1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux Mint 7 Glória

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por volcanlx, 27 de Maio de 2009. (Respostas: 42; Visualizações: 5826)

1. volcanlx

volcanlx Power Member

Boas,

Foi anunciada a nova versão do linux mint.
    O linux mint é uma distro Irlandesa baseada em ubuntu (9.04 neste caso) e tem uma nova release a cada nova release da distro na qual se baseia ou seja mais ou menos a cada 6 meses e é lançado até cerca de um mês depois do ubuntu

As vantagens desta distro é que vem com uma vasta gama de codecs, personalizações e artwork próprio, assim como as mint tools que são aplicações que ainda facilitam a já fácil vida do utilizador.

Notas de lançamento da distrowatch:
    Post de lançamento no blog oficial: http://www.linuxmint.com/blog/?p=847
    Site oficial: http://www.linuxmint.com/
    página de download: http://www.linuxmint.com/download.php
    Novidades desta versão : http://www.linuxmint.com/rel_gloria_whatsnew.php
    Screenshot:

Update:
    Antes de mais já saiu a versão 64 bit do linux mint 7 aliás desde dia 14/06 mas como tive de férias não tenho andado muito pela net.

Post do lançamento da versão x64 blog oficial:
    http://www.linuxmint.com/blog/?p=910

tem lá os mirrors de onde podem fazer o download.

e aqui
    http://www.linuxmint.com/blog/?p=861

como fazer o upgrade de linux mint 6 Glória para mint 7 Felicia.
    Como esse post de blog indica, é pouco recomendado o upgrade pois será potencialmente problemático para quem não for experiente em APT e outros problemas comuns de confrontos de drivers e afins, mais vale o belo backup e clean install.

Felizmente esta é uma área que a equipa do linux mint quer desenvolver mais, tornar os upgrades mais simples e desenvolver uma aplicação de upgrade para implementar no mintUpdate.

O bug do mintUpdate foi resolvido e podem quando instalam em português ir ao synaptic actualizar APENAS o mint update para a versão mais recente e depois a partir dele actualizar o sistema.
    Passo a passo: Menu > Gestor de pacotes (synaptic), façam reload e procurem o pacote mintupdate, façam actualizar pacote e por fim aplicar. actualizem apenas este pacote pelo synaptic, os restantes pelo mint update. depois da instalação da nova versão ele funcionará normalmente.

(nota: de facto uma das coisas boas do sistema é que quem desenvolve a distro está muito atenta a comunidade, logo a seguir a instalar no dia do lançamento reportei logo no blog este bug e o proprio fundador o Clem mandou-me um email pois queria saber como reproduzir o bug para o poder corrigir, assim foi e em questão de poucos dias saiu a nova versão corrigida
    este bug afectava os sistemas instalados com o idioma PT-PT e PT-BR)

Espera-se para as próximas semanas as versões comunitárias KDE, Xfce e Fluxbox

Mint 7 KDE CE Release Candidate 1 lançado, dentro de poucos dias deve haver a fresquinha versão final.

Última edição: 9 de Julho de 2009
  2. perinhas

perinhas What is folding?

O meu já cá canta...^^ Linux Mint para mim é das melhores distros que para ai andam.

3. volcanlx

volcanlx Power Member

Para os utilizadores do Felicia ou mint 6 será divulgado nos próximos dias uma forma de fazer upgrade.
    Aos que têm o mint 7 RC1 ao fazerem o update pelo mintUpdate e selecionarem a opção dist-upgrade fazerem reload e aplicarem as actualizações 1 e 2, poderão activar também a 3 e terão de ter os pacotes:
    gtk2-engines-aurora, gufw, smplayer, e nautilus-sendto

4. Impersonator

Impersonator Power Member

Estou a gostar bastante de ler sobre o que mudou nesta versão do Mint, agora estou dividido entre instalar este ou o novo Fedora...

5. volcanlx

volcanlx Power Member

Na duvida instala os dois numa virtual machine e vê de qual deles gostas mais, ou então brinca com os livecds...
    Um é deb based e outro rpm a qual estas mais habituado.

6. patee

patee Power Member

Comentario inutil: Por acaso tinha ideia q esta distro era italiana..

7. NoOsPhErE

NoOsPhErE To fold or to FOLD?

Vocês estão a conseguir utilizar o mintUpdate? é que o meu abre a janela e depois frezza ....
    Também têm o mesmo problema?

[[]]

8. volcanlx

volcanlx Power Member

Eu tive esse problema e reportei no forum.
    Se experimentares na consola correr o mintupdate ele dá um erro.

Eu resolvi usando o sistema em inglês por enquanto

9. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Já estou a sacar. Adorei a versão 6, hoje à noite já sou capaz de instalar esta nova versão.

Btw, 2,4mb/s @ FEUP :D

10. Alex_extreme

Alex_extreme I'm cool cuz I Fold

Pena ainda não terem disponibilizado a versão x86_64.
    Mas mal saia já cá vai estar :D !

11. matavelhos

matavelhos Power Member

Digam-me uma coisa, o Mint é baseado no Ubuntu certo?

Logo qualquer coisa que dê para fazer o Ubuntu dá para fazer no Mint, usando os pacotes .deb e tutoriais destinados ao ubuntu, correcto?

é que a 1ª vez que tentei usar linux, instalei o mint, mas ele estava bastante lento e tal, e dpeois acabou por dar o berro, não sei porque....

Depois instalei o ubuntu e gostei mais do que o mint, mas este não me detecta alguns discos e não consigo arranjar maneira de usar a minha web cam e a minha impressora...

Estou a pensar em voltar a experimentar o mint...

12. Xeon3D

Xeon3D 1st Folding then Sex

Eu já "brinco" (no sentido de brincar mesmo\testar) com Linux desde os tempos do RedHat 5.2 e penso que já experimentei a maior parte das distro's conhecidas. E digo, IMHO, esta versão está simplesmente fenomenal! Desde o tema usado (que com uns ligeiros tweaks fica perfeito), ao suporte a hardware passando pela estabilidade... epá 5 estrelas. Parece tipo "Linux OS X" porque "it just works". Desde que a instalei nunca mais rebootei pa Windows \ OS X e já lá vão dois dias...

Ora aí está o belo do screenshot de uma instalação default, com 2h de tweaks e 1 conky montado por mim (com partes de outros scripts) :P

De notar que tenho estado no canal oficial da distribuição (#linuxmint @ irc.spotchat.org) e tem havido muita gente a entrar no canal só para dizer o quanto gosta da mesma, algo que nunca vi nem nos canais de ubuntu\suse (quando usava). Claro, também há alguma gente com problemas (a nivel de wireless \ som, e também muita gente ainda a perguntar como faz o upgrade a partir do Felicia\Gloria RC), mas até agora... a resposta por parte dos users tem sido brutal na minha opinião. Segundo noto, também o ranking no DW está a subir...

</advocate> (sorry, mas finalmente estou mesmo a curtir uma distro). :x2:

Última edição: 29 de Maio de 2009
  13. bseixas

bseixas Power Member

É realmente a minha "distro" preferida de Linux... :D

A minha dúvida é se vale apena esperar pela versão de 64 bits? Como é depois em termos de aplicações, as de 32 bits funcionam na mesma no OS de 64 bits ou temos q esperar por versões 64 bits do programa q queremos instalar?

14. Xeon3D

Pela minha parca experiência com as versão x86-64 de Linux, penso que caso não haja usufruto do utilizador das vantagens que os 64-bit oferecem (maior endereçamento de memória, etc..), as incompatibilidades que por vezes surgem fazem com que não valha a pena usar as versões x86-64. Mas também já não experimento uma há pelo menos um ano...

Em jeito de nota ao meu post anterior, deixo aqui review de sites e blogs relativas ao Mint 7 (algumas sobre a Release Candidate). Em nenhuma vi um ponto negativo ser atribuido (e o que mais se pareceu a um ponto negativo, relativo a um bug no instalador do GRUB, derivava da base em Ubuntu, ou seja, também acontece no Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope)).

Review Blog Celettu
    Review Blog 1n73r.n3t
    Review Site Softpedia
    Review Site TechMiso

15. Impersonator

Impersonator Power Member

Xeon3D, estás quase a convencer-me a instalar o Ubuntu, no entanto, gostava de saber quais são as principais diferenças do Jaunty Jackalope para este Gloria, será que mas podes indicar? :P

16. matavelhos

matavelhos Power Member

são distros diferentes, uma é o ubuntu e esta é o mint....

apesar desta ser baseada em ubuntu é bastante diferente do ubuntu, começando pela velocidade em que o ubuntu ganha.

esta detecta melhor o hardware, mas ainda assim não consegui por a minha impressora a funcionar.

em termos gráficos e de menus tambem sao diferentes.

sacas as duas e experimentas os live cd's de cada uma, e vez qual gostas mais e instalas...

eu prefiro o ubunto por causa da velocidade, mas esta detecta alguns discos que o ubuntu nao detectava...

17. arkannis

arkannis Power Member

Hmm?
    Não são propriamente distros muito diferentes, o Mint é quase um flavour de ubuntu.

As unicas diferenças são o aspecto gráfico e as aplicações que tras de origem.
    Performance, suporte a hardware, etc etc é tudo igual.
    Não estarás a comparar versões diferentes de Ubuntu? (Isto é, Mint 7 vs Ubuntu 8.10)

18. matavelhos

matavelhos Power Member

não.

eu tinha a última versão do ubuntu, e como não me detectava algum hardware, desinstalei e instalei esta versão do mint, e as diferenças a nivel de velocidade são bem notórias, com clara vantagem para o ubuntu.

se calhar exagerei quando disse bastante diferente, até porque sou um novato nestas andanças, mas pronto... é provável que de baixo do capo sejam idênticas, mas para quem é iniciante, e não percebe puto de Linux, as coisas tornam-se um pouco diferentes...

19. Xeon3D

Eu sinceramente não noto diferença nenhuma em termos de velocidade.
    No que diz respeito às diferenças entre o Jaunty Jackalope e o Gloria:
    • Tema muito mais erm... "selecto" à falha de melhor palavra...
    • Aplicativos próprios (MintDesktop, MintInstall entre outros) que facilitam a personalização e instalação de novos programas.
    • Muita coisa pré-configurada (ou seja, coisas que no Ubuntu é preciso instalar ou adicionar repos para ter, aqui não.
    • Um canal de IRC amigável e family friendly (!) sem ter milhares de utilizadores (e os pontos bons e maus que daí resultam)
    • Provavelmente mais coisas que não me ocorrem ás 2 da matina...

Mas é como disseram, saquem os dois, testem e vejam o que mais gostam.

20. amoreto

amoreto Power Member

boas!
    eu adoro o linux mint,é simplesmente fantástico :).Usei ubuntu,fedora...mas tnho uma maior compatibilidade com o mint.
    Uso o Felicia , mas o Gloria tambem parece ser muito bom.
    Abraço

Partilhar esta Página