Linux ou Windows?

atenção que o windows 7 está a roubar cota de maercado ao linux, conheço n pessoas que trabalham em oss e que preferem o windows 7 ao linux o que nao acontecia até agora. Até já ouvi "é a primeira licença do windows que tenho na vida"....isto dito por um gajo que usa e trabalha com oss diariamente.

Na minha opinião e gosto bastante das tecnologias Open source, o windows 7 é um caso sério de bom funcionamento (PS. nunca me crashou e já o uso há cerca de 7 meses)

é preciso ser pragmático nesta questão, se o vista foi um fail completo eles com o 7 acertaram em cheio, e francamente o que quero...é uma coisa q nao me chateie muito a cabeça

se não ha duvidas que o apache ou mysql são muito bons, penso nao haver duvidas que o windows 7 tb o é

Em minha opinião, as licenças genuinas do windows 7 roubam quota de mercado por uma simples razão, a venda de portateis aumenta de dia para dia em relação aos desktops e com isso vem a imposição do SO que somos obrigados a comprar mesmo que não queiramos.
Todas as coisas que o homem faz são faceis de usar e de aprender. A escolha que fazemos é mais quem usa o quê, escolhemos o que a nossas referencias escolhem e isso vem do nosso instinto de aprendizagem porque começa logo que nascemos....
 
Isso dos portáteis é uma falácia. A maioria das pessoas que comprava Desktops ou comprava em grandes superfícies já montados tal como compram agora os portáteis vindo com a respectiva licença do Windows. Os poucos que compravam na loja da esquina compravam com versões piratas do Windows. Os poucos com conhecimentos para personalizar os PCs e escolher o SO ou são gamers e precisam de Windows, ou é malta de Linux já de origem, ou um misto dos dois em tem Dual Boot :P
 
Isso dos portáteis é uma falácia. A maioria das pessoas que comprava Desktops ou comprava em grandes superfícies já montados tal como compram agora os portáteis vindo com a respectiva licença do Windows. Os poucos que compravam na loja da esquina compravam com versões piratas do Windows. Os poucos com conhecimentos para personalizar os PCs e escolher o SO ou são gamers e precisam de Windows, ou é malta de Linux já de origem, ou um misto dos dois em tem Dual Boot :P

Por acaso conheço muito pouca gente - e raras vezes vi - com computadores de "marcas" como HP ou Acer, que se compram nas grandes superfícies. A esmagadora maioria das pessoas ía a lojas especializadas. Até porque é mais barato e tens ou tinhas suporte técnico com um aspecto mais credível do que aquele que uma grande superfície oferece.
 
O que o petersains disse (que está quoted no post anterior) é tão, mas tão verdade...

Felizmente, já se começa ver mais pessoas com o ubuntu, especialmente em netbooks... gosto :)

Espero que nestes 2010's consigamos fazer aquilo que nos proposemos a fazer nos 70's, ignoramos nos 80's, e inflamamos nos 90's: plataform independence...
 
Última edição:
Se tivesse os meus programas e jogos no Ubuntu nem pensava duas vezes... Mas o Linux não tem o Windows Live Writer, mas este é dispensável. Mas agora o League of Legends e o Office 2010 não são dispensáveis...
 
Ao usar OpenOffice em Linux já tive uns quantos problemas na formatação (a abrir ficheiros de Office 2007). Acho que é a única razão que me faz ficar preso ao tio $Balmer$ :004:
 
Linux ou Windows? Honestamente, os dois... E só não uso OSX ainda porque faltam fundos para um MBP 13'' :P
Por acaso uso mais Windows, mas se a situação o pedir não tenho problemas nenhuns em usar um Linux ou OSX. Andar com guerrinhas não me leva a lado nenhum.

Off-topic: Curiosamente, nem o Vista nem o 7 davam no meu antigo Pentium 4 2.66GHz, com 1,5GB de RAM. Para o sistema mais leve chamado "7" que todos aclamam...

OT: Eu corro 7 x86 num Pentium 4 2.8 Ghz, 2GB RAM. Até te digo o rating que o 7 lhe dá, tem 3,8. E já meti Vista / 7 num P4 2.4 Ghz com 1GB de RAM. Mais, numa do "how low can i go", já espetei com o Vista num AMD a 1Ghz com 512MB de RAM (num disco aparte). Por isso, ou é o teu PC com problemas, ou é o DVD, ou então não sei.
 
ravager, procurar o "how low can i go" é um mero exercício académico. O Windows XP é instalável em sistemas com 64 mb de ram. Mas uma utilização tolerável nunca se *fez* com menos de 512mb e para uma utilização nos dias de hoje, com programas pesadões como Firefox, Offices assim como java e flash... nem pensar menos de 1 Gb ram. Isto dito, grande parte dos portáteis (senão todos) que vinham instalados com o Vista correm muito melhor o Windows 7, com exactamente o mesmo hardware.
 
ravager, procurar o "how low can i go" é um mero exercício académico. O Windows XP é instalável em sistemas com 64 mb de ram. Mas uma utilização tolerável nunca se *fez* com menos de 512mb e para uma utilização nos dias de hoje, com programas pesadões como Firefox, Offices assim como java e flash... nem pensar menos de 1 Gb ram. Isto dito, grande parte dos portáteis (senão todos) que vinham instalados com o Vista correm muito melhor o Windows 7, com exactamente o mesmo hardware.

True, como disse, aquilo não passou de uma experiência só mesmo para matar a curiosidade, por isso é que o fiz num disco aparte (o principal desse pc tem o XP instalado) :)

E é natural que os PC's corram melhor o 7, está muito mais optimizado que o Vista. Eu próprio fiz o upgrade de Vista -> 7 no AMD do my system e ficou logo bem melhor, mais fluido, mais rápido a arrancar, e com as novas funcionalidades do aero que me dão um jeitão e que o Vista não tinha.
 
Há muitos que para eles o windows é o "sol da vida deles". Mesmo que não acreditem em nada do que lhe dizem, que ignorem os concelhos pra mudar pra linux, uma coisa eles não podem negar, o preço das licenças da microsoft. Para particulares é muito fácil arranjar uma versão pirata, mas para empresas não é bem assim, vejam isto :

http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2010/09/28/orcamento-zero-para-licencas-de-software/

isto admitesse, quando se está em tempo de crise???? :@
Preferem ter esta despesa so que usar software gratuito? Enfim, estamos em crise e dão-se ao luxo de ter estas enormes despesas, quando o software pode ser substituído por software gratuito!!!! Depois não há dinheiro, e quem paga é o "zé povinho" que tem que apertar o cinto, quer queiramos ou não, acabamos sempre por dar $$ aos "xulos" da microshit

Haja paciência para tanta ignorância.

O software que foi sujeito a renovação não foi o Windows, mas sim outro software vendido pela Microsoft. Software esse que não tem substituto gratuito no sistema operativo do pinguim porque o mais certo é ser uma solução à medida.

O Oracle e a IBM quando desenvolvem para Linux dão gratuitamente as aplicações? e dão o código fonte delas?
 
Haja paciência para tanta ignorância.

O software que foi sujeito a renovação não foi o Windows, mas sim outro software vendido pela Microsoft. Software esse que não tem substituto gratuito no sistema operativo do pinguim porque o mais certo é ser uma solução à medida.

O Oracle e a IBM quando desenvolvem para Linux dão gratuitamente as aplicações? e dão o código fonte delas?

Subscrevo.

O Linux pode ser aberto e extremamente versátil, não nego, mas o Windows é mais simples e as empresas preferem desenvolver software para essa plataforma.
 
Neste momento estou a trabalhar apenas em Linux porque cansei-me do Windows.
Quanto ao assunto das instituições públicas, muitos serviços têm computadores para abrir e-mails, escrever documentos de texto e utilizar um browser.
Na secretaria do IST, tudo o que eles fazem é na página da universidade, com os devidos acessos. Esta será cada vez mais a tendência, portanto não sei se seriam necessárias tantas formações para coisas tão simples.
 
Se tivesse os meus programas e jogos no Ubuntu nem pensava duas vezes... Mas o Linux não tem o Windows Live Writer, mas este é dispensável. Mas agora o League of Legends e o Office 2010 não são dispensáveis...
quanto ao league of legends concordo mas o microsoft office dá em linux, corre perfeitamente no wine! O 2010 é preciso fazer umas pequenas alterações, mas o 2007 é muito facil de instalar e facil de usar! Não vejo qual é o problema, e tbm custa muito criar uma maquina virtual e instalar lá o office! Pra jogos tudo bem, mas programas como este não tem explicação o facto de se preferir windows!

Se vires os primeiros topicos tem lá um tutorial pra instalares o office 2007 e não precias de andar com engenharias reversas.
 
Haja paciência para tanta ignorância.

O software que foi sujeito a renovação não foi o Windows, mas sim outro software vendido pela Microsoft. Software esse que não tem substituto gratuito no sistema operativo do pinguim porque o mais certo é ser uma solução à medida.

O Oracle e a IBM quando desenvolvem para Linux dão gratuitamente as aplicações? e dão o código fonte delas?

tu é que és burro! e porque é que falaste na IBM e ORACLE se o software em questão é da microsoft! Despesas destas não se justificam!
 
Eu realmente gosto de ver cada vez mais pessoas a usar linux, este está mais acessível sem dúvida.
Eu uso os 2, windows no desktop, pois sou gamer e jogo com alguma frequência jogos de simulação automóvel, mas no portátil deixei de usar o windows.
tenho neste momento instalado no portátil o opensuse 11.3 e não podia estar mais satisfeito, o compiz trabalha direito coisa que com outros não conseguia derivado à minha placa ser ATI e decidi também aprofundar os meus conhecimentos neste sistema.
 
Por falar em portáteis, tenho-me deparado com um problema. Eu uso Linux, portanto onde posso encontrar portáteis sem ter de pagar todo o software M$ que vem lá dentro e que não me interessa para nada? Sei que a Dell tem alguns portáteis, mas os preços são upa upa, independentemente da qualidade.
Agradeço sugestões.
Só encontrei threads antigas a falar deste assunto e muitas falavam em marcas e empresas que já mudaram a sua política ou fecharam.
 
Por falar em portáteis, tenho-me deparado com um problema. Eu uso Linux, portanto onde posso encontrar portáteis sem ter de pagar todo o software M$ que vem lá dentro e que não me interessa para nada? Sei que a Dell tem alguns portáteis, mas os preços são upa upa, independentemente da qualidade.
Agradeço sugestões.
Só encontrei threads antigas a falar deste assunto e muitas falavam em marcas e empresas que já mudaram a sua política ou fecharam.

Podes sempre pedir o reembolso tem muita gente que faz isso para isso tens que ligar para a marca e se eles falarem o pq que comprastes com o Windows respondes que eles não tinham modelos sem SO

Abraços.
 
O preço que pagas pelo software MS é irrisório num portatil qualquer. Se não o queres, formata o PC após o comprares. Não te vale o trabalho andares à procura de PCs sem MS.
 
Back
Topo