Linux nabo !

LONELYDOG

Power Member
Olá a todos ! Não sei se metia aqui ou no Windows, mas cá vai ! Tenho um velho charuto ( AMD DURON 1300, 512 ddr 400, Geforce 2 com 64 mb, som onboard, MSI KT6 com chipset VIA 600 ) parado e vou oferecê-lo à minha filha. Tem 1 disco de 40 gigas com o XP Media Center 2005 e gostava de fazer umas experiências com o Linux. Para isso, estou a pensar acrescentar mais 1 disco ( IDE ou SATA, acho que será indiferente ... ) e instalar o Ubunto 6.10, que já descarreguei da net ! Agora, as dúvidas do nabo em linux :
1- Já tive o caixa Mágica e não gostei pq não me reconhecia o modem USB analógico ( ZOOM) ! Ora sem net, tratei de formatar e usar o XP !
2- Queria saber como fazer. O meu objectivo é ter 1 disco para cada sistema operativo e no arranque poder decidir o que vou usar. Logo, se acrescentar 1 disco com Ubuntu, será que isto é possível ?
3- Entre Ubuntu ou outra distro, qual aconselham ?
4- o Ubuntu trás tudo ? Office, etc ?!
5- Há alguma incompatibilidade conhecida entre Linux e o hardware que eu descrevi no início ?

Desculpem o testamento, a ignorância e quem puder que dê uma ajudinha.
 
2 - É perfeitamente possivel escolher qual arranca 1º, ou no momento, escolher com qual queres arrancar... o GRUB faz-te isso :)

3 - Nao aconselho, Ubuntu é o ideal para "nabos" :P (eu tb uso ubuntu ;))

4 - Ubuntu tras o indispensável: Browser (Firefox) Leitor de Musica (nao me lembro do nome de nenhum :X) Suite de Office (Open Office), etc...

5 - Quanto mais velho for o hardware, menos problemas vais ter... o unico problema que podes vir a ter é com o modem, mas facilmente arranjas soluçao ou aqui, ou pela net fora ;)
 
Obrigado pela mãozinha ! O GRUB, presumo que seja uma espécie de LILO ou estarei a meter água ? E é instalado por defeito com o Ubuntu ou terei que ir instalar manualmente depois ? Qt ao modem, agora tenho NEtcabo com aqueles Thomson ! Dão probs, incompats ?!
 
Obrigado pela mãozinha ! O GRUB, presumo que seja uma espécie de LILO ou estarei a meter água ? E é instalado por defeito com o Ubuntu ou terei que ir instalar manualmente depois ? Qt ao modem, agora tenho NEtcabo com aqueles Thomson ! Dão probs, incompats ?!

Sim, é um bootloader como o lilo e é instalado de forma automática. O modem é só ligares por ethernet e não tens que fazer mais nada :P
 
Back
Topo