Linux num MacBook

ferrinni

Membro
Boas pessoal,
eu tenho um macbook com processador intel e gostava de experimentar linux apesar de gostar do Mac OSX, pois ja ouvi falar maravilhas, assim sendo gostava de uma opiniao dos entendidos na materia para saber k distribuiçao instalar e se ha grandes problemas em reconhecer o hardware apple, e se ha maneira de contornar o problema...
Cumps
 
Antes algumas coisas davam trabalho, por causa da arquitectura ser *****. Agora que os macs são PCs por dentro, não me parece que vás ter grandes problemas. Talvez os do costume (touchpad por só ter um botão, mapeamento do teclado por ser esquisito, bootloader), mas nada que não se consiga resolver. Mas confesso que com esta arquitectura não tenho experiência na instalação de nenhuma distro.

Quanto a distros, aposta nas conhecidas (debian, gentoo, ubuntu, etc).

Recomendação pessoal: Debian (fica aqui com o howto)

Como possivelmente penso que tenderás para o ubuntu (por ser a distro que mais pessoal tem vindo a usar) aqui fica um "repositório" de informação interessante: https://wiki.ubuntu.com/MactelSupportTeam/CommunityHelpPages

Não te esqueças de, seja qual for a distro que vais instalar, veres nos howtos o que fica funcional, o que tem que ser "contornado" e o que não funciona de maneira nenhuma, para teres uma ideia do que vais enfrentar.

Caso não queiras instalar com dual-boot, podes também tentar instalar numa máquina virtual (sobre vmware ou parallels por exemplo)
 
Última edição:
Desconheço como se comporta um MacBook correndo uma distro de linux como sistema operativo principal, mas, se pretendes apenas experimentar ou até testar linux podes sempre recorrer à virtualização. Eu próprio tenho o Ubuntu instalado dessa forma, recorrendo ao VMWare.

15rzlfr.png


edit: o xtr3me antecipou-se. :)
 
É que eu vi um colega meu la na universidade com o fedora 10, penso que ele me tinha disse que tinha saido ha mt pouco tempo, instalado numa maquina asus e gostei de ver o que aquilo fazia (em algumas coisas ate tinha mt parecença com o Mac OSX). de qualquer das maneiras obrigado pelas vossas respostas vou procurar saber mais sobre o assunto.
Cumps
 
Back
Topo