linux newbie . need help

_darkmoon_

What is folding?
antes de mais boa noite a toda a jente.
vou vos esplicar o meu prob .. é assim eu instalei o kubunto 5.10 e tive alguns probs em faze-lo pk nunca conseguia k ele entrasse em modo grafico...
passado isso la consegui por o kubunto a bombar mas os drivers do conector usb belkin para wireless n vinham instalados....
ao fim de muito procurar la os consegui encontrar ... posto isto de parte xegei a parte dificil....
Eu(um utilizador "avançado" de windows) a tentar usar linhas de comandos em linux.. la encontrei o howto k vinha no ficheiro dos driver e fis tudo como vinha la ate chegar a parte do "make" e "make install" quando inseri esta linha de codigo deparo-me com este erro: "make : comand not found"
agora esplikem me se isto e normal
normalmente isto era um dakeles comandos super importantes do kubunto certo???
como raio agora vou eu faser isto
agradeçia k me ajudassem pois isto desiludiume bastante e se n encontrar maneira de resolver este problema bem depressa vou ser obrigado a mudar de distro...
agradeço ja em avanço.
 
Não tens o pacote necessário para poderes usar a Makefile.
O ubuntu (e kubuntu) acho que não instala logo as libs de desenvolvimento, pelo que te falta o pacote Make (ou gmake, agora não me lembro muito bem).
Só depois de instalares esse pacote é que vais conseguir fazer isso ...

Boa sorte

EDIT: para instalares o pacote, procura por ele no synaptic ...
 
eu ate fasia o apt-get mas eu n tenhu net e n sei usar o synaptic alguem me pode esplicar como o faser sem net ou entao como o saco no windows e o passo po linux
 
agora nao tenho a certeza, mas a não ser que actualizes o sources.list isso não te vai à net, e esse pacote encontra-se no cd.

Mete o cd faz
$ sudo apt-get install build-essential
 
epa agora ja apareçe alguma coisa no make mas n consigo faser make na memsa ,
da um erro ***** k eu n me lembro
mas tem qualker coisa a ver kom ficheiro nao eespecificado
mesmo kando fasso make install ele dis k n
 
epá, n leves a mal, mas primeiro tens de aprender a escrever com mais calma (e melhorzinho :P)... é que fica uma confusão que não se percebe nada :(
Depois, dava jeito que pusesses aqui qual foi o erro que deu, porque senão é complicado ajudar pois pode ser mta coisa.

Mas já agora, fizeste o ./configure (e tens lá na dir onde estás um ficheiro chamado makefile)?
 
desculpem la a maneira de escrever....

bem é assim eu n tenhu acesso a internet(no linux) portanto maior parte das libs e dos -dev n estao disponiveis para mim..
o k tentei faser pa resolver esta questao foi sacar pelo windows os pacotews k precisava e mtelos num cd pa passar para linux.
mas pos se um prob: como e k eu meeto na source list o caminho pa uma pasta dentro do cd...
se me pudessem ajudar agradecia mt
 
Back
Topo