1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

linux não arranca c/ 2 discos

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por mafas, 21 de Setembro de 2002. (Respostas: 4; Visualizações: 795)

1. mafas

mafas Power Member

Tenho um 2º disco (de gaveta) e tem duas partições, estando o windows 98 instalado na 1ª.

O disco principal tem o Windows XP e o Suse Linux.

Acontece que quando o linux arranca, encrava no teste às partições do 2º disco, será por ter o win98 instalado?
    Para contornar a situação, tenho que tirar o disco da gaveta e trabalhar só com o principal.

Ficheiros Anexados:

2. kazuza

kazuza Power Member

Estavam todos os discos ligados ao sistema quando instalaste o Linux?
    O Linux vai escrever por cima dos boot record do windows...
    Se o disco com o 98 não estava lá, o Linux não sabe que ele existe e ignora-o.
    Tenta arrancar com uma disquete e vê se consegues recuperar o boot no LILO (espero que o tenhas instalado).
    Para a próxima, faz como o resto do pessoal que tens dual boots com Linux > disquete de aranque para Linux. Faz com que o sistema só arranque com a disquete...

3. mafas

mafas Power Member

Realmente o disco que tem o Windows 98 não estava ligado quando instalei o Linux, mas isso foi porque tive que o tirar porque de outro modo não conseguia instalar o Linux, encravava no tal teste às partições desse disco. Também não instalei o LILO porque uso o Bootmagic.

Ainda não referi que esse disco tem um problema, saltou-lhe um dos pinos e é reconhecido no arranque como ATA100, mas no XP por exemplo só funciona em modo PIO! No Win98 por exemplo é muitíssimo mais rápido, mesmo nos benchmarks. É muito estranho mas é verdade...

Quanto à disquete de arranque, tentei criar uma mas não consegui arrancar com ela. Não sei se é necessário criá-la quando se faz a instalação.

Obrigado.

4. kazuza

kazuza Power Member

Então já sabes o que te vou dizer: sentença dada ao disco...

5. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

arranja um CD de slack por exemplo q tem boot e arranca o linux pelo CD...sema thing as a boot disk.

Partilhar esta Página