Linux na escolas ? Não é má ideia mas ...

Para mim é confuso... :s

Vou-te dizer a 1ª frase que ouvi de um amigo que me meteu o bichinho do Linux ( SuSE ), quando lhe pedi que me desse umas dicas do funcionamento do mesmo isto na consola que era uma confusão.
" Lê a porra dos manuais " agora vê a minha cara de espanto vindo dum amigo, pensei eu " amigo da onça que me saíste " . Comprei uma versão SuSE para ter os 2 livros do manual e a partir daí dei um bom tempo da minha vida a dedicar ao sistema. Depois fui pesquisando na net " Google" grande amigo que ele me saiu e depois foi só errar corrigir e ganhar a batalha ponto a ponto. Isto não se aprende de um dia para o outro, ainda hoje grandes mens em Linux que conheço, não sabem tudo. Se queres experimentar o openSUSE 10.3, aconselho-te a fazeres o registro no forum dedicado, em www.susept.com
e podes ter a certeza que vais lá encontrar toda ajuda que um suseuser pode dar.
 
Na minha escola é o rir...
Aquilo tem CM instalada mas mal a prof me vê a iniciar aquilo manda-me de imediato para o windows e diz que aquilo é uma zona de configuração de redes para o administrador da rede escolar...
O pessoal da minha turma diz opah tu és tolo se estragas alguma coisa já viste vais ter que pagar e etc..
Pelo menos tiveram uma excelente iniciativa que foi convidar um membro da comunidade de linux portuguesa o Mettalicat para dar uma palestra sobre Open-source. A conversa acabou para se virar para Linux e era sempre engraçado ver professores já com alguns anos a dar aulas a olhar como burros para um palácio e os alunos surpreendidos porque foram catapultados para um mundo tecnológico à parte que desconheciam.
Eu pessoalmente uso o Ubuntu e já usei o Debian e na minha opinião só não aprende minimamente a funcionar como aquilo que não tem espírito auto-didacta.
Mas penso que talvez daqui a uns 10 anos quando a geração que agora tem entre 16 e 22 anos for leccionar aí sim poderá haver uma mudança.
 
Na minha escola é o rir...
Aquilo tem CM instalada mas mal a prof me vê a iniciar aquilo manda-me de imediato para o windows e diz que aquilo é uma zona de configuração de redes para o administrador da rede escolar...
O pessoal da minha turma diz opah tu és tolo se estragas alguma coisa já viste vais ter que pagar e etc..

Óbvio, Linux instalado estraga os computadores, toda a gente sabe isso. Deves ter tido é sorte :lol:

Bom, eu fui do tempo em que ainda não havia os programas novos das TICs e não se dava Linux nas escolas, mas já havia pcs relativamente novos com o Caixa Mágica e o Xp instalados. Basicamente nunca mexíamos naquilo mas eu era dos que não só sabia o que era como também tinha instalado uma coisa parecida em casa :D

A ideia que eu tenho do programa novo das TICs é que funciona por módulos e nem todos são obrigatórios. Tenta-se dar a coisa numa perspectiva alargada e não dependente de uma plataforma especifica (exemplo: falar-se em "processadores de texto" e não "Microsoft Word"), mas que o módulo sobre Linux não é obrigatório e como tal pode haver turmas que nem peguem nisso. Isto foi o que ouvi, mas posso estar enganado...

O CM predominar não é só por ser nacional, mas também porque eles dão suporte e fazem os respectivos acordos apresentando um programa mais ou menos consistente (podem ver mais info aqui ). Embora eu não goste muito da distribuição em si, há que reconhecer que optar por uma solução destas dá muito mais confiança ás escolas e aos professores do que simplesmente chegar lá e instalar Ubuntu ou Fedora e pronto :P
 
Eu nem sequer sabia que se dava Linux no secundário, mesmo sendo um módulo opcional parece-me muito positivo, claro que o grande problema, pelo que li é mesmo a falta de conhecimentos dos professores.

Já agora e só por curiosidade onde é que as escolas secundárias vão buscar os professores de informática, tenho duas primas que têm TIC (acho que este o nome) e contam-me cada coisa que é de arrepiar os cabelos, não é suposto estes professores serem licenciados em alguma àrea relacionada com a informática? Eu no secundário estive no curso tecnologico de informática e apesar de não ter aprendido nada de muito útil, os meus professores notava-se que tinham alguns conhecimentos, os programas curriculares é que não eram grande coisa na altura, agora há com cada história que começo a pensar que quem dá aulas de informática é o porteiro ou a sra. da limpeza.
 
... agora há com cada história que começo a pensar que quem dá aulas de informática é o porteiro ou a sra. da limpeza.

Nem mais, e se for num colégio particular ainda pior, por ser uma disciplina fora do curriculum escolar, pagas 10e, e o que aprendes é = a nada. Um exeplo: no 5º e 6º anos, word , uns desenhitos e ir á net = a brincadeira , no 7º a mesma coisa e mais umas tabelas, mais nada. O meu puto diz que dá ensinadelas ao prof, no outro dia levou a pen e o prof nem sabia que havia progs que corriam pela pen os chamados portable. Enfim, aviso á navegação quem quer ser prof o melhor é ser primeiro afilhado do Dir.
 
Todos os professores deviam ser como eu:

Trabalhos feitos no OpenOffice -> mais 10% na nota

Trabalhos feitos no Linux -> mais 25%

Isso não é um bocado extremo?;)

Os professores de ITI na minha altura, podiam vir de várias àreas, mas não exclusivamente de informática. A minha namorada que é professora primária contou-me isto há uns dias; sendo o tema da conversa o pessoal que tirava o curso para ser professor de matemática do ensino secundário e podiam dar aulas a putos da primária. De matemática percebiam, e metodologia para ensinar a ler e a escrever? E o resto?
Logo se na primária é assim ou era (não percebi muito bem), não me admira nada que para a disciplina de TIC ou ITI, na minha altura, seja parecido.
 
na ultima aula comecamos a dar Scripts (.sh)
not bad
o meu stor embora as vezes tenha duvidas num ou outro comando, consegue dar bem as aulas.
ve se que prepara +/- aquilo e com o apoio dos papeis dele nao faz figura de parvo como muitos stores que ja vi..

no 10 ano quando supostamente era para dar a parte grafica da caixa magica (tem muito que aprender a .. era exercicios do tipo abrir o Kpaint e a KCalc) , a primeira coisa que a minha stora disse ao ver a caixa magica foi
"que icones tao giros"
"ja viram ali a reciclagem?
 
Última edição:
na ultima aula comecamos a dar Scripts (.sh)
not bad
o meu stor embora as vezes tenha duvidas num ou outro comando, consegue dar bem as aulas.
ve se que prepara +/- aquilo e com o apoio dos papeis dele nao faz figura de parvo como muitos stores que ja vi..

no 10 ano quando supostamente era para dar a parte grafica da caixa magica (tem muito que aprender a .. era exercicios do tipo abrir o Kpaint e a KCalc) , a primeira coisa que a minha stora disse ao ver a caixa magica foi
"que icones tao giros"
"ja viram ali a reciclagem?

Bm e com cada coisa meu deus, eu tirei um curso profissional de tecnico de informatica de gestão e no 11º dei linux, e por acaso ate foi interessante, pois o que a gente fazia era trabalhar em consola para aceder ao servidor da escola e isso, aprendemos os comando que de resto nao m lembro pois nunca m dei ao trabalho apesar de ter tido vontade, xegou agora a vontade de aprender muito mais de linux.
O meu prof e que prontos era um cromo que andava la, ele ate sabia, mas ainda lhe dei umas lições:D.
Eu axo muito bem que se começe a aprender nas escolas pois o mundo nao e so windows, que de resto ta cada vez pior, quem viu a microsoft e quem a ve.
 
Todos os professores deviam ser como eu:

Trabalhos feitos no OpenOffice -> mais 10% na nota

Trabalhos feitos no Linux -> mais 25%


não é nada má ideia!
excelente pena não serem todos como tu, para que a microsoft pare de meter dinheiro ao bolso proveniente do seu império capitalista.
 
Eu por acaso no 10º ano em TIC tive alguma formação de Linux.
E demos isto 'tudo' não porque o str lhe apeteceu, mas sim porque constava e consta do programa de TIC. Mas acredito que haja por aí muito "professor" que não tenha as minimas bases para leccionar tal matéria.

Não creio que seja isso. Eu já não olho para o programa de TIC à bastante tempo mas da última vez que olhei realmente havia uma nota no programa sobre outros sistemas não-windows. Aí tens razão, faz parte do programa.

Por outro lado, essa matéria estava somente incluida na secção de assuntos facultativos. Ou seja, é previsto que os professores ensinem sobre isso mas não é esperado que os fazem. Logo, só te ensinaram porque apeteceu ao teu professor.

Quantos professores de TIC querem dar isso? Eu já vi uma professora de TIC que ao olhar para o cursor em I do MS Word pensou que era um campo para inserir uma palavra-passe...
 
Todos os professores deviam ser como eu:

Trabalhos feitos no OpenOffice -> mais 10% na nota

Trabalhos feitos no Linux -> mais 25%

Eu por acaso nos trabalhos de grupo obrigava os meus colegas a usarem OO pois mandavas-lhe os trabalhos em odt :-D

Mas no 10º ainda usamos Linux numa ou outra aula. Como o server estava em baixo não dava para irmos buscar os trabalhos e acabava por ser aula livre. Entrei em Caixa Mágica e quando o resto do pessoal viu, fizeram logo o mesmo.

Fiquei surpreendido com as reações pois de toda a sala eu devo ter sido o único que achou o CM uma distro normal e sem nada demais. Eles adoraram.

Mas ainda me lembro numa apresentação de Biologia em que meti o Ubuntu ligado ao retroprojector com o Beryl... As reacções deles forem mesmo demais. Quanto tocou para fora queriam todos saber como meter aquilo no PC :)

Basicamente, o desafio passa por dar a conhecer pois quem conhece gosta e passa a usar.

BTW pessoal, LnxSlck disse que aumentava a nota a quem usasse aquilo e não que diminuía a quem não usasse. É diferente =p
 
Quando estava na secundaria,os pcs do bar (2 pentiuns 133) tinham uma distro de linux (penso que era red hat) a correr apartir de um server..era um pouco lento..mas dava pa ir a net..e nunca ninguem se qeixou ou se mostrou inapto pa ir a net la..o problema e que akilo tava sempre a berrar..penso que era por correrem apartir do server..
Já os pcs das salas de Iti e assim..tinham o xp..e linux..mas as nossas passes não davam para o linux sabe se la pk..axo k o linux so dava para cenas administrativas ou que era...alguem uma vez me deu assim uma desculpa dessas...
Agora na universidade..os pcs da biblioteca tem o xp k korre mais lento que o sei la o que..mas ja vi uns dois ou tres profs com linux nos tateis..
Uma coisa que achei mal e respondi,foi o seguinte
Numa aula de elementos de quimica fisica..havia uns graficos..e o homenzinho começou a tentar explicar como se faziam..entã ovai ele..ah vao ao iniciar programas microsoft office...epa..eu pedi permissao para falar e disse..que o office era pago..e que se algum pc viesse com isso..era ilegal..a menos que o pagassemos..calou se logo..isto porque na 1a aula..veio nos com o discurso que não metia paginas de um livro xpto no elearning pk achava que era ir contra o autor..
Ora se é assim para livros pk n é também em software!!não é que tenha da microshit...mas pronto..até admito que o homenzinho se sonhasse que havia o openofice era capaz de aceitar e tal..mas pronto..e esta ideia de so falarem em cenas a que supostamente não temos acesso livre irritame..
Acho que as escolas das duas uma..ou optavam por distribuir o software que querem que usemos,de borla,ou pelo menos a preço acessivel,ou então que usem cenas de borla..
 
Eu por acaso nos trabalhos de grupo obrigava os meus colegas a usarem OO pois mandavas-lhe os trabalhos em odt :-D

Mas no 10º ainda usamos Linux numa ou outra aula. Como o server estava em baixo não dava para irmos buscar os trabalhos e acabava por ser aula livre. Entrei em Caixa Mágica e quando o resto do pessoal viu, fizeram logo o mesmo.

Fiquei surpreendido com as reações pois de toda a sala eu devo ter sido o único que achou o CM uma distro normal e sem nada demais. Eles adoraram.

Mas ainda me lembro numa apresentação de Biologia em que meti o Ubuntu ligado ao retroprojector com o Beryl... As reacções deles forem mesmo demais. Quanto tocou para fora queriam todos saber como meter aquilo no PC :)

Basicamente, o desafio passa por dar a conhecer pois quem conhece gosta e passa a usar.

BTW pessoal, LnxSlck disse que aumentava a nota a quem usasse aquilo e não que diminuía a quem não usasse. É diferente =p

Por acaso, já pensei nisso do Beryl, mas ainda não tive tempo para o instalar. Isto que eu falei foi só um exemplo, querem saber os resultados? A maior parte dos alunos passou a usar o OpenOffice e trabalha tão bem lá como no Word. Neste momento conhecem 2 programas de processamento de texto, a partir de agora são livres para escolher o que mais gostarem.

Acho que é preciso dar a conhecer, nem que seja à força :-D, mas depois é deixá-los usar o que mais gostarem.
 
Back
Topo