1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux no Trabalho

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Lagafe, 3 de Agosto de 2012. (Respostas: 19; Visualizações: 1749)

  1. Lagafe

    Lagafe Power Member

    Gostaria de criar um tópico orientado ao fornecimento de alternativas em sistemas Linux, a software utilizado em ambiente profissional noutros sistemas operativos.

    Para micro e pequenas empresas, a opção por sistemas Linux pode ser uma excelente solução para diminuir custos estruturais, nomeadamente numa fase de arranque da própria empresa. Contudo há um grande desconhecimento sobre software alternativo ou compatível às soluções normalmente utilizadas.

    A título de exemplo, colocaria o MS Office, para grande parte do trabalho desenvolvido nas empresas as versões do LibreOffice ou OpenOffice chegam perfeitamente.

    Não encontrei nenhum tópico com esta orientação e gostaria de saber se há colegas no fórum interessados em desenvolver este tópico.

    Cumprimentos
     
  2. Scandium

    Scandium Power Member

    Mas tens em mente uma empresa com uma actividade bem delimitada em determinada área, ou é uma empresa genérica, cuja actividade não seja especificada?
     
  3. Lagafe

    Lagafe Power Member

    Viva, agradeço a tua resposta.

    A minha atividade profissional insere-se nas engenharias, mais precisamente nas áreas de renováveis e da climatização.

    Eu não especifiquei nenhuma atividade porque queria contar com várias colaborações e com pontos de vista diferentes. Claro que quero saber mais sobre a minha área de trabalho mas acho interessante apresentar alternativas noutras áreas como arquitetura ou contabilidade.
    A ideia passa pelo tópico ser um ponto de partida para qualquer pessoa que esteja interessado em abordar o linux do ponto de vista profissional.


    Cumprimentos
     
  4. Camuflage

    Camuflage Power Member

  5. Lagafe

    Lagafe Power Member

    hetmen

    As distribuições não me interessam muito, penso que é mais importante saber quais os programas certos a utilizar.


    Camuflage

    Já me tinha esquecido deste site. Pode ser bastante interessante.


    Agradeço a vossa contribuição
     
  6. Lagafe

    Lagafe Power Member

  7. Lagafe

    Lagafe Power Member

    Que grande contribuição!
    Tanta coisa que mal dá para avaliar devidamente.
    Sou completamente noob na área de edição de video e audio mas tenho ideia que são áreas onde a oferta é bastante variada, desconheço é o seu potencial.

    Da tua lista há um software que utilizo e aprecio bastante:
    Draftsight - Utilizo-o bastante a nível profissional e para pequenos desenhos ou pequenas edições funciona muito bem, ainda por cima é multi-plataforma! Acho fundamental para qualquer empresa de Engenharia que queira apostar em Linux.


    Da lista que disponibilizaste o que é que utilizas?

    Cumprimentos
     
  8. nenhum, como já tinha dito foi ao google e compilei a lista com base nos resultados.
    A minha área é programação e uso maioritariamente: vim/gvim, gedit (raramente) para escrever e gcc, e derivados para compilar, e claro o eclipse, tudo o resto faço na cloud (relatórios, folhas de calculo) ou no papel (best tool evaar).
     
  9. Lagafe

    Lagafe Power Member

    Que cloud utilizas para relatórios e folhas de cálculo? Nesses sistemas eu tenho sempre algum receio que a rede vá abaixo e o sistemas fiquem inoperacionais.
     
  10. Lagafe

    Lagafe Power Member

    Contabilidade

    Boas,

    Continuando a procura de software alternativo para utilização profissional, gostava de encontrar software de contabilidade.
    Se possível relatem as vossas experiências.

    Cumrpimentos
     
  11. Dat55

    Dat55 Power Member

    ve se esse serve:
    http://keme.sourceforge.net/
     
  12. Ketheriel

    Ketheriel Power Member

    Perdoem-me a ignorancia... Mas todo o software de contabilidade e gestão não deverá ser homologado? Eu ponho esta questão porque pode surgir a eventualidade de obteres um cliente que apenas te contracte serviços mediante teres disponiveis algumas 'garantias' e certificações; e nesse caso ponho em duvida se o software livre poderá dar as mesmas garantias uma vez que na maior parte dos casos em que o software é gratuito (sendo livre ou nao) não tens essas garantias.
     
  13. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Tenho ideia de a obrigação da certificação do SW apenas se aplicar à facturação, mas alguém mais dentro destes assuntos legais que possa dar a certeza. O próprio portal das finanças apenas faz a menção aos programas de certificação de facturação, não sei se estes possuem depois algum módulo de contabilidade/gestão integrado ou adicional.
    http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/consultaProgCertificadosM24.action
     
  14. Lagafe

    Lagafe Power Member

    Efetivamente tem de ser certificado.
    Não sabia disso, vou tentar fazer mais uns contactos a perceber o alcance dessa certificação.
    Tentando ver o problema pelo lado positivo seria bastante interessante descobrir e esclarecer os limites de aplicabilidade do software livre nesse campo!
     
  15. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Então assim que souberes algo depois dá o feedback. Em relação aos de facturação tenho a certeza, agora acerca dos de contabilidade/gestão também não encontrei nada, daí também ter essa dúvida.
     
  16. kukulcan

    kukulcan Power Member

    Os limites de aplicabilidade de software livre nesse campo não existem.

    Podem existir limitações em certas aplicações, sejam open-source ou closed-source. Naturalmente que se uma aplicação for paga é expectável que seja certificada, enquanto que se for free pode existir a dúvida.

    O Projecto Colibri referido anteriormente é free (não open-source), e é certificado por exemplo.
     

Partilhar esta Página