Linux na PS3

dr_jivagos

Power Member
Estou a pensar instalar o linux na PS3 para me poder entreter um pouco mais com a consola em vez de ser só jogar.
Estou a pensar ir para o Yellow Dog Linux for PS3 na sua versão 6.1 que saiu precisamente hoje.

Pelo que li nas reviews internacionais é o que o pessoal aconselha, gostava de saber de pessoal que já tenha feito este processo o que achou, se vale a pena o tempo perdido com as partições e tudo o resto e se lhe dao algum uso após.
Uma das razoes para também tentar isto é para poder ver divx com legendas na ps3 :) e para ver mails e usar o msn por lá tambem.

Digam de vossa justica o que axam, o que se deve ou nao deve fazer e alguns cuidados a ter caso vos tenha acontecido algum problema.
 
também tenho curiosidae nisto... adquiri terca uma ps3 (que ainda não abri...xD), e também já ouvi falar disso de se por linux em ps3... mas não percebi muito bem como funcionava...

1- é rapido?
2- perdesse a garatia?
3- que funcionalidades acrescenta?
4- ficamos sem o sistema operativo da consola?
5- resulta bem?
6- quanto ocupa?
7- não é preciso ter teclado e rato... pois não tou a imaginar um pc com linux sem isso... etc...

alguém sabe??

cumps...
 
também tenho curiosidae nisto... adquiri terca uma ps3 (que ainda não abri...xD), e também já ouvi falar disso de se por linux em ps3... mas não percebi muito bem como funcionava...

1- é rapido?
2- perdesse a garatia?
3- que funcionalidades acrescenta?
4- ficamos sem o sistema operativo da consola?
5- resulta bem?
6- quanto ocupa?
7- não é preciso ter teclado e rato... pois não tou a imaginar um pc com linux sem isso... etc...

alguém sabe??

cumps...

Não o tenho instalado, mas pelo que ouvi:

1 - Não é propriamente rápido, mas também não é lento.
2 - Não.
3 - Tudo o que um Linux no PC acrescenta.
4 - Não.
5 - ???
6 - 10Gb (partição)
7 - Precisas de teclado e rato.

Aviso já... Linux não é para qualquer um.
 
Não o tenho instalado, mas pelo que ouvi:

1 - Não é propriamente rápido, mas também não é lento.
2 - Não.
3 - Tudo o que um Linux no PC acrescenta.
4 - Não.
5 - ???
6 - 10Gb (partição)
7 - Precisas de teclado e rato.

Aviso já... Linux não é para qualquer um.

obrigado pelas respostas... linux nõ é para qualquer um porquê??

há teclados e ratos pa ps3?? não fazia ideia... xD
onde arranjo sabes??

cumps...
 
Linux não é para qualquer um porque se uma pessoa já tiver dificuldades no Windows, então no Linux... (é que aquilo mete códigos, tipo linha de comando do Windows... não sei até que nível, mas pelo menos na instalação irás ter de usar uns códigos.)
Mas caso sejas uma pessoa capaz de seguir tutoriais, então instalas isso na boa.
Qualquer rato e teclado desde que sejam USB trabalham na PS3. Arranjas nas lojas, ora essa. :P
 
a Maior parte das distros de linux depois de instaladas quase nao se recorre a linha de comandos.
Basicamente é quase tudo tipo windows, com janelas e tudo bonitinho, pelo que praticamente qualquer um consegue navegar dentro do linux.
Eu devo ir experimentar :)
 
a Maior parte das distros de linux depois de instaladas quase nao se recorre a linha de comandos.
Basicamente é quase tudo tipo windows, com janelas e tudo bonitinho, pelo que praticamente qualquer um consegue navegar dentro do linux.
Eu devo ir experimentar :)

Eu só usei Linux uma vez e foi o Live CD, mas sei que na instalação da PS3 tens de usar códigos.
 
Aviso já... Linux não é para qualquer um.
Bem, eu utilizo o YDL na PS3 há já alguns meses e vim directamente do Windows XP, sem qualquer contacto prévio com Linux. Qualquer pessoa pode instalar e usufruir deste SO na sua PS3. Existem guias que explicam passo a passo praticamente tudo o que se pode fazer actualmente. Portanto, desde que se tenha curiosidade, tempo e paciência estão há vontade de o experimentar. Se mudarem de ideias e não gostarem podem sempre formatar o HDD da PS3 e repor tudo.

só usei Linux uma vez e foi o Live CD, mas sei que na instalação da PS3 tens de usar códigos.
Se tiverem a PS3 ligada a uma tv HD toda a instalação é realizada através de uma interface gráfica, há semelhança do que acontece quando instalam o Windows XP num PC, por exemplo.

Quanto ao que se pode ou não pode fazer, limitações e tudo o mais existem já vários tópicos que discutem esse assunto.
 
Última edição:
Olá a todos

Só uma pergunta, o que queres dizer com:



Não há maneira de desinstalar o Linux na PS3 ?

Tens mesmo de formatar o disco ?

Acho que sim. Visto que é criada uma nova partição no disco de 10GB para o Linux, se quiseres removê-lo tens mesmo de formatar o disco.
Se não me engano, e corrijam-me se estiver enganado, na instalação do Linux também vais perder tudo o que tens no disco, por isso faz a cópia de segurança antes de o instalar.
Ainda não pensei nisso, mas é uma coisa que também vou fazer brevemente, instalar o Linux na PS3.

Cumps.
 
Bem, eu sou adepto do Linux, já trabalho com ele à uns anitos, tenho no meu PC mas acho que para já na PS3 não há necessidade, vou esperar mais umas novas distros para ver se sai alguma coisita de jeito
 
Última edição:
Olá a todos
Não há maneira de desinstalar o Linux na PS3 ?

Tens mesmo de formatar o disco ?

Como o Toluis12 mencionou a única maneira de devolver os 10 gigas particionados é formatando o HDD. O processo é rápido e a PS3 permite fazer o backup de tudo para um disco externo ou pendrive.
 
A uma tv HD? lol Se for a uma de 37cm dá na mesma, ser HD ou não é irrelevante.
Não, não é irrelevante. O processo de instalação numa televisão SD é textual, não gráfico. Para além disso visualizar o YDL numa tv SD é pouco funcional. A resolução é muito baixa e as janelas tornam-se demasiado grandes. :rolleyes:
 
Boas,

Por acaso tenho umas perguntas em relação à instalação do Linux na PS3, mais precisamente em relação às funcionalidades que podemos ter. Para além de navegar na net, msn, ter as funcionalidades de um SO na PS3, visto que com os media servers que já existem já conseguimos fazer streaming dos vídeos a partir do PC com legendas e tudo sem ser necessário embutir, quais as funcionalidades que se destacam na utilização de uma distro do Linux na PS3?

A pergunta parece ser um bocado "básica", mas eu por acaso sou noob no Linux, conheço pouco daquilo.
Gostaria que o pessoal mais expert me dissesse o que fazem com o Linux na PS3.

Cumps malta.
 
Não, não é irrelevante. O processo de instalação numa televisão SD é textual, não gráfico. Para além disso visualizar o YDL numa tv SD é pouco funcional. A resolução é muito baixa e as janelas tornam-se demasiado grandes. :rolleyes:

Estás-me a dizer que se instalar o S.O. com a ps2 ligada em HDMI o interface é gráfico e que se instalar ligada por VGA/S-video/Scart o interface é por linha de comando? :rolleyes:
 
No meu caso a PS3 faz de PC desktop em minha casa: internet browsing, gestão do mail, IM, P2P, emuladores, OpenOffice, enfim...o usual. Para tarefas mais pesadas tenho um Macbook que utilizo para trabalhar.

Ou seja, se já tiveres um desktop não há muito a ganhar com a instalação do Linux, a não ser que a ideia de jogar os velhos clássicos da Megadrive ou Snes na tua tv te seja atractiva.

Respondendo ao ThatsMe:

Estás-me a dizer que se instalar o S.O. com a ps2 ligada em HDMI o interface é gráfico e que se instalar ligada por VGA/S-video/Scart o interface é por linha de comando?

There are just a few things you must do with your PS3 before it is prepared to install Yellow Dog Linux.
1. Attach your PS3 to a hi-definition TV or monitor using an HDMI (digital)
or Component (5 RCA jacks) cable. Composite (yellow RCA jack) is not
supported as the resolution is too low

No Guia de instalação
 
Última edição:
No meu caso a PS3 faz de PC desktop em minha casa: internet browsing, gestão do mail, IM, P2P, emuladores, OpenOffice, enfim...o usual. Para tarefas mais pesadas tenho um Macbook que utilizo para trabalhar.

Ou seja, se já tiveres um desktop não há muito a ganhar com a instalação do Linux, a não ser que a ideia de jogar os velhos clássicos da Megadrive ou Snes na tua tv te seja atractiva.

Respondendo ao ThatsMe:





No Guia de instalação


Obrigado pelo apoio e pelo esclarecimento.
Mais alguém que utilize o Linux pode dizer alguma coisa?

Agradeço desde já os vossos esclarecimentos.

Abraço pessoal.
 
Bem,

Tive a ler o manual de instalação que o thendless postou e achei muito bom. Tive também a pesquisar sobre aplicações e potencialidades do Linux e gostei do que vi. Acho que vai valer a pena instalat o YDL na PS3.
Também já arranjei uns links com software útil para o YDL.

A PS3 é mesmo uma plataforma multifunções. :)

CUmps.
 
Back
Topo