Linux no e-escolas, será desta?

E para que é que querem a licença? só se for para servir de calço para uma mesa que esteja manca :-)

Tenho uma licença do XP a estrear de um portátil que está quase na reforma... só não tenho é mesas nem cadeiras mancas. Ou seja.... não tem utilidade nenhuma, nem para calço serve!

e porque não a vendes? :D

anyway.. na minha escola todos os pcs têm alinex.. se queriam usar uma distribuição tuga, prefiro o muito mais á "caixa trágica" (usando o nome referido atrás:p)
 
A iniciativa é boa, mas Caixote Trágico???

Por favor, isso só vai contribuir para as pessoas terem uma péssima ideia do Linux, ou menos metiam Alinex


o alinex sei que esta naqueles portateis que o Governo deu a escola...

ja o selecinei mas nunca chegou a entrar no seu ambiente nao sei pk!
 
O CaixaMagica não é um mau sistema, simplesmente não vai ser suficiente para ajudar na massificação do OpenSource. Tudo bem, pode ampliar ligeriamente a userbase de CaixaMagica, mas, não era o passo acertado se o objectivo era massificar o OpenSource em Portugal. Para esse efeito, tinham que usar uma distro mainstream. Ubuntu e seus forks derivativos são, à partida opções lógicas, ou, por exemplo, openSUSE. A transição para GNU/Linux não é fácil, não por defeitos inerentes ao sistema mas sim por ser diferente de Microsoft Windows. Se te espetam um sistema operativo que possui uma comunidade miserável, parca escolha de pacotes, principalmente na existência de alternativas bem melhor servidas é uma grande argolada! Estamos a falar dum público alvo jovem, com grande potencial para aprender explorando. Em ubuntu isso é muito favorecido dada a disseminação de informação pela Internet. A maioria dos problemas que esses futuros users iriam ter estariam facilmente solucionados à custa de uma googladela. Todos nós já fomos inexperientes em GNU/Linux e sabemos que a comunidade e o número de resultados que saem no google é determinante.:002:

Ainda por cima o CaixaMagica mudou para base em Mandriva (ao passo que antes era SUSE senão estou em erro), pelo que a versão 12 está extremamente verde ainda (ainda é uma versão alpha porém :P).
 
O problema nisto (além da distribuição esolhida, porque acho que não foi a escolha mais feliz) é o preço. Se eles baixassem o preço da a versão com Linux acho que haveria muito mais pessoas a aderir. Assim, até eu se fosse comprar o portátil escolhia comprá-lo com windows. Depois podia formatar e pôr o que quisesse.
 
é tudo um grande 'flop'. contam-se pelos dedos os países que tiveram a coragem de abraçar o opensource na administração pública, educação, etc...

e nesse ponto de o preço ser o mesmo então, até eu comprava um portatil com windows nesse caso. É uma serial que ganhas, ja que pelo mesmo preço podes 'comprar' um Sistema Operativo, que, quer queiras quer não, alguma vez terás que usar.
 
A hipotese mais obvia é o Paulo Trezentos. E alguém vai ter de instalar o dito SO nas máquinas :)
Eu nem sabia quem era o tipo! (tive de googlar)...
Mas que há gato na escolha da Caixa Mágica há.


Só nos resta uma solução: Fazer vários tutorias a ensinar como remover a Caixa Mágica e meter uma distribuição a sério !!! :004:
 
o alinex sei que esta naqueles portateis que o Governo deu a escola...

ja o selecinei mas nunca chegou a entrar no seu ambiente nao sei pk!

Era preciso instalar um patch qualquer.. enfim

Ao menos metiam Ubuntu com o Compiz que era para os putos se passarem e ganharem o gosto pelo Linux.

Eu por acaso ate sou responsavel por computadores numa escola, e como eram fraquitos, meti Archlinux com XFCE

Quanto à distro, o Caixote Trágico definitivamente não é a solução... Derivados do Ubuntu, por exemplo o Xubuntu parece ser bom para máquinas +/-, ou em máquinas antigas, Arch com XFCE
 
Última edição pelo moderador:
firedrops:
e nesse ponto de o preço ser o mesmo então, até eu comprava um portatil com windows nesse caso. É uma serial que ganhas, ja que pelo mesmo preço podes 'comprar' um Sistema Operativo (...)

Software livre não é sinónimo de software gratuito.
Se não te importas de pagar 100 euros por um sistema operativo proprietário, porque é que te importas de pagar 100 euros por um sistema operativo livre? Ou achas que o esforço de quem desenvolve software livre não deve ser recompensado, também, monetariamente? Ou achas que a rapaziada que desenvolve software livre anda a trabalhar para que possas gastar o dinheiro em software proprietário? Ou achas que o software livre não vale um tusto?

Esta cena chateia-me à brava! alguma malta vem do Windows habituada a sharewares, freewares e softwares 'poucochinhos' e pensam que Software Livre é igual a shareware mas sem cracks.

(...) que, quer queiras quer não, alguma vez terás que usar.
Talvez não acredites, mas há quem viva, trabalhe, divirta-se e ganhe dinheiro sem tocar num PC com Windows. E esta, hein?
 
Então já somos dois no sítio errado...só me falta mesmo os euros.
Infelizmente não deve ser com iniciativas destas, já atrasadas e num só portátil que vão dinamizar a coisa. É um passo, mas pequenino.
Esta versão da Caixa Mágica não conheço, portanto não opino.
 
Acho a oferta desnecessária, pois o tipo de consumidor a que se destina a oferta não "sabe" trabalhar com linux. O open office não vale nada.

cumps
Que comentário perfeitamente desnecessário... até porque pode haver pessoas interessadas, e o $$$$ destas licenças não sai de Portugal, ao contrário das outras! Comprar windows aumenta o défice (então massivamente como é feito). Se incentivassem verdadeiramente o uso de tecnologias livres, bem podiam baixar os impostos!

Já agora também penso que Caixa Mágica é uma má opção! Deviam ter escolhido uma distribuição que já estivesse mais enraizada no mercado..
Não sei qual a ideia do Governo(aqui há uns tempos, já nem sei bem a história) e Tmn de gostarem tanto assim da caixa mágica!

Suporte, suporte, suporte,... qual a única empresa que tem alguma dimensão para isso??? Esta história dos portáteis é feita com uma desresponsabilização do governo por trás (nós pagamos, vocês tratam disso); Acontece que a TMN (+ a siemens) "deixou" a CM participar. Não podes entregar o portátil sem que funcione (com a placa 3G), apesar de ter acontecido AOS MOLHES com o Vista (Das 3 pessoas que conheço que aderiram, as 3 têm vista e ninguém se consegue ligar).

e porque não a vendes? :D
Se veio com portátil, a licença OEM está agarrada à board... por isso não pode vender. Se houvesse tempo e paciência deveria ter ido à marca pedir os 100eur de volta (no ano passado houve um caso em Fr e outro em It que devolveram 100-150eur pelo software proprietário: win, works, anti virus, etc :) )
 
Lá por eles darem suporte, não quer dizer que as pessoas o vão usar. Trata-se de ter conhecimentos no sitio certo à hora certa, e nesse aspecto, o Paulo Seiscentos, é um autêntico relações públicas.

Provavelmente a melhor opção teria sido a instalação de Ubuntu. É bastante amigável, está bastante divulgada, e existe muita gente ambientada com esta distro. Por esta altura, já toda gente deve conhecer uma ou outra pessoa que já testou ubuntu o que também "transmite" segurança.

Mesmo assim, é de aplaudir o facto de darem alguma escolha.
 
Caixa Mágica vai avançar com nova oferta no e-escolas em parceria com Inforlândia

Caixa Mágica vai avançar com nova oferta no e-escolas em parceria com Inforlândia

Descontente pelo facto de acreditar que a forma como o Programa e-escolas foi montado não permite a diferenciação da oferta Linux, já que o preço de aquisição é sempre 150 Euros, seja qual for o sistema operativo, Paulo Trezentos adiantou hoje que a Caixa Mágica vai avançar em parceria com a Inforlândia com um portátil Linux com placa gráfica dedicada. Embora ao mesmo preço de 150 Euros esta é uma proposta de valor que poderá atrair os estudantes para quem esta componente é importante, para usar em aplicações de trabalho ou mesmo no lazer.

“A restrição de não poder mexer no preço nos computadores com open source é negativa porque não permite a diferenciação. Aliada a uma fraca promoção desta oferta é difícil vencer”, explica o responsável técnico da Caixa Mágica e investigador da ADETI que lamenta a fraca procura dos portáteis com Linux no programa e-escola.

O portátil Insys da Inforlândia com Caixa Mágica vai integrar a oferta da TMN e inclui uma placa gráfica NVIDEA GeForce e, segundo Paulo Trezentos, tem a garantia de que o software integrado funciona a 100%.

Para além desta nova parceria, Paulo Trezentos aproveitou a presença no VI Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta para anunciar ainda outras novidades da Caixa Mágica, como o suporte ao software do Cartão de Cidadão, e a continuação da aposta na formação com a repetição do programa de Estágios de Verão, a realizar entre Julho e Agosto, e da Caixa Mágica academia open source, onde serão colocados à prova os conhecimentos de 12 recém-finalistas de cursos de tecnologia.

O responsável técnico da Caixa Mágica anunciou também a criação do primeiro mestrado em Open Source, já aprovado pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior, e que avança já este ano em Outubro no ISCTE, com parceria da Universidade Aberta da Catalunha.

http://tek.sapo.pt/4I0/815730.html
 
Back
Topo