[LINUX]MEPIS - Distro excelente para principiantes como eu

hmm Alph, suponho que isso seja pra mim, mas nos logs não aparece o que me interessa, que é os avisos, ou aqueles scripts que se tem que correr depois de fazer o emerge, ou então a alterações que temos que fazer com algumas versões dos programas.
 
Alph disse:
Fico com isto:

your system doesn't have a 'wheel' group.
Please fix this as it is a normal system requirement. 'wheel' is GID 10
'emerge baselayout' and an 'etc-update' should remedy this problem.


!!! /etc/make.profile is not a symlink and will probably prevent most merges.
!!! It should point into a profile within /usr/portage/profiles/
!!! (You can safely ignore this message when syncing. It's harmless.)


!!! ARCH is not set... Are you missing the /etc/make.profile symlink?
!!! Is the symlink correct? Is your portage tree complete?
Não tenho um /etc/make.profile.
Eu tentei:)
 
Metro, ca tou em MEPIS... rapido e simples de utilizar.

Agora, como primeira vez que estou a usar isto, so falta perder uns dias a tentar configurar isto, de resto muito rapido mesmo... o SO tem tempos de resposta que o XP nem nos melhores dias chega perto...
 
Stormgiant disse:
Metro, ca tou em MEPIS... rapido e simples de utilizar.

Agora, como primeira vez que estou a usar isto, so falta perder uns dias a tentar configurar isto, de resto muito rapido mesmo... o SO tem tempos de resposta que o XP nem nos melhores dias chega perto...
Nice.
Assim muito rapidamente:)

Dás uma voltinha pelo Control Center que está lá quase tudo oq ue há a configurar. Nomeadamente o teclado para ficar em portugues.

Depois muda no Mepis System Center o package managemente de us para fr. Parece-me muito mais rápido o servidor francês.

Depois descobre o Kpackage e ai fazes primeiro update e depois upgrade.
Para instalares programas fazes um search pelo nome do programa.
Como vez até agora ainda não tiveste que ri à consola e tens tudo o que precisa.
Muito facil:)
 
Update ontem via apt-get dist-upgrade do KDE para o KDE 3.3.

UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUppppppppppppppppppppp and Runing:)
 
Têm de experimentar Ubuntu. Também é baseado em Debian, alias, muitos dos seus developers também são pessoal do projecto Debian.

http://www.ubuntulinux.org/


ALOne I BrEaK:
«so uma questao n00b...
qual a razao de existir tantos distros diferentes? porque nao poderia apenas existir uma versao... normal...?!»

Não confundas distribuições com versões, não são a mesma coisa.
A razão é muito simples. As pessoas têm necessidades diferentes e o que é bom num caso não tem que ser no outro. A razão para existirem várias distribuições diferentes é elas satisfazerem necessidades diferentes. O facto de o GNU/Linux ser Software Livre possibilita isto.

One size doesn't fit as all.


«e o que varia entre os distros sem ser o aspecto visual que é o que dá logo para ver de diferente...»

Varia muita coisa:
* gestores de pacotes;
* software que vem instalado por omissão;
* configurações por omissão;
* sistema de arranque (init);
* ambiente de desktop que vem mais polido;
* ferramentas e infra-estrutura de configuração;
* as opções que estão ou não incluidas no kernel;
* quantidade de pacotes de software que têm disponivel;
* documentação;
* os standards que cumpre ou deixa de cumprir (LSB, freedesktop.org);
* o servidor X que vem incluido com a distribuição (xfree86 ou X.org);
* periodo de vida para suporte oficial;
* periodos de preparação de releases;
* se inclui ou não software proprietário e como;
* tamanho da comunidade;
* etc...
 
falco:

Thread do Ubuntu:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=43325 aqui.
Realmente não está mal para uma distro que apenas tem no entanto tido vários updates importantes. Parece estar mesmo no bom caminho.
Pessoalmente para mim que venho do XP o KDE é mais acessivel. Gosto da simplicidade do Ganome mas tb tem outras coisas que não me agradam muito. A principal é que não consigo ver os meus pcs na rede. Com o Mepis é sempre a abrir. Pessoalmente vou continuar com o Mepis. Gentoo no mepis está em águas de baclahau mas irei voltar à carga.
Imagino que o ubuntu seja igual mas a forum do mepis é relamente um sonho. Simpatia a potes e sempre prontos para ajudar. Recomendo.
 
Não gosto do KDE, por várias razões, algumas de gosto pessoal e por isso bastante subjectivas, outras tecnicas e por isso bastante objectivas:

* é mais feio que o gnome e não há theme que me faça mudar de opinião... Não sou o único a achar isto, alguns utilizadores que vêm de window$ para GNU/Linux, têm-me dito o mesmo. Esta é a questão de gosto pessoal ;)

* tem uma interface com grande coerência e que segue guidelines de usabilidade e acessibilidade mais evoluidas do que as que existem para o KDE;

* é mais simples, o KDE tem aplicações de grande qualidade cheias de opções de configuração e de butões, etc... Mas isso sobre-carrega a interface em demasia, tornando-a mais confusa e menos acolhedora;

* as aplicações de GNOME podem parecer menos funcionais por terem menos opções de configuração à vista, mas na verdade o gconf (interface de configuração do GNOME) permite fazer mais configurações que só costumam interessar aos power users (podia era haver uma interface ainda mais amigável do que a do gconf).

* as configurações por omissão do GNOME são o resultado de escolhas feitas tendo em conta a usabilidade e acessibilidade que servem melhor os utilizadores com menos experiência de utilização de computadores.



Mas claro o KDE também tem pontos bastante superiores aos equivalentes do GNOME principalmente permitir mais e melhor integração entre as aplicações, e outras coisas que lhe permitem ter um ambiente de desktop tecnologicamente mais evoluido (mas que a maior parte dos utilizadores ainda não está habituada a utilizar tais funcionalidades).
 
É aconcelhavel criar uma partição apenas para instalar o Mepis?? Ou posso instalar isto pelo Vmware (o que é que eu saco do site?)??

Já faz muito tempo que não "brinco" com linux, e este Mepis criou.me alguma curiosidade.
 
Última edição:
bazarouco disse:
É aconcelhavel criar uma partição apenas para instalar o Mepis?? Ou posso instalar isto pelo Vmware??

Já faz muito tempo que não "brinco" com linux, e este Mepis criou.me alguma curiosidade.


Como é live CD podes ver do que se trata sem instalar nada. É claro que é lento mas dá para veres tudo na boa.
Tenta no VMware. Nunca tentei. Mas imagino que dê na boa.
Podes instalar em dual boot com o XP mas eu priemiro via o live cd a andar:)

Dia 15 sai a versão 3.3. Eu estou com a beta 1. Já saiu a 2.
A vantagem de esperar é que a versão 3.3 trás o Gnome e o KDE á no live CD. Podes ver os dois e ver de qual gostas mais. Eu prefiro o KDE mas há pessoas que preferem gnome.
 
Instalei o mepis e e realmente mto bom, mas tou com um problema. O alt-gr nao funciona, o que e mto irritante pois torna impossivel configurar o amsn ou o thunderbird, devido aos endereços de mail. Tenho o teclado configurado como pt_latin1. Alguem me ajuda? :sad:
 
El_UnO disse:
Instalei o mepis e e realmente mto bom, mas tou com um problema. O alt-gr nao funciona, o que e mto irritante pois torna impossivel configurar o amsn ou o thunderbird, devido aos endereços de mail. Tenho o teclado configurado como pt_latin1. Alguem me ajuda? :sad:

Dentro do KDE tens que ir ao Control Center - Regional & Accessibility - Keyboard Layout.
Ai activas os layouts e mudas para o teclado portugues. Adiciona primeiro o portugues e só depois é que tiras o inglês. Dep+ois o teclado selecciona o Generic 105 key (Intl) PC.

Ai não, não dá :) :x2:
 
tenho de testar esse mepis, tenho aki um laptop Pentium850 com 256RAM q já n gosta assim mto do XP....será q isso corre melhor?

O laptop só é usado para net, email e office (word e excel) p isso se os files do office via linux forem compatíveis..se calhar vou mm mudar ;)
 
Flyer disse:
tenho de testar esse mepis, tenho aki um laptop Pentium850 com 256RAM q já n gosta assim mto do XP....será q isso corre melhor?

O laptop só é usado para net, email e office (word e excel) p isso se os files do office via linux forem compatíveis..se calhar vou mm mudar ;)

Flyer é assim.
Quanto à compatibilidade dos ficheiros do office não tens problema. Tens o openoficce que podes mudar o formato dos ficheiros para os do office. E abir qq ficheiro do word, excel ou power point não tens qq problema.

Mais uma vez digo que dia 14 vai sair o Mpeis 3.3. Já trás KDE e Gnome. Assim podem ter os dois ambientes graficos para compararem e verem de qual gostam mais. O KDE é o mais parecido com o XP.
Não esperes muita velocidade com o KDE ou com o Gnome. Tb começam já a ser pesados. Para Linux tens opções mais rapidas mas tb mais dificeis para quem começa.
A vantagem do Mepis é que é liveCD. Ficas logo a saber se as coisas todas estão a funcionar ou não. Antes de instalar o que quer que seja:)
 
ya tb tenho aki o Knopixx ou lá como se escreve p testar LiveCD mas ainda n tive tempo nem paciencia...akilo é gravar o CD normal?....tipo burn image?

Thankx
 
epah just for fun já estou a correr o knoppix 3.3 (esta versão já tem qse um ano dasss) e isto até se porta bem :D LiveCD..é bastante fácil de usar, apenas tenho uma grande dúvida, eu n percebo lá muito de rpm e afins p isso keria uma cena fácil de update, há? ou o melhor e meter-me numa versão estável q fika assim até morrer o PC?
Outra coisa, para backups como é? A coisa é tao facil de fazer como no XP ou nem p isso? A dificuldade é apenas na localização dos files ou há incompatibilidades e o diabo a 7?

Thankx

PS: vou sakar o MEPIS
 
Back
Topo