1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Linux ou Windows?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Luigysantox, 31 de Maio de 2010. (Respostas: 467; Visualizações: 39498)

1. Cage57

Cage57 Power Member

Eu se não fosse mesmo pelos jogos já estava no linux há muito, sou um gamer assumido, piloto de simulação automóvel e o linux não me consegue dar isso mas há várias condicionantes e o dual boot resolve-me o assunto, quando quiser vou ao linux e estou por lá a fazer mais umas coisas novas.
    Já aprendi várias coisas em linux, na antiga empresa onde trabalhei usava-mos o ubuntu server para gerir o nosso servidor e foi por aqui que comecei a pegar mais em linux, arrependido nada pois é óptimo para mim saber mais sobre este sistema como técnico de informática.

2. ravager

ravager Suspenso

Quando acontecem daquelas coisas como instalar um update e quando se reinicia ficar sem ambiente gráfico, perde-se um pouco a vontade do linux.

3. petersaints

petersaints Power Member

Isso chegou-me a acontecer mas em versões mais antigas do Ubuntu ou em distros mais hardcore/bleeding-edge. Mas actualmente penso que seja uma raridade.

4. Lucien

Lucien What is folding?

Não posso ficar indiferente a alguns comentários referentes ao uso dos sistemas operativos e a capacidade que têm para uma certa tarefa. É claramente verdade que qualquer distro popular Linux é fiável, rápida e segura, mas existem claramente alguns pontos que outros sistemas operativos, como o Windows ou OS X ganham, e aí está: o Linux não é bom para tudo.

1 - Vejamos o tão discutido argumento: Linux não dá para jogar. Certamente que não. Nem OS X, se bem que existem alguns avanços, mas o Windows é e talvez sempre será a plataforma dos gamers. A Microsoft está MUITO bem neste campo (tem a Xbox a dar guerra série no mercado das consolas) e DirectX 11 que motiva cada vez mais altos desempenhos e grafismo extremo por parte dos developers de jogos;

2 - Vejamos o exemplo do chamado "average Joe". É aquela pessoa que não tem grandes conhecimentos de informática, e apenas pretende utilizar o computador para realizar certas tarefas, relacionadas com o lazer e/ou trabalho. O Windows é conhecido mundialmente, etc...por isso é a plataforma por defeito. Linux nem lhes passa pela cabeça (podem ter ouvido falar, mas o mais provável é não terem uma ideia concreta do que seja). O mundo Apple...talvez, mais virado para os tão popular iOS devices (iPod, iPhone, iPad, etc...).

3 - Edição de fotografia e vídeo - Mac. Nem mais. Diz-me como corres aplicações que são cruciais para muita gente no mundo do design como: Photoshop, Illustrator, Fireworks, Premiere Pro, Final Cut Pro, etc... Ubuntu esquece, nem com Wine isso vai lá (o GIMP não é substituto a sério, por mais que me tentem convencer). Windows ainda se conseguem alguns bons programas (e o pacote da Adobe corre aí), mas para produção de filmes de animação (nos estúdios), por exemplo, o Mac é sempre usado porque foi mesmo "feito" com a componente do entretenimento e multimédia em mente.

4 - Ambiente gráfico. Aqui refiro-me à qualidade do UI das aplicações, porque uma que não seja apelativa dá logo a sensação de não a queremos usar. No Mac, estamos praticamente em casa, saímos disso e vamos para Windows...é uma diferença abismal. Falta tanta coisa boa nessa plataforma que é baseado no Cocoa e que tem uma interface muito bem elaborada. No Ubuntu, o UI tem melhorado, mas quem usa Linux olha mais para a linha de comandos com o passar do tempo, e isso é muito bom, porque existem muitas coisas que se podem fazer no Terminal mais rápido que em GUI (o simples caso de procurar e mover ficheiros rapidamente). Agora não digam que em Mac não se pode fazer o mesmo que a linha de comandos é exactamente a mesma. Até no Windows se pode trabalhar com a linha de comandos do Unix (mas só com clientes como PuTTY, e apenas via SSH remotamente).

5. Syncmaster

Syncmaster Power Member

Só alguns contra-pontos, sem levar a mal Lucien :-)

1) Em relação a Jogos, tendo em conta que a maioria das editoras dos mesmos só os edita para o Sistema Operativo mais mainstream e as consolas, não há muito a dizer. No entanto há jogos para Linux, e alguns tão bons ou melhores que na plataforma Windows. Falo por exemplo do Flight Gear em contra ponto com o Flight Simulator, não numa perspectiva gráfica, mas numa perspectiva de simulação pura e dura.

2) Aqui discordo totalmente. O meu sogro sempre usou Windows, e por mais que fizesse estava sempre cheio de virus, cavalos de troia, Registry completamente marado, etc.(De umas das vezes tinha 54 vírus diferentes, e tinha anti-virus instalado...) De dois em dois meses tinha formatar que re-instalar tudo. Até que lhe apresentei o Ubuntu 10.04. Ou princípio estranhou, mas ao contrário da maior parte da malta que cristalizou em forma granítica, andou a "descobrir". É que no Windows, se há bosta, não é problema, mas no Linux é porque não é Windows... Concluindo, tem agora dual-boot, mas 98% do tempo usa o Ubuntu e é fã total e não compreende a fixação da malta com a MS, excepto o desconhecimento e a resistência à mudança. E claro faz tudo o que fazia com o Windows, sem virus, cavalos de troia... it just Works.

3) Este é mais de um mito de que qualquer outra coisa. Excluindo o Photoshop em toda o seu esplendor e $$$$, em Linux tens alternativas viáveis e totalmente free que não deixam qualquer programa de edição de fotografia ou de video atrás... As pessoas têm uma fixação com o GIMP de tal forma que parece que não há mais outro software... Assim aconselho-te a ver o Digikam (que é o que eu uso) equivalente ao Photoshop LightRoom, mas com ferramentas de edição, conversão (inclusíve tem filtros para corrigir as deformações das lentes), etc; Krita para manipulação de fotografia, RawTherapee, Rawstudio, o fantástico RapidPhotoDownloader, etc, etc, etc e tudo a custo zero... Vê uma thread que comecei aqui: http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=38478.0

4) No caso específico do Gnome, concordo contigo, já que acho esse ambiente gráfico do tempo da pedra. No entanto sou um utilizado aficionado do KDE, inclusive "sofrendo" como cobaia quando saiu a versão 4.0, e só te posso dizer, coisas que o Windows 7 faz agora, o KDE já fazia anteriormente à dois anos... Em termos de aspecto, configuração e principalmente facilidade de utilização o KDE actual (4.5) põe a um canto o W7. O execrável Windows Explorer ao pé do Dolphin é mesmo do tempo dos pterodáctilos...

Mas como de costume, é minha opinião pessoal, e toda a gente tem direito à sua... :-)

6. davchaintech

davchaintech Power Member

7. McFreak

McFreak Banido

Sim claro. Vamos propagar o mito, que o Linux funciona sempre bem, independentemente do utilizador.

8. manipulo

manipulo Banido

Ninguem está a propagar o mito de nada .
    Simplesmente o que o user referiu é a mais pura verdade .
    Falo por experiência propria .

Virus no windows , falhas de registo ... para não dizer outros problemas .. enfim isso é uma peste no windows .
    Eu quando comprei o meu primeiro portatil tinha conhecimentos nulos como utilizador .
    Tudo o que aprendi foi sozinho .
    Eu paguei por um sistema operativo e como tal exijo que corra sem falhas de performance abruptas e sem qualquer explicação , não tenha de andar sempre ou quase sempre a reinstalar tudo de novo .
    É pago tem de cumprir não existem desculpas para falhas .

Ao contrario de um sistema gratuito ... onde pela sua filosofia as falhas podem ser aceites .
    Microsoft para mim morreu , passei por várias distros desde que tomei conhecimento destes sistemas fixei-me no ubuntu .
    Escolhi ubuntu por ser facil de trabalhar , modificar , e tem um suporte ao user imbativel que nenhum sistema operativo pago poderá alguma vez sonhar .

É uma vergonha uma pessoa pagar por um produto e ele não cumprir a 100% o que se propõe .
    Só falta a MS vir dizer que os problemas do seu sistema é exclusivamente culpa de quem o usa ... pouco falta não eles dizem-no .

O que me interessa em tudo isto é que nunca nenhum portatil cá em casa foi tão performante com windows como é agora com linux .
    Os arrastamentos tipo lamaçal que aconteciam no windows .. NUNCA MAIS .
    Virus .. e anti virus .. não preciso disso embora use clam talvez uma vez por ano .
    Desfragmentações um pesadelo no windows .. no linux é executada em modo automatico sem intervenção do user e sem perda de performance por parte do sistema .

Não faço ideia de algum dia pagar por uma licença windows .
    A unica coisa para que o windows me faria falta .. seria para jogar , mas como para mim jogo é nas consolas .

It just work .. and free .
    Coisa que o windows faz deficientemente é pago e acorrenta-nos .

9. McFreak

McFreak Banido

Seria interessante saber de que versão do WIndows falas. O que não falta nesta thread são pessoas a falar do Windows, sem nunca terem tocado no Windows 7. No Linux já tive N situações de me desaparecer o desktop, carrego em botões e não acontece nada. Ok, andei a instalar coisas estranhas, mas lá está, o Windows também só fica instável se o utilizador inventar.

Aqui é que tocaste o ponto fulcral. As falhas podem ser aceites, e esta sim é a minha experiência. Quando tenho problemas no Ubuntu, encolho os ombros e penso "Ao menos é grátis". Quando não consigo instalar o flash, depois de tentar fazê-lo de mil e uma formas, penso "Paciência". Mas isso não implica que seja melhor que os outros, ou até bom. Implica simplesmente que somos menos exigentes.

Esta sinceramente é a parte que mais confusão me faz nos fãs de Linux. De que forma é que o Windows te acorrenta?

10. Syncmaster

Syncmaster Power Member

Mito? E o Windows é o melhor em tudo e funciona sempre bem com TODOS os utilizadores? Isso é que é mito ($$$$). O Linux ao nível de Desktop tem problemas e alguns sérios mas dizer que o Windows não os tem é pura falta de honestidade intelectual....

11. McFreak

McFreak Banido

Desculpa, onde é que está dito que o Windows não tem problemas, ou que funciona sempre bem com TODOS os utilizadores?

12. Crazymike0484

Crazymike0484 Power Member

McFreak:

Se tivesses um pouco de conhecimento de causa de quem trabalha na área de redes informáticas, saberias que por exemplo um Servidor MIcrosoft Windows Server pode ser super fácil de configurar e instalar, mas a manutenção é simplesmente problemática... Os problemas são constantes, não dá "descanço" a um técnico de redes e/ou eng. informático... No entanto o cliente é que manda, e apesar dos avisos de despesa constante, é o cliente que insiste... O mito que existe é que o Linux é "um bicho de sete cabeças" muito complicado... Já foi assim, já não o é... Pergunta a quem quiseres qual a fiabilidade de um servidor em Linux (exemplo: Ubuntu Server, ou mesmo Red Hat), e espanta-te com a resposta... Mais demorado a configurar, já não é tão dificil, como era antes, mas uma vez instalado nem exige manutenção... As raras intervenções técnicas costumam-se dever-se a questões de hardware, upgrades, e modificações de programas ou adição de novas funcionalidades... Quando se fala a um cliente (por vezes...) dos custos nulos de licenças e manutenção, isso é muito atractivo para uma empresa que busca economia e lucro... A empresa até pode ter terminais em MS Windows e servidor em Linux, mas só a poupança que se tem em ter um server em Linux (não ter de pagar licenças, e nem de pagar constantemente a uma equipa de técnicos para resolver a "traquinices" no Windows Server) é substancialmente vantajosa... As mentalidades de empresas e empresários está a mudar, com esta crise financeira que graça por este país e por esta Europa e Mundo, "obriga" as pessoas a explorar novas alternativas... E para espanto e surpresa de muitos, o Linux até é bom a desempenhar e produzir o que se pretende... Por exemplo, o governo Brasileiro adoptou o Open Office como substituto do MS Office, criou webpages de apoio aos funcionários para ensinar / apoiar o uso correcto desta excelente ferramenta, e disponibilizar templates...Consegues ter a ideia de quanto um governo do tamanho do Brasil conseguiu poupar?? O gasto que teve foi na verdade um investimento nos funcionários, ou seja formação!

Não consegues instalar o "flash" numa distro de Linux?? Não percebi como... Nas principais distros actuais, é super fácil... O que não falta aí é tutoriais de como fazer... Já agora que distro usas?? E também volto a insistir em que ponto o Ubuntu não é um sistema operativo a sério??? Onde que estão as falhas assim TÃO SÉRIAS que te levem a dizer semelhante coisa?? Será porque não dá para jogar??? Olha, até te digo uma coisa... Tenho o jogo "Command and Conquer 3 - Tiberium Wars" instalado no meu Ubuntu... Demorou mais tempo a instalar que se fosse no Windows, mas a instalação foi tão fácil que só usei o rato... MS Office?? Também é a mesma coisa, para facilidades usas CrossOver... MS Office 2007 instalado e a funcionar a 100%... Até dá para imprimir e tudo...

Ok..Ok... O ambiente gráfico de um MAC é melhor, mais funcional, mais "pipi" todo "queque"... O windows a mesma coisa...

Tu preferes Windows e MAC e o Ubuntu é uma bosta... É isso?? Bom, pelo que percebi até agora nos teus posts, foi essa a impressão que fiquei... Corrige-me se estiver errado...

Ah! Mais uma coisa... O facto de estar em discordância profunda com a opinião de outra pessoa, não significa que não respeite a opinião contrária, ou que não deixe de expressar livremente argumentos a favor e contra de certo assunto... Muitas vezes através de acalorados debates em posts como estes é que se aprende muita coisa, tal como eu tenho aprendido...

Mais uma vez, vou tentar explicar como sei, porque é que o Windows "acorrenta" os utilizadores:

- Quando de compra um produto "Micros*ft", automaticamente ao activar e usar esse produto, estamos a assinar um contrato de utilizador final, que nos impõe regras e limites ao seu uso... Não é permitido ao utilizador final, modificar sob qualquer forma o que se adquiriu, copiar mesmo que seja para uso pessoal, ou mesmo acrescentar funcionalidades... Convenhamos que para quem PAGA POR UM PRODUTO, é uma restrição bastante incómoda... O mesmo se passa com um produto da Apple... Estamos restringidos legalmente ao que nos é imposto pela compra DO NOSSO DINHEIRO... Pagamos e ainda por cima não somos livres de fazer uso livre daquilo que adquirimos... Achas justo?? EU NÃO!! É que a mim o meu €€€€ custa-me a ganhar, vem do meu suor, meu esforço, do MEU TRABALHO, e cada cêntimo para mim é valioso...
    - Queres um programa para usares no teu pc, no Windows ou MAC ou outro OS pago, tens de pagar para o ter... Por exemplo "Adobe Creative Suite 5 Design Premium", Custo: 822€ ("baratinho" não é??), "Nero Multimédia Suite" (para ripar umas músicas ai de casa e queimar uns cd's, mais as respectivas capas) custo: 99,99€, MS Office Basic OEM" em Pt-pt, custo: entre 177,80€ e 204,95€... E por aí a fora... "Baratinho" não é?! Para mim é bem CARO!

Não é caso para dizer que o Windows "amarra" os utilizadores?? Paga-se e ainda no dizem o que podemos e não podemos fazer?! A mim parece-me mau negócio...

Mas ainda estou para perceber onde é que o ubuntu falha... ;-) :-D

Cumprimentos a todos!

13. McFreak

McFreak Banido

Estamos a falar de desktops. Vires com conversa de servidores é desviar a conversa.

Já segui N tutorials, já andei nas pastas a por ficheiros tirar ficheiros e nada. Neste momento já desisti, e sinceramente o que é "super fácil" numas situações torna-se complicado noutras. É a minha experiência que vale tanto como a tua má experiência em Windows, que não digo ser perfeito.

E para que é que eu me vou dar ao trabalho, se pagando tenho o que eu quero, de forma rápida e mais funcional? Para ti o dinheiro pode ser um problema, para não é uma limitação muito critica.

Não, eu digo que o Windows e Mac são melhores, o que é muito diferente de dizer que o Ubuntu é uma bosta. Se fosse uma bosta, não o tinha no desktop (que praticamente não uso).

O problema é quando começas a dizer que a tua decisão é mais inteligente que a do outro. Quando dizes isto, é porque não a respeitas, é porque consideras uma opinião "menor".

Só é uma restricção para quem pretende modificar o que adquiriu e adicionar funcionalidades. Quantas pessoas é que modificam o Linux? Qual é a percentagem de pessoas que muda o código fonte? Tu mudas? Para quem quer alterar código, digo logo à cabeça, vão para o Linux, mas se isso for 0,1% das pessoas já é uma brutalidade.

Isto não tem nada a ver com o SO.

Última edição: 11 de Dezembro de 2010
  14. Xehoz

Xehoz Power Member

Até podia custar 1 cêntimo. Há coisas super básicas, logo ao nível de interface, por exemplo, que, depois de as experimentar, não tolero - para uma utilização prolongada - que não existam noutro SO. Como meros exemplos: uma simples ordem para manter certa janela no topo; ou ter vários desktops; por inerência, a impossibilidade de ter um programa a abrir sempre em determinado deskopt; etc. Enquanto o Windows falhar rotundamente em coisas destas... nem que custasse um cêntimo o usaria a tempo inteiro. Está tão atrasado em tanta coisa, há tempo tempo a fazer catching up às alternativas, pelo que só a distraídos surpreenderá a emergência das alternativas.

Simplesmente, não é mais funcional e é discutível que seja mais rápido, mesmo utilizando apps nativas. Pega num sistema com 1gb de RAM e com o Windows Vista e tenta correr o Office e o Firefox ao mesmo tempo. Depois faz o mesmo mas com uma distribuição Linux+Wine. Pois...

15. Gui Sá Couto

Gui Sá Couto Power Member

Dizer que windows é melhor que linux porque da para jogar é valido... no entanto argumentar no âmbito das aplicações de windows terem preços abusivos já não o é?
    Eu sou da opinião de que o windows não tem mérito nenhum nos jogos, simplesmente porque estes são fabricados por terceiros, e que apenas fazem para esta plataforma por ser a mais utilizada; no entanto esta não é a opiniao da maioria.
    Logo se a maioria acha que é uma vantagem do janelas ter jogos, também tem que aceitar que o preço das aplicações é um GRANDE limitativo.

Quanto ao resto nem vou discutir.. se andas a procura de setups para instalar flash's e afins o problema é teu.. é porque como já disseram não percebes a filosofia linux e desconheces a existência de um gestor de pacotes.
    Há um argumento bastante valido que acho que não foi referido aqui ainda, e muita gente se esquece. Como actualizas o teu sistema? Que eu me lembre programa a programa. Gostava de saber quanto tempo perderia um utilizador de windows
    se quisesse ter todos os dias o seu sistema actualizado a 100%.. Se tiver 20 aplicações (que não é muito) no pc digamos que tem que visitar pelo menos 20 sites a procura do update.. isto sem contar com o habitual next next next do setup novo (e do garbage todo que ficou para trás da antiga versão). Pois bem nós utilizadores de linux (de rolling distros, que não é o caso do ubuntu por enquanto) com um comando podemos ter o nossos sistema 100% actualizado (sim também tens GUI's que o façam) com 0 trabalho.

cumps

16. ravager

ravager Suspenso

Aqui o problema está entre a cadeira e o utilizador, não é do Windows. Comecem a clicar menos em links de spam, a usar um adblocker no browser, etc, que os vírus não aparecem. E quanto a falhas de registo... tenho três computadores com o 7 e até agora não deram qualquer problema, seja versão x86 seja x64.

Que peta que nos estás a enfiar... Tens GIMP para Windows, tens OpenOffice para Windows, tens "n" programas de gravação de CDs para Windows (CDBurnerXP por exemplo) e são todos... free. E presumo que no Mac (não estou muito a par da realidade do mundo da maçã) seja igual.

17. McFreak

McFreak Banido

Não leste a conversa toda. Estávamos a falar do Windows "acorrentar" os utilizadores. Não de ser melhor ou pior.

Para além disso, o OpenOffice existe para Windows, o Gimp existe para Windows, etc. Ele tentou usar do argumento falaccioso do "Como existem aplicações caras, o Windows é mau". Ninguém obriga a comprá-las, e tal como no Linux existem alternativas livres.

Porquê o Vista? Dá mais jeito para defender o teu argumento?

Não funciona pelo gestor de pacotes. Mas nao eu sou é burro e nao conheco o gestor de pacotes :facepalm:

18. Crazymike0484

1º - O tema principal deste tópico é "Linux ou Windows", ou seja integra tanto desktops como servidores... E se referi a questão servidores é porque a base deles é a mesma que a dos desktop's...

2º - Tens dificuldade em instalar "flash" num desktop em Linux? Se calhar eu e mais pessoas teriam todo o gosto em ajudar... Só quem não pergunta é quem pouco ou nada aprende...

3º - Problema?? Onde?? Erro de julgamento ou de juizo quando consideras "menor" a opinião de outra pessoa, e ainda por cima à conta desse juizo de valor errado consideras falta de respeito... Se quisesse ter falta de respeito por alguém, recorria sem papas na lingua ao mais puro vernáculo da lingua portuguesa...

4º - Podes fazer a tua própria distribuição de linux, em simples passos como : 1, 2, 3, e já está!! Há aplicativos para isso, e podes basear por exemplo num Debian ou mais fácil que isso numa distro Ubuntu... Isso é uma das milhentas formas de modificar uma distribuição de Linux... Aliás, isto até é incentivado que se faça! Fazes a tua própria distro e podes distribuir aos amigos, e toda a gente que quiseres... Até pode ser a tua própria base para iniciares um negócio próprio...

5º - Tem sim! O S.O. sozinho não faz nada de útil, é ele quem "intrepreta" de como executa um aplicativo... O ponto que (mais uma vez...) eu refiro, é os custos de utilização... Claro está que a pirataria em Portugal é dado aquirido e uso corrente nos utilizadores de Windows...

6º - Como podes ver e consoante as respostas que dei, tem tudo a haver com o titulo inicial deste post... "Linux ou Windows?"

7º - Teria todo o gosto em ajudar a resolver-te as coisas que não consegues pôr a funcionar no teu Ubuntu. O lema do Ubuntu, a isso incentiva, e é essa "bandeira" que toda a comunidade do Ubuntu orgulhosamente hasteia... "Humanidade para com os outros", ajudar o próximo a adquirir mais conhecimentos, a entre-ajuda entre todos os elementos da comunidade, seja ele um "expert" na matéria ou um "noob" recém-chegado, todos se entre-ajudam LIVREMENTE... Não será necessário um "help-desk" pago para se resolver os problemas que surgem ou esclarecer dúvidas...

8º - Se és uma pessoa desafogada financeiramente, então sorte a tua! Há quem não possa ou não tenha essa sorte nos dias de hoje, logo por exemplo um portátil usado com uma distro de Linux instalado para um aluno que tenta singrar nos estudos é sempre uma opção mais que viável... Não terá de pagar o absurdo de €€€ por licenças, quando há o equivalente em "open-source"...

9º - Mais uma vez: Teria todo o gosto em ajudar, pelo que peço que postes as tuas dúvidas... Ajudarei dentro daquilo que sei...

19. Crazymike0484

GUI SÁ COUTO:

Bem visto!! As actualizações! No ubuntu levam no máximo dos máximos 5 min, e a actualização de uma distro para outra mais actual, leva se tanto uma meia hora... De resto, concordo plenamente nos teus argumentos utilizados...

20. McFreak

McFreak Banido

Para alguém se sentir acorrentado, é porque não consegue fazer algo que quer fazer. Estares a dizer que com o Linux consegues (não é que queiras, mas consegues) fazer X ou Y, não torna o Windows mais acorrentador que o Linux. E já agora não respondeste, já mudaste o código do Linux para te sentires acorrentado no Windows (por não deixarem alterar o source)?

Existe OpenOffice para Windows. Existe Gimp para Windows. Só compra Photoshop e Office quem quer. É um argumento falacioso dizer que o Windows é acorrentador porque existem programas caros. Sim existem, mas só compra quem quer, quando há alternativas grátis.

Na altura andei por vários foruns, não aqui, e ninguém em conseguiu ajudar. Segui tudo, andei a mexer no filesystem e tudo depois do repositório falhar, e nada. Neste momento estou-me a borrifar, já mal uso o desktop.