1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux Media Center

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Zehntor, 14 de Setembro de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 10564)

1. Olá.

Tenho um velhinho Pentium III parado há alguns anos e gostaria de o transformar num media center. Vou comprar uma caixa digna de figurar ao lado da aparelhagem de som e do DVD. O que eu pretendo é um pc capaz de:
    - Reproduzir mp3
    - Reproduzir divx e xvid
    - Ligar por LAN aos outros pc e Mac que tenho
    - Aranque rápido
    - Uso simplificado

Os dados do pc são: PIII 450MHz, 384MB RAM, 30GB HDD

O que eu gostaria de saber é:
    - Que distribuição de Linux aconselham?
    - Que software aconselham? Encontrei muita info na net relacionada com media centers em Linux, mas todos são orientados para TV, HDTV e gravação video, o que não é o que quero.
    - Dicas para reduzir o Linux ao mínimo necessário, desinstalar tudo o que não é preciso.
    - Links para artigos, tutoriais, etc.

Obrigado

2. TidusABE

TidusABE Power Member

3. JotaM33

JotaM33 Power Member

Já tentás-te o MythTV ???

4. TFonseca

TFonseca Power Member

tirando o ponto:
    "- Ligar por LAN aos outros pc e Mac que tenho"
    que não sei se dá. A geexbox é uma boa opção

5. melSpeedl.ine

melSpeedl.ine Power Member

eu "descasquei" um openSuse 10.2 que está com um desempenho excelente e instalei o Freevo mais uns extrazinhos e.... 5 estrelinhas!

pentium III a 1000 com 256MB de RAM, uma velhinha geforce 4 uma sound blaster live e uma placa wireless lan...

mete inveja a qualquer sistema baseado em MS

cumps

6. caraguatatuba

caraguatatuba Power Member

7. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Experimenta o DreamLinux, é levezinho, uma vez que usa o XFCE como ambiente gráfico, vem já com todos os codecs instalados, incluindo o flash plug in e o Mplayer add on para FF.

8. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

E o que tirast p/ curiosidade ? Tava a ponderar 1 opçao do genero.

9. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

10. NPinho

NPinho I folded Myself

"desenterro do ano"

up up... 2007....

Updates:

Qual melhor distro para Media Center, tendo em conta uso do seguinte hardware que é relativamente recente e quero suporte gráfico total para noobs :-D

CPU: Atom D2500 (1.86Ghz) ou D2700 (2.13Ghz)
    VGA: Intel HD3000Series (Intel HD 3600/Intel HD 3650)
    2GB DDR3 1066Mhz
    SSD TransCend 32GB HalfSize

cumps!

PS:

se for "compativel" com sites de stream melhor, ou seja, atravez do site ou algo de genero ir buscar o stream e colocar em full screen sem necessidade do browser aberto... isto, se existir algo assim!!!

Última edição: 16 de Abril de 2012
  11. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

A melhor a meu ver é a OpenELEC! Centra-se toda à volta do XBMC que é simplesmente brilhante e possui resmas de plug-ins para tudo e mais alguma coisa :D

ps- A versão PVR até te dá suporte para sintonizadores digitais e gravação.

12. NPinho

NPinho I folded Myself

É acessivel para instalar e configurar? Tenho de ver placas tv low profile e controlo remoto a preco quase dado (ebay) se houver

13. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Granda Necromancer.

14. muddymind

É praticamente out-of-the-box :) Cuidado com as placas de TV que não só têm de suportar a compressão utilizada em PT como também têm de ser compatíveis com o SO :P Aqui fica a lista das suportadas (podem funcionar mais mas não é garantido): http://openelec.tv/find-help/supported-hardware/tv-tuners

15. NPinho

NPinho I folded Myself

depois de criar a USB bootable, ao arrancar deixa de dar imagem, e pelo que me apercebi é pela resolução ou frequencia exagerada, pois no meu netbook arranca e fica com alta resolução na instalação... como só tenho CRT e TFT 17 para instalar não consigo!!!

é mesmo assim??? :S

16. muddymind

Não seria suposto isso acontecer... qual foi a imagem que utilizaste?

17. punk_boy

punk_boy Power Member

Por acaso nunca tinha visto isso de openELec. Eu tenho um ION com o XBMCbuntu a correr com sickbeard por tras e couchpotato e é 5 estrelas.

O que é que este openelec tem de diferente?

18. NPinho

NPinho I folded Myself

2... visto ter Atom + Intel GMA 3600 (que na realidade nao é VGA da Intel, PowerVR SGX545), usei a Intel, depois experimentei a Generic...

XMBCbuntu dá a frames após instalar, certamente será falta de drivers para a VGA....

19. muddymind

A filosofia é bastante diferente embora em muitos casos vá dar quase ao mesmo.

O XBMCbuntu tal como o nome indica é um ubuntu com os pacotes feitos essencialmente para xbmc. Todos os repositórios e afins circulam à volta do ubuntu e tens todo o SO pesado a correr por detrás.

O openElec é um linux orientado 100% para XBMC. É leve sem qualquer treta de tralha atrás, trás logo alguns drivers de placas de captura de tv e afins, trás suporte nativo para PVR e é feito mesmo de raiz para mediaCenter.

Para máquinas fracas acho preferível o OpenElec que já usei e correu às mil-maravilhas :D

Partilhar esta Página