Linux ou Windows?

Não vou entrar por essa discussão, tenho mais que fazer.

Não tens a mínima noção, portanto. Quando se trata de factos inequívocos também não há muito a discutir. O Windows 7 OEM Home Premium custa 110 USD.

Estão documentados casos em que os compradores lograram obter o reembolso pelo sistema operativo que escolhem não aceitar usar aquando da primeira utilização. Precisamente 70£ ou 110 USD. Irrisório? Convém ter uma mínima noção. A sério.
 
Não queria discutir nada, mas se vens aqui dizer aquilo não deves ter problemas em esclarecer esse pormenor.

Contigo já sei que é discussão interminável portanto nem a começo.

Não tens a mínima noção, portanto. Quando se trata de factos inequívocos também não há muito a discutir. O Windows 7 OEM Home Premium custa 110 USD.
Sim claro, está-se mesmo a ver que uma Dell paga 110 USD pelo Windows...Mas força, lutem por esses 110 USD, o tempo é vosso.
Depois venham cá contar as histórias de sucesso.
 
Sim claro, está-se mesmo a ver que uma Dell paga 110 USD pelo Windows...Mas força, lutem por esses 110 USD, o tempo é vosso.
Depois venham cá contar as histórias de sucesso.
Há uma diferença entre querer algo apenas porque preferimos ou porque também temos direito a tal.
Se de acordo com a Microsoft, os vendedores são obrigados a devolver o valor do Windows, qual é o problema de tentar? Se o dificultam é exactamente para o evitar, ou então falta de conhecimento.

Se for 80€ é só 20% do valor deste portátil, completamente irrisório portanto...
 
Sim claro, está-se mesmo a ver que uma Dell paga 110 USD pelo Windows...Mas força, lutem por esses 110 USD, o tempo é vosso.
Depois venham cá contar as histórias de sucesso.
Estás bastante iludido, de facto. Sobretudo porque não compreendes o cerne da questão: não cobram um valor irrisório.

Aliás, é algo tão simples quanto isto: ou o cliente tem acesso aos contratos entre os fabricantes/assemblers e a Microsoft (é óbvio que não têm; tampouco tem o revendedor) ou então o valor reembolsável é o valor uma licença OEM. O cliente não compra 10.000 licenças, com desconto. Compra uma. É absolutamente irrelevante que o fabricante tenha esse desconto.

De qualquer forma, é curioso que menciones a Dell. A Dell oferecia computadores com Ubuntu, com hardware de características idênticas ou iguais, com uma diferença de preços entre 50 - 150 USD em relação aos computadores com Windows. O intervalo de preço lato tem mais a ver com uma decisão comercial da Dell, de elevar a percentagem de lucro, do que com um preço oscilante desses OEMs.

Quanto aos Windows, basta ver um qualquer computador da Dell para teres esta informação:
Genuine Windows® 7 Home Premium, 64Bit, English [Included in Price]
Genuine Windows® 7 Ultimate, 64bit, English [add $150.00] Dell Recommended
Genuine Windows® 7 Professional, 64bit, English [add $130.00]
Desilude-te. O fabricante compra OEMs com desconto. Lógico. Mas uma coisa é o que este compra, outra é o que cobra por eles. Nesse caso a Dell opta por "incluir" no preço. Enfim, qualquer pessoa já conhece o calibre destas "ofertas". Para além dessa dita "oferta", a Dell toma a opção comercial de cobrar, não a diferença de tabela da Microsoft, mas 130-150 USD adicionais. A sério. Isto é tão tangível que é ridículo estarmos a discuti-lo. De facto, como disseste logo de início, não vale a pena. ^^
 
Por falar em portáteis, tenho-me deparado com um problema. Eu uso Linux, portanto onde posso encontrar portáteis sem ter de pagar todo o software M$ que vem lá dentro e que não me interessa para nada? Sei que a Dell tem alguns portáteis, mas os preços são upa upa, independentemente da qualidade.
Agradeço sugestões.
Só encontrei threads antigas a falar deste assunto e muitas falavam em marcas e empresas que já mudaram a sua política ou fecharam.

Se ainda não compraste e estás a pensar comprar, o melhor é sondares directamente as marcas.
Tive um colega que comprou um Asus, depois pediu reembolso pelo windows porque não ia usar, mas a Asus levantou imensos problemas por causa da licença dizendo que se ligou o pc aceitou os termos da licença e que não podia ser reembolsado. Após varias trocas de email, o meu colega acabou por desistir.

Por isso, antes de comprares, informa-te com as marcas de todos os detalhes antes de comprares.
 
Estás bastante iludido, de facto. Sobretudo porque não compreendes o cerne da questão: não cobram um valor irrisório.
Força, refilem, e depois digam aqui quanto receberam. O resto é conversa.

Tu também não percebes aparentemente que a partir do momento em que algo é incluido no preço tu não fazes ideia quanto é que te estão a cobrar por ele. Tal como não sabes quanto te custa a gráfica, o processador, a memória ou seja lá o que for.

Num computador de 700 euros, dizer que 100 euros são do OS não faz particular sentido, mas se acham que faz, oh meus amigos, continuem a achar. Ponham os gajos em tribunal até.
 
Última edição:
Contigo já sei que é discussão interminável portanto nem a começo.


Sim claro, está-se mesmo a ver que uma Dell paga 110 USD pelo Windows...Mas força, lutem por esses 110 USD, o tempo é vosso.
Depois venham cá contar as histórias de sucesso.
É evidente que a Dell não paga 110USD pelo Windows. No entanto, sim claro, está-se mesmo a ver que a Dell te vende o Windows ao preço que compra...
 
Não podemos saber quanto é que o fabricante paga pelas licenças OEM, mas podemos usar como guia as tabelas de reembolso ao consumidor disponibilizadas pelos fabricantes. A única coisa de que podemos ter a certeza é de que estes valores são inferiores ao que o fabricante paga pela licença OEM do Windows. Mais, como este último valor não é conhecido... nada impede o fabricante de oferecer um valor arbitrariamente baixo! Ou seja, mesmo depois de reembolsar €30 ou €50 ao consumidor, o fabricante ainda pode tirar lucro da venda do SO.

Estes valores são irrisórios? ...para quem é rico, talvez.
 
Só por curiosidade quanto será esse tal valor irrisório?

Não sei se isto é bem assim, mas um tipo que conheço queria comprar um insys gameforce, e o que vinha com windows custava 500€ e o que vinha com linux custava 450€. Apesar de ser menos que os 200 € que custa o rwindows sempre á algum €€, 50 € a menos, nos tempos de hoje, fazem uma grande diferença
 
Força, refilem, e depois digam aqui quanto receberam. O resto é conversa.

Tu também não percebes aparentemente que a partir do momento em que algo é incluido no preço tu não fazes ideia quanto é que te estão a cobrar por ele. Tal como não sabes quanto te custa a gráfica, o processador, a memória ou seja lá o que for.

Num computador de 700 euros, dizer que 100 euros são do OS não faz particular sentido, mas se acham que faz, oh meus amigos, continuem a achar. Ponham os gajos em tribunal até.

deves ser rico, 100€!! Se tu queres o pc pra usar linux, qual é a logica de ir comprar um pc com windows!? E ainda por cima o pc sai mais caro, pois ainda pagas à m$ por o software
 
Para uma pessoa que não pretenda usar Windows 50€ é uma quantia elevada. Se formos a ver 50€ já podia comprar uma data de acessórios para o PC. Se falar-mos em 100€ já nem comento!

Bem, referindo-me ao tópico principal "Linux ou Windows?", eu acho que é uma escolha deve ser feita pelo próprio utilizador.

Como posso obter essa escolha?

Fácil! Por exemplo se o utilizador já está habituado a trabalhar com Windows pode fazer download de uma versão Linux e instala-la no PC e ver as vantagens e desvantagens que o sistema trás. Depois só tem de as comparar com o Sistema Windows. Caso esse utilizador não perceba nada de informática, sempre pode pedir ajuda a um amigo que esteja mais habituado a lidar com isso. Convém ter um espírito de procura para novos programas para poder substituir maioria das aplicações que existem no Windows que não são compatíveis com o Linux. Embora o wine corra algumas aplicações do Windows na perfeição!

Eu actualmente só utilizo Linux em minha casa. Arranjei aplicações alternativas para que pode-se trabalhar no Linux da mesma maneira que trabalhava no Windows. E até agora estou muito satisfeito. Só tenho pena é de não haver grandes jogos para Linux tipo call of Duty, Dirt 2, WOW,.....

Tenho amigos que me pediram para instalar o sistema nos seus computadores e até agora estão satisfeitos.
 
resumindo e concluíndo, cada vez que tento concluir alguma coisa a partir destes posts, aparece sempre alguém a dizer que esou errado, seja linux user ou windows user.

Mas, mudando de assunto, um tipo disse-me o seguinte: " fbsd é unix como linux é. Mas fbsd nao é linux ou vice versa" :S , o isso baroulhou-me todo, podem explicar o que o tipo queria dizer? E sim, já lhe perguntei

cumpz
 
Última edição:
Mas, mudando de assunto, um tipo disse-me o seguinte: " fbsd é unix como linux é. Mas fbsd nao é linux ou vice versa" :S , o isso baroulhou-me todo, podem explicar o que o tipo queria dizer? E sim, já lhe perguntei
Eu sou uma pessoa como tu, mas eu não sou tu e vice-versa.
*bsd, linux, osx, solaris, é tudo baseado no unix, uns mais que outros, mas no fundo são todos iguais em certos aspectos.
O único "grande" SO que não é unix é o Windows...
 
Minhas opções

Olá a todos!

Pessoalmente descobri o fascinante mundo Linux á coisa de 1 ano e meio atrás... A principio tive dificuldades de adaptação (as distro existentes ainda eram meio dificeis de usar, tinha que se montar as partições pela linha de comandos entre outras peripécias), e por estar habituado ao Windows... Experimentei montes de distros, (OpenSuse, Debian, Fedora, etc.) e acabei por me fixar no Ubuntu em ambiente Gnome... Se antigamente usava o Windows para tudo e mais alguma coisa, agora uso o meu fiel Ubuntu 10.04 LTS para quase tudo... Ripar filmes, fazer downloads, escrever mails no Thunderbird, navegar no Firefox, e até montar e gerir servidores Samba e FTP com a maior das facilidades... Escrever uma carta, ou mesmo ver uma apresentação do Office, faço tudo no OpenOffice.... Só mesmo quando necessário é que vou para o Windows tipo jogar a última novidade de um jogo fora de série, ou ter que forçosamente abrir um documento qualquer no MS Office...

As razões que me levaram à mudança de hábitos:

- Segurança - Em linux a navegação na Internet e incomparávelmente mais segura... Não há cá viroses e afins... Com um sistema bem "afinado" (firewall e trabalhar como user e nunca como "root") estou sempre descansado... Mesmo os poucos virus existentes em Linux são pouco perigosos e muito raros, e nunca afectam gravemente um sistema... Isto porque o modo como os sistemas Linux evoluiram, foram sempre em 1º lugar voltados para o aspecto da segurança...
- Personalização - Flubox, KDE, Gnome, XFCE, e muitos outros... Há um ambiente de trabalho para todos os gostos, e todos eles super personalizáveis! Podemos criar o nosso ambiente de trabalho e até partilhar com os amigos... As possibilidades são infinitas! No windows?? Bem... Estão amarrados a meia dúzia de temas, e criar novos não é propriamente intuitivo...
- Flexibilidade - No meu Ubuntu, edito as minhas fotografias que tirei por exemplo com a familia, oiço música e até posso recodificar filmes, e ficheiros audio... Preço dos programas que uso no Ubuntu??? 0€ (ZERO EUROS!!) ou seja tudo gratuito e 100% de confiança... No windows? Bemm... Tenho 2 hipóteses: Ou gasto rios de dinheiro, ou saco programas pirata, ou quais silenciosamente dão acesso ao meu computador a quem eu não quero.... É uma guerra eterna em windows contra as viroses, malware, spyware e afins, e mesmo tendo um anti-virus + firewall + anti-spyware 100% legalizados e comprados por mim...

Por fim, a questão fulcral põe-se:

- Para quê gastar €€€, ou pôr em risco a minha segurança, usando o windows que apesar da sua facilidade de uso, é e será um sistema lento, deficiente, e cheio de falhas e remendos, quando tenho uma alternativa 100% fiável, intuitiva e fácil de usar, que se adapta aos meus gostos (no windows é o inverso, são meia dúzia de opções e acabou-se!), e que me satisfaz plenamente as minhas necessidades diárias?? Para quê confiar no sistema que se renova anualmente, quando por exemplo o Ubuntu tem uma nova versão a cada 6 meses, em que cada uma é melhor que a outra??? E quando falo no Ubuntu, falo por exemplo no Linux Mint, no Fedora ou na ultra confiável Debian???

Resumindo, e na minha opinião, penso que é tudo uma questão de abertura de mentalidades, e mudança de hábitos.... Aos utilizadores ferrenhos do Windows, apenas vos digo que não falem sem 1º se terem aprofundado plenamente no mundo *nix, de entenderem os principios que regem toda esta filosofia do open-source e suas vantagens... E mesmo assim, ainda podem por exemplo usar programas não open-source num sistema open-source... Querem algo mais democrático do que isto?!? Olhem, não sei como!!

Porque escolhi o Ubuntu, e não por exemplo Mandriva ou Fedora??

O Mandriva e Fedora são excelentes distros, mas o Ubuntu, a par com o Linux Mint e por consequência o Debian (o Mint e o Ubuntu são derivações do Debian) é super fácil de usar, tem montanhas de software disponivel, e de ppa's o que lhe confere uma carrada de opções disponiveis para cada necessidade... Não é por acaso que o número de utlizadores conhecidos do Ubuntu tem vindo a crescer de uma forma galopante... Isto do escasso número de users conhecidos, fora os que usam e não se sabe...

Há montes de argumentos a favor de sistemas *nix, tanto a nivel de uso pessoal como empresarial... Os argumentos são tantos que não consigo expressar todos só neste post...

A todos vós agradeço a vossa atenção prestada a este post, um abraço!
Miguel Ferreira
 
Back
Topo