Linux na escolas ? Não é má ideia mas ...

Acho muito bem que se deie a conhecer todos os SO existentes do mercado.

Eu sou do tempo em que até sair do secundário era só "windows isto, windows aquilo"...e que o Bill Gates é um grande homem e tal (mais um pouco só faltava dizer que é Deus)...e sabia lá quem era o Steve Jobs ou o Linus Torvalds.

Pessoalmente não tenho problemas e nem complexos em usar qualquer SO. Uso Windows por defeito, mas se me puserem um Mac ou uma distro qualquer de Linux à minha frente também uso na mesma.

Quanto maior a diversidade, mais correcta será a escolha de cada utilizador.


Off-topic: pra quem diz que os macs são caros, menciono que para a utilização que se dá nas escolas, o investimento neles é amortizado ao fim de uns quantos anos. Tal como o Eng. Guterres dizia: "é só fazer as contas".
 
Pfff, devia ser é como no meu tempo :P Quais sopinhas... Tinhas uns dois mesitos para te desenrascares em DOS e em seguida ficavas um ano com o QBASIC.EXE :) No fim do ano e de muita pastilha (e levar com o apagador, si apagador que o prof não era de modas, quando não havia giz para atirar) tinhas aprendido que programação estruturada em QBASIC não era favas contadas mas podia ser feito.

Ano seguinte era Pascal, e um ano inteiro a resmungar que "isto é a m***a mais imbecil que existe". Era mais ou menos o turning point, pq quem era jeitoso desistia de Pascal e começava a escrever units em asm pq dava 10x menos trabalho... :D

Vai dai que acho que Linux não era o melhor caminho. FreeDOS talvez. Como qualquer DOS é simples de aprender e mete os users longe do raio do GUI. Depois de uma temporarada na cline fica tudo habilitado a usar qqr GUI por muito alien que seja.

Btw, si, *nix tbm tem uma boa dose de cline, mas não tem a simplicidade e o "directness" de DOS.
 
explica la melhor isso

a tua escola tem portateis apra os alunos usarem ?

Na minha também chegaram no ano em que acabei o curso tanto prof's como alunos se pedirem autorização penso que podem usar cerca de 15 portátil senão estou em erro e isto também acontece em outra escola do concelho :)
cump's.


Aqui foi a mesma coisa, no ano em que acabei o secundário chegaram uns 20 ou 25 Dell's com o Win XP e o Alinex..:)
 
Nunca tive informática no secundário, só na univ. Eu acho que o que (pelo que ouço) se dá na actual aula de informática, devia ser dada por uma disciplina em todos os ramos, cientifico, economia, humanidades, artes, etc. Pq usar o computador na óptica do utilizador é fundamental hoje em dia, seja em que àrea for.
Para os alunos de informática mesmo, deviam ser dadas, como complemento, umas noções de programação, para verem o outro lado. E aí, nada melhor que Linux e o belo do C para começar.

Eu vejo o meu irmão que pensa seguir informática ou assim, no futuro, mas o que ele conhece do computador, é explorar o windows, jogar, utilização normal, brincar com aquilo. O que não tem nada a ver com o que se aprende depois na universidade num curso desta área.
 
O próprio Unix é um SO, podes instalar Unix num PC, como podes instalar DOS. Até, salvo erro, podes fazer isso com uma VM, mas não tenho a certeza disto, aqui já não te sei dar certezas...

OK, mas não foi isso que eu perguntei. Eu perguntei se dá para lançar um terminal sem lançar uma shell (sh, bash, etc.).
Porque que eu saiba, a unica coisa que um terminal faz é lançar um processo a correr uma shell, e depois é esta responsável pela "linha de comandos".

EDIT: E pesso desculpa aos mods, mas isto é uma pergunta séria, não é um flame. E eu sei que é off-topic mas n acho que merece uma thread só para isto.
 
Eu por acaso no 10º ano em TIC tive alguma formação de Linux.
Era o caixa mágica, o professor explicou o básico e também ensinou a utilizar alguns comandos no terminal.
Também foi explicado um pouco da arquitectura do linux, ou seja, o que era o Kernel, as vantagens do linux, etc. E ainda tivemos que fazer trabalhos de grupos e um teste sobre linux e o catano.

E demos isto 'tudo' não porque o str lhe apeteceu, mas sim porque constava e consta do programa de TIC. Mas acredito que haja por aí muito "professor" que não tenha as minimas bases para leccionar tal matéria.
 
Também cheguei a fazer um teste/trabalho sobre linux, com as varias distribuições, vantagens etc e o pessoal até gostou bastante.
O stor também era excelente logo ai cativava o pessoal.
cump's.
 
Na minha escola que todos os pc's têm instalado o windows xp e uma versao do linux portuguesa.

Que eu saiba ninguem usa o linux, tambem pk dá erro ao iniciar, pelo menos dava no ano passado.

Eu perguntei ao meu stor de TIC (que é o que controla la a rede da escola) pk é que aquilo nao funcionava, e ele disse era preciso configurar qualquer que ja nao me lembro o quê.
O que é certo é que aquilo teve todo o ano passado assim.

Acho que o melhor sistema linux que podiam instalar para alem do windows acho que era o Ubuntu. Pelo menos para que os alunos saibam que á alternativas ao windows e que sao de borba.

Então é porque não conheces mais nada. Experimenta o openSUSE 10.3 e logto vês a facilidade, o meu puto com 12 anos já brinca nele.
 
Eu por acaso no 10º ano em TIC tive alguma formação de Linux.
Era o caixa mágica, o professor explicou o básico e também ensinou a utilizar alguns comandos no terminal.
Também foi explicado um pouco da arquitectura do linux, ou seja, o que era o Kernel, as vantagens do linux, etc. E ainda tivemos que fazer trabalhos de grupos e um teste sobre linux e o catano.

E demos isto 'tudo' não porque o str lhe apeteceu, mas sim porque constava e consta do programa de TIC. Mas acredito que haja por aí muito "professor" que não tenha as minimas bases para leccionar tal matéria.

Vem no programa oficial de TIC mas como módulo opcional, por isso o teu professor deu porque quis
 
Epá qdo se começa cedo fácil é tudo... Eu com nove tinha de fazer tudo em dos... O meu irmão com 11 já consegue ver a lógica por traz do Xserver... ainda no outro dia andava aqui a mexer no xorg.conf do meu gentoo e eu pensei assim, ainda bem que tenho o backup numa pen... Uma porra, o gaiato tava era a ver como tavam as cenas para resolver a borrada que fez no dele... Não posso dizer que não fiquei com um sorriso na cara mas se ele tiver uma prof de TIC (no meu tempo era ITI) como a minha vai ser um incompreendido...
Ah e no meu tempo linux num PC da escola? O que é isso? Toda a gente pensava que era o S.O. dos Hackers e assim... lol belos tempos
 
então diz a ele para usar o ubuntu que ainda é mais facil ;)

Obrigado pela dica. Acontece que já mexo no SuSE ( actualmente openSUSE) desde a versão 7, ele ( o puto) a partir de dada altura já ia vendo como fazia as coisas. Já experimentei en de distros e volto sempre á primeira, SuSE . Quanto ao ubuntu pessoalmente não gosto, desde a 1ª versão e o kubuntu idem aspas, aspas pelo facto de ser + fácil é que vira desinteresse. Gosto de ainda mexer nas coisa á unha. :) ;)
 
Última edição:
sim.. projecto CRIE.. não tem a tua escola? (se andares na escola :p, não sei a tua idade :p)
epa outro dia vi la a chegarem uma fornada de portateis com mala da HP
mas pensei que fossem la para o pessoal do 10º..

mas agora que penso nisso.. os portateis do estado nao sao HP :wow:

ou andam a ver onde os metem... ou entao foi tudo para o "staff" la da escola e os alunos que se lixem :D
 
epa outro dia vi la a chegarem uma fornada de portateis com mala da HP
mas pensei que fossem la para o pessoal do 10º..

mas agora que penso nisso.. os portateis do estado nao sao HP :wow:

ou andam a ver onde os metem... ou entao foi tudo para o "staff" la da escola e os alunos que se lixem :D

Os que chegaram o ano passado para a minha escola entre outras também eram 15 HP's e podem ser utilizador pelos alunos para trabalhos.
cump's.
 
depois de ter andado no red hat, suse, opensuse, mandriva, cof... cof... caixa magica :freak3:, ubuntu, kubuntu, e fedora desde o 5, penso que o melhor para as escolas ainda seria o fedora 7, aquele yum + livna torna as instalações/updates muito fáceis (tou a escrever de um fedora 7 que começou por ser fedora 5 e desde então foi a base de updates (quase) automáticos até ao 7 e digo quase porque tive de alterar os repositórios para ele saber onde ir buscar as novas versões, mas digo tudo foi automático e tudo funcionou a única parte manual foi ir remover os ficheiros da lista de repositórios e instalar os novos), deste o aparecimento do yum que nunca mais tive as tradicionais guerras com as dependências que até hoje as pessoas dizem que é o motivo principal de não usarem linux (o tradicional "á isso é muito difícil de instalar programas, estás sempre dependente do que já vem na distro", já não serve de desculpa).

isto temos de acabar com a paranóia de ser nacional (CM) e começar a contribuir para distros maiores, isto de convenser pessoal a largar o windows xp/vista para caixa magica só por ser nacional é como tentar fazer o pessoal desistir de uma ford transit para um model t existem por aí muito distro melhor, epá não é nacional, e então? o windows também não é, pior os produtos microsoft custam milhões á industria e ao governo português, existem produtos melhores muitos até são grátis, mas mesmo que não o fossem só o dinheiro que se poupava em manutenção aos sistemas + upgrades ás maquinas, serei o unico a pensar q gastar no vista +1gb de ram só para o sistema é um pouco absurdo? aqui (fedora 7) mesmo com o beryl (tipo aero) + openoffice (office) + vlc (media player sem metade dos problemas de codecs) a maquina mal chega a tocar nos 300MB de ram. "epá mas no m$ office o botão está do lado direito e no openoffice está do lado esquerdo é muito complicado" bem lembre-se esse pessoal que uma copia do m$ office completa custa 500€ e o openoffice foi grátis e faz o mesmo trabalho, muitos dizem que nunca tiveram formação em linux nem em openoffice, gosto de lembrar essas pessoas que também não percebem nada de windows nem de office ou não me teriam chamado para colocar um atalho no ambiente de trabalho, já que não sabem o que estão a fazer, ao menos esforcem-se um pouco para usar um sistema que custa muito menos á empresa pensemos (500€ office +120€ windows xp oem + iva) x o numero de maquinas na empresa é dinheiro suficiente para: por os trabalhadores num curso, melhorar os equipamentos e ainda sobra dinheiro e quando foi a ultima vez que deram um curso de office aos funcionários???? então para openoffice também não deve ser preciso.

como fim de post que já está a ficar comprido (sory) lembro que a microsoft nos sistemas server cobra pela licença do windows + por cada computador que se liga a ele eles efectivamente limitam o numero de ligações ao server consoante o nº de licenças que compram para ele, qualquer distro + samba server não tem limite de computadores ligados a ele e se querem coisas simples e económicas para pequenos grupos freenas faz o trabalho e é muito simples de usar (até come - de 50 mb instalado :lol:) perdoem-me por não encontrar palavra melhor mas pagar por um sistema castrado é mesmo falta de inteligência.

edit: hummm fui parar ao offtopic sem crer:p
 
Última edição:
Back
Topo