Linux... N percebo nada disto...

S.T.E.E.L.

Power Member
N duvido k o Linux seja uma excelente alternativa à plataforma Windows, mas a dificuldade em arranjar documentação acerca dos comandos de Linux é desencorajante. Eu sei k foi criada uma thread de Linux, mas fikei a perceber o mesmo ao lê-la. Tenho aki um CD em casa com o Suse 8.1, é só pô-lo no pc k ele instala-se sozinho, mas como é óbvio tb fico a saber o mesmo. Já corri montes de sites, mas continuo com a sensação de k cada vez sei menos. Mtas x a resposta k encontro na net às kestões envolve procedimentos para os quais tb n tenho conhecimentos, e assim é um círculo vicioso. Só a título de exemplo, estava a ler um documento sobre o kernel do linux k dizia mais ou menos uma coisa assim numa parte acerca do swap space: "Find something that allows you to boot in a floppy and create a swap space". Nice, n é? :lol:
 
Dificuldade de arranjar documentação...............mmmmm.
Pelo teu post não percebi se chegas-te a instalar o Suse ou não, mas se não, aconselho-te a tentares um LiveCD primeiro e só depois instalar uma distro. Podes por exemplo sacar o Knoppix 3.6 que saiu ontem, é capaz de ser um bom começo.

Quanto aos comandos. tens aqui ( http://www.linuxdevcenter.com/linux/cmd/ ) uma lista.

Quanto à thread, era melhor postares duvidas mais concretas. É dificil ajudar sem saber onde estás "parado".
 
Isto foi mais um desabafo k outra coisa qquer, dúvidas n acabam nunca... Gostava de saber mais sobre a estrutura do Linux, tipo akela cena do user "root" aplica-se a qquer distribuição de Linux, n há distribuições de Linux k têm comandos próprios, coisas assim... N faço a mínima ideia por onde começar, estar a apanhar umas coisas aki e ali demora muito tempo.

ps: o k é uma distro? :sad:
 
eu provavelmente irei instalar linux num 486 k tenho aki para dar uns tokes ;)
e um 486DX2 80Mhz com 24 de ram e disco de 130Megas...da pa por linux? :o (de linuxso sei alguns comandos que vi em alguns tutoriais etc...)

steelboy este site e exelente para aprenderes...http://linuxsurvival.com/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=1&meid=-1 tens 4 modulos de aprendisagem...começa pelo primeiro é obvio...ate da pa escrevers e tudo eles vao te mandar fazeres exercisios depois no fim de cada modulo tens um quiz etc...faz continuamente essas liçoes...:) eu inda tou a aprender mas ja sei as coisas basicas... :) distro penso que e distribuiçao ou seja tens varias versoes de linux...tens suse tens o linux tens outros...ja agora...a alguma que seja mais facil?
 
distro= distribuição de linux
LiveCD=O SO corre a partir do CD, não tens que instalar nada. É meter na bios o CD/DVD a arrancar como 1º dispositivo e arrancas com SO.

Acho que é a melhor maneira de começar, pq não estragas nada. Ou então Vmware/VirtualPC, se tiveres dentro do assunto.

Site para começar não estou a ver. Espera por outros posts.

Se queres ver o que é o Linux sem instalar:
- ftp://ftp.cprm.net/.disk1/knoppix/KNOPPIX_V3.4-2004-05-04-EN.iso (não está lá o 3.6, mas é download nacional)
- Grava a iso para um cd
- mete na bios a arrancar por cd
- no boot tens opções (resolução, linguagem, etc etc). Podes carregar no F2 e F3 para veres as opções.
Exemplo: knoppix screen=1024x768 depth=24 lang=pt
- E tens o SO e podes andar a mexer à vontade. Experimentar os comandos, etc etc. O que não falta no knoppix é software.

P.S. - Se tiveres o disco em NTFS, não escrevas nada no disco. Não sei como é que está isso da escrita de NTFS.

Edit: Cooling, tenho um Amd K5 com 32 MB de Ram a correr linux sem qq problema. Se for para uso de desktop tens é que ser selectivo na distro que escolhes.
 
tao e pos 486 que nao suportam arranque por cd na bios? (como o meu)...tem que se por uma disquete de arranque e instalar manualmente? como é? tava a pensar no Gentoo...kek axam? kek o knoppix tem de melhor?
 
Cooling disse:
tao e pos 486 que nao suportam arranque por cd na bios? (como o meu)...tem que se por uma disquete de arranque e instalar manualmente? como é? tava a pensar no Gentoo...kek axam? kek o knoppix tem de melhor?

Sim tens que fazer uma diskette de arranque. Sinceramente já não me lembro como se faz a diskette, mas há um utilitario que faz isso (rawrite??? será assim o nome?)

O Knoppix é mais um SO de demonstração. Tb se pode instalar, mas penso que não é essa a função principal. Ele é baseado no Debian, uma das distribuições "grandes".
Penso que tecnicamente o Gentoo tb é um livecd, mas serve depois para instalar e nao para demonstrar nada. Eu estou pouco dentro do Gentoo, por isso é melhor alguem explicar melhor o Gentoo.

O Knoppix não tem nada de melhor que o Gentoo, são apenas diferentes. Knoppix num 486 deve-se arrastar.......pelo menos a default.
 
Cooling disse:
tao e o suse que me dizes? sera bom pra esta makina? :P

Para desktop?

LiveCd que dão para instalar e são proprios para maquinas antigas:
http://www.damnsmalllinux.org/
http://featherlinux.berlios.de/

Depois tens o gentoo e dava uma olhada tb no Slackware.
Suse talvez, mas não na instalação default. KDE num 486 deve matar a maquina.

Se for servidor, provavelmente um Red Hat, Slackware, Gentoo, ou outra coisa qq, sem ambiente grafico.
 
Cooling disse:
eu provavelmente irei instalar linux num 486 k tenho aki para dar uns tokes ;)
e um 486DX2 80Mhz com 24 de ram e disco de 130Megas...da pa por linux? :o (de linuxso sei alguns comandos que vi em alguns tutoriais etc...)

steelboy este site e exelente para aprenderes...http://linuxsurvival.com/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=1&meid=-1 tens 4 modulos de aprendisagem...começa pelo primeiro é obvio...ate da pa escrevers e tudo eles vao te mandar fazeres exercisios depois no fim de cada modulo tens um quiz etc...faz continuamente essas liçoes...:) eu inda tou a aprender mas ja sei as coisas basicas... :) distro penso que e distribuiçao ou seja tens varias versoes de linux...tens suse tens o linux tens outros...ja agora...a alguma que seja mais facil?


i love u!!
estou adorar o linux survival da para tirar muitas peknas duvidas de execução de algo!
 
@Cooling: Este tutorial tá excelente, tks.

Nem com o Damn small linux lá vou... apareceu-me uma msg a dizer: unable to connect to Xserver...
 
deposi se prescisarem de alguma coisa peçam k eu posso encontrar pra i mais alguma coisa :D steelboy nao faço a minima ideia do que seja isso :(
 
nada melhor q o mandrake p começares!! :lol: como és noob, é o aconselhável :004: eu tb começei c o mandrake mas como era mt win-do-ze instalei rh8 e dps o rh9. uso linux ah 1 ano e hj em dia uso slack. ah existe milhares d docs e HOWTO's na net, é so peskisares. compra o "linux curso completo" q é uma ajuda mt boa p começares e aprofundares conhecimentos. cumps
 
Eu tenho em casa um portatil 486dx dakeles com ecrã bem manhosos :p e mt pouco espaço.

O problema é que elem de ter pouco espaço, apenas tenho drive de disketes.

Já tenho o wondows 3.11 em casa para lá colocar, mas talvez possa colocar o linux visto ser mais leve (acho eu) e mais actual.

A finalidade é apenas para levar de féria e colocar as fotografias da camara digital e outras coisitas minimas.

Que sistemas baseado no linux devo usar?


P.S. - desculpem postar aki, como estamos a falar de diversas lataformas linux acho que é melhor que abrir novo post.
 
SteelBoy19: ftp://darkstar.ist.utl.pt , saca o suse 9.0 Live, dá para testares o sistema todo e é relativamente facil de configurar o sistema atraves do YAST (Yet Another Setup Tool, é como o painel de controlo do windows mas é do suse (se só do suse)).

quanto a instalar linux num 486.. podem tentar o gentoo, mas ou a versao que sacam o iso e instalam ou no maximo a stage 3, e mesmo assim vai demorar uma teka a instalar

--- Gentoo ---

tem 3 stages

na stage 1 o sistema é todo compilado de acordo com o sistema de modo a ficar super-optimizado para a maquina onde tá a correr.

numa stage 2 já vem com algumas coisas pre-compiladas e apesar de ficar optimizado, podia ficar mto mais com uma stage 1

na stage 3 já vem com muitas coisas pre-compiladas


todas as stages demoram bastante tempo a compilar.. na stage 1 se o pc for realmente mau, pode chegar a uns 2 ou 3 dias :D
 
n intressa...fika a um canto nao faz barulho nenhum...espero e que nao de o badagaio :D este 486 dx 2 e da amd e fiz heatsink reqd k deve ser required mas ele nao tem nada so o cpu nu...axam melhor por um sinkzito com uam fanzita pekeno ou nao vale a pena?
 
Já agora, desculpem estar a desviar o rumo da conversa mas era possível indicarem-me onde posso arranjar info sobre como meter a bombar um modem Ethernet (ADSL) em Knoppix???

Já pesquisei por alguma coisa no google... mas encontro mta coisa sobre modems USB e pouco ou nada sobre modems Ethernet...
 
Back
Topo