1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux na escolas ? Não é má ideia mas ...

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por HeXel, 8 de Outubro de 2007. (Respostas: 75; Visualizações: 4725)

1. HeXel

HeXel Folding Member

ok há escola que têm linux mas não existem professores nem aulas (que eu tenha conhecimento) que ensinem a usar o linux

Acho que o Ubuntu ou o Debian eram perfeitos para as escolas ...

2. VuDu

VuDu Power Member

Porque há professores ou aulas que ensinem a usar Microsoft Windows ou Mac OSX?

3. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Na minha escola tambem estao a pensar por linux, mas e por outras razoes,como o aviso azul ao pé do relogio:lol: aka windows xp pirate edition :lol:

Mas isso e verdade a maioria dos estudantes nao conhece linux, e pensa que so existe windows e acho que se la virem o linux dizem que o pc apanhou um virus.
    E outra coisa é que os professores alguns tambem nao estão "preparados" para trabalharem em linux

4. HeXel

HeXel Folding Member

ensinar mac deve ser a coisa mais estupida que já vi mas ok :lol:

5. petersaints

petersaints Power Member

Na minha escola secundária no ano lectivo 2005/2006 em que tive ITI tinham Windows XP SP1 e Linux Caixa Mágica (de que não me lembro a versão... Claro que só se trabalhava em Windows (era esse o espectro da disciplina, mexer em ferramentas do Office e aprender a usar a Net, ainda demos HTML ao menos :P)... Eu era o único que ia para Caixa Mágica quando tinha aulas sem fazer nada (já tinha acabado tudo na aula anterior)... O resto via-me lá e diziam que eu era maluco.

6. d3baser

d3baser Power Member

Tive um professor de Informática que dizia que existiam "3 versões de linux: caixa mágica, red hat e mandrake".

Numa aula em que era suposto aprendermos a "montar" disquetes, ele teve de pedir para nós tentarmos descubrir como era porque ele não estava a conseguir.

7. sekeira

sekeira Power Member

No meu tempo (e ainda só lá vão meia dúzia de anos) era só mesmo Windows... e DOS hehehe
    Bem gostava eu de ter tido umas luzitas de linux que agora não tinha estas dúvidas todas....

Abraços

8. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

A melhor maneira de aprender o que seja e ser auto-didacta...
    Eu já vi profs de informatica, que eram tao burros que ate dava pena...
    mas enfim... prefiro dar um a cabeçada por mim do que me dizerem para a dar :D

9. JTorres

JTorres Power Member

Na minha escola que todos os pc's têm instalado o windows xp e uma versao do linux portuguesa.

Que eu saiba ninguem usa o linux, tambem pk dá erro ao iniciar, pelo menos dava no ano passado.

Eu perguntei ao meu stor de TIC (que é o que controla la a rede da escola) pk é que aquilo nao funcionava, e ele disse era preciso configurar qualquer que ja nao me lembro o quê.
    O que é certo é que aquilo teve todo o ano passado assim.

Acho que o melhor sistema linux que podiam instalar para alem do windows acho que era o Ubuntu. Pelo menos para que os alunos saibam que á alternativas ao windows e que sao de borba.

10. FOKA

FOKA Power Member

eu tinha um prof o ano passado a aprender a mexer em ubuntu fui eu k lhe instalei o modem x) fikei aparvalhado por completo o gajo ficou aflito kd foi a consola e tava a fazer cd desktop e nao lhe tava a dar nada (correctamente seria cd Desktop)
    e triste estarmos num pais k nao se desenvolve minimamente nestas coisas

JTorres isso de dar erro ao entrar tambem acontecia na minha escola:( nao configuravam bem o grub

11. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

eu actualmetne ando a dar linux aka Caixa Magica (11 acho eu)
    na disciplina de Tecnologias Informaticas 12 ano

andamos a dar os comandos mais simples, desde o CD , LS ao CHMod etc..
    vamos na 2a aula..
    o stor com a ajuda dos seus papeis ate parece saber +/- a materia o que nao e mau..

no 10 ano em Aplicacoes Informaticas tambem demos , mas era uma stora que nao sabia nada, e foi so na optica grafica, tipo ir ao meu computador ou abrir o KPaint ( lol )

para o 3 periodo e suposto dar mos Mac OS por maquina virtual (ja que na escola nao ha nenhum mac ..) mas aquilo em priencipio e tao lento que nao vai dar nada..

o ano passado tambem iamos dar Microsoft Server 2003 com aulas praticas desistimios na 2a devido a lentidao daquilo.. resumindo so demos a teoria

P.S
    o meu stor (o resopnsavel por todos os PC's ..) nao mete ubuntu / outra coisa qualquer, porque diz que a caixa magica e um projecto nacional e como tal temos de lhes dar o nosso apoio :D

12. .:diOgO:.

.:diOgO:. I'm cool cuz I Fold

Bem... eu acho que isso não só era didactico para os alunos como tambem para os profesores...
    à uns tempo eu pergunto ao meu professor de tic (pelos vistos um homem sabio na materia):
    -'Stor, quando é que nos dá umas lições de linux?
    -Linux? isso não é uma marca de chocolates que tem um pinguim na embalagem...?
    -Não é mesmo um sistema operativo!
    -Mentira... Sistema operativo é o ''janelas''

Em fim... o linux ainda é um mundo muito obscuro para muita gente... (pessoas que não sabem o que é a techzone :lol:)

CUMPS

13. HeXel

HeXel Folding Member

Penso que um dia o Linux vai "bater o pé" à beira do windows e do mac

14. flsantos

flsantos Power Member

Este ano vou experimentar com pessoal universitário numa ese (mas a malta é mesmo básica). Os técnicos de informática ficaram à nora quando eu lhes pedi um computador para instalar distros...

15. brock

brock Folding Member

Pois bem na minha escola o ano passado já se mexia no Alinex uma versão género Caixa Magica desenvolvida em Evora deu para muitos (inclusive eu) experimentar.
    Nos pc's das salas de TIC também tinham no boot duas opções ou windows ou linux obviamente que tudo ia para windows mas penso que as mentalidades estão a mudar cada vez mais.
    Apanhei um professor óptimo na disciplina de TEC que nós deu algumas noções sobre linux inclusive trabalhos etc gostei bastante apesar de ser somente o básico.
    cump's.

Última edição: 8 de Outubro de 2007
  16. petersaints

petersaints Power Member

1. Mac OS X não corre em máquina virtual tanto quanto sei. Sei que já se tentou com muito pouco sucesso (não que ainda não tenha sido possível de todo).

2. Ubuntu apesar de não ser português de raiz tem a sua divisão Tuga. Com Nacionalismos não vamos a lado nenhum temos que cooperar internacionalmente por um Linux melhor. Já para não falar que a Caixa Mágica é uma edição "barata" do openSUSE. Não que seja (muito) má mas penso que há distros bem melhores.

Por falar nisso estão a pedir ajuda

http://www.webtuga.com/content/view/1020/139/

17. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Quando tinha TIC no 10º ano (há 2 anos) os computadores também tinham Caixa Mágica mas o stor nunca falou uma única vez em linux.

Agora quando não tinhamos mais nada para fazer (que por acaso acontecia constantemente) iamos para o linux só para jogar Mini-golf. :D

18. JTorres

JTorres Power Member

A meu ver os stores é que haviam de dar a iniciativa, pelo menos os de TIC, pk acho que muitos alunos pensam que um pc so trabalha com windows, desconhecendo outros sistemas operativos e GRATUITOS.

19. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

mini golf mini golf...

Joguem mase SUPER TUX

no 10 ano quando a stora nos curtava a rede por estarmos a jogar CS era isso que jogavamos.. acabei por passar o jogo todo :D

petersaints nao sei se mac corre em VM ou nao.. nao percebo nada de mac.. a unica vez que mexi nisso foi nas lojas tipo ***** (lol)
    se nao e por VM, e um Pc que fica com MAC e nos acedemos remotamente... uma cena do genero

20. Rudzer

Rudzer Power Member

Acho a ideia completamente descabida quando temos o nosso sistema de ensino de baixo acima completamente "furado" e literalmente podre...

Mas lá está é o tipo das coisas que parece bem dizer e implementar (nem que seja em 2 ou 3 sitios) ;)

Partilhar esta Página