o processador é p4 a 2.800 ghz não sei a equivalencia ..
Quanto á memoria de origem é 256 mas levou um pente de 512 ou seja actualmente está com 700 mb , quanto ao firefox sendo pesado , que browser + leve me recomendam ..?
 
O meu Pentium 233 MMX já não suporta o kernel mais recente dos repositórios de Ubuntu.

O puppy linux também falha a instalar, vou ter de voltar para o windows 2000 :(

Porque não instalas um kernel 2.4 ?
Penso que Slackware tem uns kernels mais antigos pois nos seus requisitos tem:

  • 486 processor
  • 64MB RAM (1GB+ suggested)
  • About 5GB+ of hard disk space for a full install
  • CD or DVD drive (if not bootable, then a bootable USB flash stick or PXE server/network card)
É uma questão de testares. Se funcionar podes usar um GUI leve tipo fluxbox ou outro.
 
Última edição:
O meu Pentium 233 MMX já não suporta o kernel mais recente dos repositórios de Ubuntu.

O puppy linux também falha a instalar, vou ter de voltar para o windows 2000 :(

que puppy estas a tentar?existe as versões do puppy mais recentes com diferentes kernerls...
Mas experimenta por exemplo um pupplet que é o teen puppy legacy 2009...
 
Boas..
Pois é ainda ando haver qual a distribuicão do linux e esperimentei o linux macpup, referido atras no virtualbox mas não consigo instalar parece que roda tipo livecd :(, e o mosilla firefox tanbem não roda...
Alguem tem está versao?
 
Para computadores com poucos recursos aconselho slackware, com fluxbox, openbox ou windowmaker. Depois quanto ao browser podem tentar Arora e Chrome.

Atenção que o Slackware corre ate em maquinas 486.

Slackware hardware specs:

  • 486 processor
  • 64MB RAM (1GB+ suggested)
  • About 5GB+ of hard disk space for a full install
  • CD or DVD drive (if not bootable, then a bootable USB flash stick or PXE server/network card)
 
Usei Slack com Fluxbox durante muitos anos no Celeron 667 com 128/192Mb de RAM... Depois meti Gentoo naquilo e era lindo, assim que acabava um emerge -u world tinha um novo para fazer... Usava na altura ~x86...
 
Pois...
Mas o macpup é o puppy de cara lavada e bêm mais bonito e continua a ser leve, quem postou esse districo me diga como o instalar e onde fez o download.

pentium(R)4 CPU 2.00GHz
2.02 GHz,256MB de Ram
Eu acho que com o macpup isto até ficava a andar bêm comparando com o windowns XP.:001:
 
Pois...
Mas o macpup é o puppy de cara lavada e bêm mais bonito e continua a ser leve, quem postou esse districo me diga como o instalar e onde fez o download.

pentium(R)4 CPU 2.00GHz
2.02 GHz,256MB de Ram
Eu acho que com o macpup isto até ficava a andar bêm comparando com o windowns XP.:001:

2 segundos de google amigo: http://macpup.org/
como instalar?sacas o iso,gravas para um cd e corres..ou então para uma pen com o unetbootin :)
 
Eu uso Ubuntu + Browser Chrome num Notebook e estou bastante satisfeito. Gostava de experimentar Slackware pois ja usei a uns anos atrás e nessa altura não o trocava por nada...

Como está o slack actualmente? Tem a mesma facilidade de instalação que tem o ubuntu que já trás praticamente tudo instalado/configurado e detecta praticamente todo o hardware?
 
Eu uso Ubuntu + Browser Chrome num Notebook e estou bastante satisfeito. Gostava de experimentar Slackware pois ja usei a uns anos atrás e nessa altura não o trocava por nada...

Como está o slack actualmente? Tem a mesma facilidade de instalação que tem o ubuntu que já trás praticamente tudo instalado/configurado e detecta praticamente todo o hardware?

Slackware continua sem ter um package manager que lide com dependencias, por isso tens que lidar com elas manualmente. Mas é extremamente estavel. Eu uso e nao troco por nada.
Quanto a instalação e configuração, claro que é mais complexa que a do ubuntu mas não é nada do outro mundo.
 
Slackware continua sem ter um package manager que lide com dependencias, por isso tens que lidar com elas manualmente. Mas é extremamente estavel. Eu uso e nao troco por nada.
Quanto a instalação e configuração, claro que é mais complexa que a do ubuntu mas não é nada do outro mundo.

Na altura que usava dava-me bastantes dores de cabeça.. quando faltava a tal "lib." ou a "dep." se nao estou em erro... :-D Mas realmente foi o que mais gostei de usar e não migrei definitivamente para linux porque não conseguia instalar a impressora nem o modem...

Sendo assim vou aguentar o Ubuntu até "pescar" mais alguma coisita disto antes de migrar para Slack!

Cumprimentos,
Nuno Silva
 
Na altura que usava dava-me bastantes dores de cabeça.. quando faltava a tal "lib." ou a "dep." se nao estou em erro... :-D Mas realmente foi o que mais gostei de usar e não migrei definitivamente para linux porque não conseguia instalar a impressora nem o modem...

Sendo assim vou aguentar o Ubuntu até "pescar" mais alguma coisita disto antes de migrar para Slack!

Cumprimentos,
Nuno Silva

Hoje em dia ja não tens o problema do modem, porque é tudo atraves de placas de rede PCI com saida RJ45.
Quanto a impressora ha varios drivers. Eu tenho uma HP 1600 e uso http://foo2hp.rkkda.com/
 
Viva Pessoal;

Aproveitando este tópico, para a seguinte máquina qual o distro que aconselham para correr bem, ou seja melhor que o windows xp?

Pentium II 333Mhz
15Gb Disco
384 Mb Memória ( 100Mhz) SDRAM

Obrigado
 
Back
Topo