Linux ou Windows?

Dizes isso porque não estás a ver pelo lado positivo! Se usares os programas certos, podes programar em cada um dos sistemas operativos. depende do uso que queres dar ao pc. Eu, por exemplo, programo c e java em ubuntu, e faço edição de video, sql e jogo certos jogos em windows, porque uso os programas netbeans e vi em ubuntu, e sql em windows. Não que esteja enganado, mas tenta ver isso pelo lado positivo! Cada um é livre de usar o que quer, sem restrições! E mais, estou a cursar engenharia informática! e tenho colegas meus que usam o que querem nos seus portáteis e eu não me importo que eles usem linux ou windows. eu não os obrigo a usar outras distros! parece que fui claro!

Da maneira que disseste parece que é obrigação programar em ubuntu, é obrigação jogar em windows e é obrigação editar videos no mac.
Diz-me porque eu não posso programar em windows, debian, fedora, gentoo, arch e etc?
Ou porque não posso editar videos em linux ou em windows?

Cada um é livre de usar o que quer está certo mas és tu que estás a impor restrições. Para essas tarefas programas existem para todos os SO, outros melhores que outros mas com a mesma finalidade.
 
Da maneira que disseste parece que é obrigação programar em ubuntu, é obrigação jogar em windows e é obrigação editar videos no mac.
Diz-me porque eu não posso programar em windows, debian, fedora, gentoo, arch e etc?
Ou porque não posso editar videos em linux ou em windows?

Cada um é livre de usar o que quer está certo mas és tu que estás a impor restrições. Para essas tarefas programas existem para todos os SO, outros melhores que outros mas com a mesma finalidade.

EU??

Caramba, parece que isto vai dar uma discussão descomunal! Olha, não está aqui quem falou! Se achas que eu estou errado diz! Se achas que devo usar windows diz, que eu desinstalo o ubuntu do meu portátil!
 
lol não fui eu que disse isto:

Tudo bem! Mas temos que mostrar ao pessoal que os gostos não se discutem! Cada um é livre de escolher a distro que seja adequada a cada um e para o destino que se enquadra. Por exemplo:
programação c, java e sql -> ubuntu;
visual net e jogos puxados -> windows;
edição de vídeo -> snowleopard;

percebeste?
 
programação c, java e sql -> ubuntu;
visual net e jogos puxados -> windows;
edição de vídeo -> snowleopard;
Engraçado que apenas referiste nichos, a maioria dos utilizadores não faz nenhuma dessas coisas.
Não digo que não haja tarefas que sejam mais fáceis de fazer e com mais suporte em certo SO, mas isso não diz nada acerca do SO em geral, aliás, com distinções dessas é que continua tudo na mesma, nada impede que o Linux seja tão bom ou melhor que os outros em edição de vídeo ou jogos puxados, têm é que haver alguém que invista nisso, se actualmente houver algo que impeça isso quem quiser têm toda a liberdade de contribuir, não será rejeitado certamente.

Linux é o sistema mais adaptável desses, não só a nível da arquitectura (sendo usado desde o router mais pequeno até ao maior supercomputador) mas ao nível do Desktop também, se um utilizador "genérico" souber adaptar o sistema a si pode ser muito mais proveitoso e produtivo que em qualquer um dos outros SO's.

Linux é óptimo para programar, mas há distros bem melhores que o Ubuntu para isso, se não for este já o pior.

Não é por cada um ter a liberdade de escolher o seu SO que não vai haver um que se pode dizer melhor que outro, para mim um bom SO é o que me deixa fazer exactamente o que eu quiser dele, qualquer que seja o pormenor, e o Linux ao contrário do Windows deixa-me fazer isso, desta perspectiva Linux é definitivamente melhor que o Windows.
 
Calma não te zangues! era só um exemplo! ninguém é obrigado a seguir esse exemplo! cada um escolhe o que quer usar. Entendeste? Se quiseres manda-me uma pm que te explico melhor!

lol mas eu não estou zangado o.O
Só achei, no minimo, irrealista como separaste a utilização de programas pelos vários SO's.
 
Engraçado que apenas referiste nichos, a maioria dos utilizadores não faz nenhuma dessas coisas.
Não digo que não haja tarefas que sejam mais fáceis de fazer e com mais suporte em certo SO, mas isso não diz nada acerca do SO em geral, aliás, com distinções dessas é que continua tudo na mesma, nada impede que o Linux seja tão bom ou melhor que os outros em edição de vídeo ou jogos puxados, têm é que haver alguém que invista nisso, se actualmente houver algo que impeça isso quem quiser têm toda a liberdade de contribuir, não será rejeitado certamente.

Linux é o sistema mais adaptável desses, não só a nível da arquitectura (sendo usado desde o router mais pequeno até ao maior supercomputador) mas ao nível do Desktop também, se um utilizador "genérico" souber adaptar o sistema a si pode ser muito mais proveitoso e produtivo que em qualquer um dos outros SO's.

Linux é óptimo para programar, mas há distros bem melhores que o Ubuntu para isso, se não for este já o pior.

Não é por cada um ter a liberdade de escolher o seu SO que não vai haver um que se pode dizer melhor que outro, para mim um bom SO é o que me deixa fazer exactamente o que eu quiser dele, qualquer que seja o pormenor, e o Linux ao contrário do Windows deixa-me fazer isso, desta perspectiva Linux é definitivamente melhor que o Windows.

Estou de acordo! Não podemos obrigar os users a utilizar as distros que nós temos nos nossos portáteis! Eu não te posso impingir uma distro que eu uso! És tu que escolhes as coisas que queres usar! Eu referi esses exemplos pois como ando assim actualizado, logo percebo isso! mas se não concordas, eu não te maço mais!
 
lol mas eu não estou zangado o.O
Só achei, no minimo, irrealista como separaste a utilização de programas pelos vários SO's.

Se eu disse-se que o windows fazia isso tudo, ficava calado! mas convém tentar dar uma ideia do que podíamos fazer, no mínimo, com um deles! Mas podemos fazer muito mais coisas com cada distro! o.O
 
Se eu disse-se que o windows fazia isso tudo, ficava calado! mas convém tentar dar uma ideia do que podíamos fazer, no mínimo, com um deles! Mas podemos fazer muito mais coisas com cada distro! o.O

Mas isso não implica que não possas fazer nos outros sistemas operativos o que mencionaste. Haver vantagens usar num que no outro. Talvez. Impossível usar num determinado SO? Não me parece...
 
Estou de acordo! Não podemos obrigar os users a utilizar as distros que nós temos nos nossos portáteis! Eu não te posso impingir uma distro que eu uso! És tu que escolhes as coisas que queres usar! Eu referi esses exemplos pois como ando assim actualizado, logo percebo isso! mas se não concordas, eu não te maço mais!
Fiquei sem perceber o teu ponto para concordar ou não? :S
É claro que ninguém está obrigar outros a escolher alguma coisa, só disse aquilo que é melhor da minha perspectiva.
 
Fiquei sem perceber o teu ponto para concordar ou não? :S
É claro que ninguém está obrigar outros a escolher alguma coisa, só disse aquilo que é melhor da minha perspectiva.

Trocando isso por miudos, Linux é definidamente bom para programar. Lá isso é verdade! Pois o linux tem uma variedade de utilizações, tipo servidores, desktops, etc, etc. Devemos adaptar o sistema operativo de acordo com as nossas preferências e de acordo com o que queremos fazer durante o nosso saber, durante a nossa passagem pela universidade, pelo primeiro emprego e de muitas outras coisas! Se eu não for muito claro, ou se disse algo que não deva, diz!
 
Dizes isso porque não estás a ver pelo lado positivo! Se usares os programas certos, podes programar em cada um dos sistemas operativos. depende do uso que queres dar ao pc. Eu, por exemplo, programo c e java em ubuntu, e faço edição de video, sql e jogo certos jogos em windows, porque uso os programas netbeans e vi em ubuntu, e sql em windows. Não que esteja enganado, mas tenta ver isso pelo lado positivo! Cada um é livre de usar o que quer, sem restrições! E mais, estou a cursar engenharia informática! e tenho colegas meus que usam o que querem nos seus portáteis e eu não me importo que eles usem linux ou windows. eu não os obrigo a usar outras distros! parece que fui claro!

Tipo eu fiquei assim -> 8|

Tipo, o NetBeans, há para as três grandes e é igual... desculpa, mas não faz sentido... assim como o vi

Programar em C, até posso dizer que para Windows é melhor, porque tens na mesma o GCC, e GNU Libc, e etc's... mas tens o compilador da M$... (que por acaso, nos testes que fiz, demonstrava ser mais rápido que o GCC 4.2 ou quê na altura... full optimized, os dois)... a única coisa que o debian deverá ser melhor será a fazer sudo apt-get install lib qualquer coisa e especialmente sudo apt-get install lib-qualquercoisa-dev, isso sim, pode-se dizer que é mais cómodo... assim como posso dizer que é mais cómodo utilizar o XCode (Mac) devido aos instrumentos que faltam ao linux...



Resumindo e concluindo, há sempre altos e baixos... por exemplo, em C#, e tudo o que seja .NET, é Windows, e eu adoro a cena... mas também para quê, se já temos Java, né?
 
Não é por cada um ter a liberdade de escolher o seu SO que não vai haver um que se pode dizer melhor que outro, para mim um bom SO é o que me deixa fazer exactamente o que eu quiser dele, qualquer que seja o pormenor, e o Linux ao contrário do Windows deixa-me fazer isso, desta perspectiva Linux é definitivamente melhor que o Windows.

Depende.

Para mim, o melhor SO, é o minimo possível. É aquele que só está lá para pôr as coisas a funcionar. Que basicamente me ponha os programas que eu quero na memória. E isso, é o Darwin (mac).
 
64kB disse:
devido aos instrumentos que faltam ao linux...

Podes especificar é essa grande lacuna de instrumentos no linux? A menos que estejas a falar das .Net (e mesmo assim tens o monodevelop) não vejo tal falta.

64kB disse:
or exemplo, em C#, e tudo o que seja .NET, é Windows, e eu adoro a cena... mas também para quê, se já temos Java, né?

Hum talvez apenas porque as tecnologias .net são uma referência no mercado e portanto uma mais valia?

De qualquer maneira concordo quanto apenas ter o essencial, é por isso que uso linux.
 
Depende.
Para mim, o melhor SO, é o minimo possível. É aquele que só está lá para pôr as coisas a funcionar. Que basicamente me ponha os programas que eu quero na memória. E isso, é o Darwin (mac).
Mas é exactamente isso que se pode fazer com Linux em certas distros, é uma das vantagens de ter várias distros, podes escolher desde a mais out-of-the-box já com tudo incluído até àquela em que tens que escolher e instalar cada programa que vai correr.

É normal que o Darwin possa ser semelhante a uma distro de Linux minimalista, mas usas mesmo o Darwin ou o OS X?
 
Não percebo porque é que um ou outro SO ou distro são melhores ou piores para programar quando depois se fala em IDE's, editores e compiladores que existem em todas as plataformas, mas ok.
 
É preciso ver o que é melhor para a gente! Os gostos não se discutem! Portanto, cada um usa o que gosta, o que quer e mais nada!
 
Não percebo porque é que um ou outro SO ou distro são melhores ou piores para programar quando depois se fala em IDE's, editores e compiladores que existem em todas as plataformas, mas ok.
É claro que dá para programar em qualquer SO, mas não é a mesma coisa.
Linux é como um ambiente natural para programar, aliás, o Unix foi criado exactamente para isso, tal como a linguagem C foi criada para ser usada no Unix.
O mesmo não se pode dizer do Windows, é claro que com uma IDE faz-se qualquer coisa, mas uma IDE não é tudo.

É preciso ver o que é melhor para a gente! Os gostos não se discutem! Portanto, cada um usa o que gosta, o que quer e mais nada!
Mas alguém está a dizer o contrário? Já não se pode discutir as diferenças...
 
Windows é bom para quem não pesca nada de computadores (nem quer aprender), e não tem ninguém que ajude com algum problema. Também é (infelizmente) melhor para jogos (espero que isso mude rapidamente).

Linux é bom para tudo menos os jogos. Um bom exemplo é aqui a mulher. Tinha-lhe metido o Ubuntu no portátil, e tirando ter estranhado ter o menu em cima, só se queixou que tinha poucas fontes para o Office (coisa que se resolveu num instante).
Já agora, dentro das distros Linux, começo a achar Ubuntu como sendo das piores que por aí anda, por causa do toque pessoal que lhe deram. Nem mesmo com uma instalação alternate fica minimalista ( APT::Install-Recommends "0" ajuda, mas prefiro Debian por não inventar demasiado com as opções).

Como gosto de ter algum controlo nas minhas máquinas, definitivamente Linux. Apenas tenho dual boot com o windows porque veio uma licença no portátil.
Mas isto é a MINHA OPINIÃO. Não é preciso o pessoal matar-se por causa de gostos ;)
Tirando os jogos, ainda não houve absolutamente nada que quisesse fazer em linux, que não conseguisse. Podem outros precisar de aplicações específicas que não consigam correr em certa plataforma. Felizmente não sou um desses!!
 
Podes especificar é essa grande lacuna de instrumentos no linux? A menos que estejas a falar das .Net (e mesmo assim tens o monodevelop) não vejo tal falta.

Hum talvez apenas porque as tecnologias .net são uma referência no mercado e portanto uma mais valia?

De qualquer maneira concordo quanto apenas ter o essencial, é por isso que uso linux.

Tipo, o monodevelop nem uma amostra é comparando com o Visual Studio.

Mas estava a falar destas ferramenta disponível para OpenSolaris e Mac, entre outros: DTrace

E a (excelente) GUI disponível de borla no Leopard/Snow Leopard:
instruments_window.jpg


Com isto, tens uma ferramente para analizar a fundo as tuas aplicações/drivers/etc. bem a fundo, como não há igual...





Mas é exactamente isso que se pode fazer com Linux em certas distros, é uma das vantagens de ter várias distros, podes escolher desde a mais out-of-the-box já com tudo incluído até àquela em que tens que escolher e instalar cada programa que vai correr.

É normal que o Darwin possa ser semelhante a uma distro de Linux minimalista, mas usas mesmo o Darwin ou o OS X?

O OS X "corre" por cima do Darwin... mas não me estava a referir a isso, estava-me a referir á própria kernel....
 
Back
Topo