1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux no meu pc!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ziclon_b, 21 de Julho de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 717)

1. Mt bem, é o seguinte, o meu pc é dos tempos do Pentium 4, 3.0, tenho um disco de 120 Gb, dividido em 4 partições, 3 de 15 Gb e uma 4ª com a restante capacidade de disco, tenho o SO Windows XP numa das partições de 15 + as drives e afins, mas tudo o que é programas não essenciais (ferramentas de edição, jogos e afins que tenho por cá..) ficam todos na partição maior, documentos, musicas vídeos, etc vão po disco externo.

Como devem calcular tenho duas partições, de 15 gb cada, desocupadas, numa delas quero instalar o Linux, e aqui começam as perguntas. Que versão devo instalar? (caixa magica, ubuntu..) Como é que faço para poder ter opção de escolha no boot do sistema para optar entre (neste caso) XP e Linux? Qual é a melhor optimização de disco (Se posso continuar como estou ou devo formatar o disco e reorganizar as partições)? Algo a acrescentar que nem tenha referido?

Eu já deveria saber fazer isto, mas prefiro primeiro colocar a questão a quem ja passou por isto e já tem experiencia no assunto.

(Espero estar a colocar questão na secção correcta)
    Obrigado pela vossa atenção.

2. FullDevr

FullDevr [email protected] Member

Primeiro: Está na secção errada.
    A correcta seria: Dúvidas e Suporte Técnico *NIX World

Segundo: Acho que fazias bem em fazer download do Ubuntu 8.04.
    Podes pedir um CD que demora mais ou menos 2/3 semanas a chegar, ou podes fazer download e gravar com a tua ferramenta preferida (Nero, Alcohol 120%, etc.).
    Instala numa das partições de 15gb.

Em relação ao dual-boot, ao instalares o Ubuntu, instalas também o GRUB, que te permite escolher se queres iniciar o Windows, ou o Ubuntu :)

Qualquer dúvida posta.

Cumps

3. John Silva

John Silva Power Member

Aconselho-te primeiro a experimentares os LiveCD's de várias distribuições e ver qual é aquela que melhor se adapta ao teu hardware e aquela que mais gostas.
    O Ubuntu é a escolha mais popular mas há outras que poderão surpreender muito pela positiva quer na facilidade de instalação e no reconhecimento de todo o hardware.
    Se tiveres informações inportantes na tua partição do Windows, o melhor é fazer um backup completo já que por vezes as coisas não correm bem muito por culpa da nossa azelhice ! ;)
    Das distros que eu conheço, aconselho-te a experimentar para além do Ubuntu, o Mandriva, o PCLinux OS, Fedora 9, Sabayon, o DreamLinux e o Simply Mepis.

Cumps.

4. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Como te disse o John Silva, podes começar por experimentar liveCD's de várias distros de forma a determinar se todo o teu hardware funciona e qual o DE que mais gostas, Gnome, KDE ou XFCE.

Apesar de todas as distros que o John Silva referiu serem bastante user friendly, sendo por isso ideias para iniciados, se calhar o ideal seria começar pelo Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu, isto por causa da imensa comunidade que tem por trás, o que te irá facilitar a vida, caso necessites de resolver algum problema, depois de estares mais ambientado, podes ir saltando de distro, até descobrires a que melhor se adequa a ti.

Partilhar esta Página