1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Linux ou Windows?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Luigysantox, 31 de Maio de 2010. (Respostas: 467; Visualizações: 39480)

  1. Cabritz

    Cabritz Power Member

    Da maneira que disseste parece que é obrigação programar em ubuntu, é obrigação jogar em windows e é obrigação editar videos no mac.
    Diz-me porque eu não posso programar em windows, debian, fedora, gentoo, arch e etc?
    Ou porque não posso editar videos em linux ou em windows?

    Cada um é livre de usar o que quer está certo mas és tu que estás a impor restrições. Para essas tarefas programas existem para todos os SO, outros melhores que outros mas com a mesma finalidade.
     
  2. Matanza

    Matanza Power Member

    EU??

    Caramba, parece que isto vai dar uma discussão descomunal! Olha, não está aqui quem falou! Se achas que eu estou errado diz! Se achas que devo usar windows diz, que eu desinstalo o ubuntu do meu portátil!
     
  3. Cabritz

    Cabritz Power Member

    lol não fui eu que disse isto:

     
  4. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Engraçado que apenas referiste nichos, a maioria dos utilizadores não faz nenhuma dessas coisas.
    Não digo que não haja tarefas que sejam mais fáceis de fazer e com mais suporte em certo SO, mas isso não diz nada acerca do SO em geral, aliás, com distinções dessas é que continua tudo na mesma, nada impede que o Linux seja tão bom ou melhor que os outros em edição de vídeo ou jogos puxados, têm é que haver alguém que invista nisso, se actualmente houver algo que impeça isso quem quiser têm toda a liberdade de contribuir, não será rejeitado certamente.

    Linux é o sistema mais adaptável desses, não só a nível da arquitectura (sendo usado desde o router mais pequeno até ao maior supercomputador) mas ao nível do Desktop também, se um utilizador "genérico" souber adaptar o sistema a si pode ser muito mais proveitoso e produtivo que em qualquer um dos outros SO's.

    Linux é óptimo para programar, mas há distros bem melhores que o Ubuntu para isso, se não for este já o pior.

    Não é por cada um ter a liberdade de escolher o seu SO que não vai haver um que se pode dizer melhor que outro, para mim um bom SO é o que me deixa fazer exactamente o que eu quiser dele, qualquer que seja o pormenor, e o Linux ao contrário do Windows deixa-me fazer isso, desta perspectiva Linux é definitivamente melhor que o Windows.
     
  5. Matanza

    Matanza Power Member


    Calma não te zangues! era só um exemplo! ninguém é obrigado a seguir esse exemplo! cada um escolhe o que quer usar. Entendeste? Se quiseres manda-me uma pm que te explico melhor!
     
  6. Cabritz

    Cabritz Power Member

    lol mas eu não estou zangado o.O
    Só achei, no minimo, irrealista como separaste a utilização de programas pelos vários SO's.
     
  7. Matanza

    Matanza Power Member

    Estou de acordo! Não podemos obrigar os users a utilizar as distros que nós temos nos nossos portáteis! Eu não te posso impingir uma distro que eu uso! És tu que escolhes as coisas que queres usar! Eu referi esses exemplos pois como ando assim actualizado, logo percebo isso! mas se não concordas, eu não te maço mais!
     
  8. Matanza

    Matanza Power Member

    Se eu disse-se que o windows fazia isso tudo, ficava calado! mas convém tentar dar uma ideia do que podíamos fazer, no mínimo, com um deles! Mas podemos fazer muito mais coisas com cada distro! o.O
     
  9. Cabritz

    Cabritz Power Member

    Mas isso não implica que não possas fazer nos outros sistemas operativos o que mencionaste. Haver vantagens usar num que no outro. Talvez. Impossível usar num determinado SO? Não me parece...
     
  10. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Fiquei sem perceber o teu ponto para concordar ou não? :S
    É claro que ninguém está obrigar outros a escolher alguma coisa, só disse aquilo que é melhor da minha perspectiva.
     
  11. Matanza

    Matanza Power Member

    Trocando isso por miudos, Linux é definidamente bom para programar. Lá isso é verdade! Pois o linux tem uma variedade de utilizações, tipo servidores, desktops, etc, etc. Devemos adaptar o sistema operativo de acordo com as nossas preferências e de acordo com o que queremos fazer durante o nosso saber, durante a nossa passagem pela universidade, pelo primeiro emprego e de muitas outras coisas! Se eu não for muito claro, ou se disse algo que não deva, diz!
     
  12. 64kB

    64kB Banido

    Tipo eu fiquei assim -> 8|

    Tipo, o NetBeans, há para as três grandes e é igual... desculpa, mas não faz sentido... assim como o vi

    Programar em C, até posso dizer que para Windows é melhor, porque tens na mesma o GCC, e GNU Libc, e etc's... mas tens o compilador da M$... (que por acaso, nos testes que fiz, demonstrava ser mais rápido que o GCC 4.2 ou quê na altura... full optimized, os dois)... a única coisa que o debian deverá ser melhor será a fazer sudo apt-get install lib qualquer coisa e especialmente sudo apt-get install lib-qualquercoisa-dev, isso sim, pode-se dizer que é mais cómodo... assim como posso dizer que é mais cómodo utilizar o XCode (Mac) devido aos instrumentos que faltam ao linux...



    Resumindo e concluindo, há sempre altos e baixos... por exemplo, em C#, e tudo o que seja .NET, é Windows, e eu adoro a cena... mas também para quê, se já temos Java, né?
     
  13. 64kB

    64kB Banido

    Depende.

    Para mim, o melhor SO, é o minimo possível. É aquele que só está lá para pôr as coisas a funcionar. Que basicamente me ponha os programas que eu quero na memória. E isso, é o Darwin (mac).
     
  14. Sl0w

    Sl0w Power Member

    Podes especificar é essa grande lacuna de instrumentos no linux? A menos que estejas a falar das .Net (e mesmo assim tens o monodevelop) não vejo tal falta.

    Hum talvez apenas porque as tecnologias .net são uma referência no mercado e portanto uma mais valia?

    De qualquer maneira concordo quanto apenas ter o essencial, é por isso que uso linux.
     
  15. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Mas é exactamente isso que se pode fazer com Linux em certas distros, é uma das vantagens de ter várias distros, podes escolher desde a mais out-of-the-box já com tudo incluído até àquela em que tens que escolher e instalar cada programa que vai correr.

    É normal que o Darwin possa ser semelhante a uma distro de Linux minimalista, mas usas mesmo o Darwin ou o OS X?
     
  16. Bad_Cop

    Bad_Cop Power Member

    Não percebo porque é que um ou outro SO ou distro são melhores ou piores para programar quando depois se fala em IDE's, editores e compiladores que existem em todas as plataformas, mas ok.
     
  17. Matanza

    Matanza Power Member

    É preciso ver o que é melhor para a gente! Os gostos não se discutem! Portanto, cada um usa o que gosta, o que quer e mais nada!
     
  18. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    É claro que dá para programar em qualquer SO, mas não é a mesma coisa.
    Linux é como um ambiente natural para programar, aliás, o Unix foi criado exactamente para isso, tal como a linguagem C foi criada para ser usada no Unix.
    O mesmo não se pode dizer do Windows, é claro que com uma IDE faz-se qualquer coisa, mas uma IDE não é tudo.

    Mas alguém está a dizer o contrário? Já não se pode discutir as diferenças...
     
  19. rui.gui

    rui.gui Power Member

    Windows é bom para quem não pesca nada de computadores (nem quer aprender), e não tem ninguém que ajude com algum problema. Também é (infelizmente) melhor para jogos (espero que isso mude rapidamente).

    Linux é bom para tudo menos os jogos. Um bom exemplo é aqui a mulher. Tinha-lhe metido o Ubuntu no portátil, e tirando ter estranhado ter o menu em cima, só se queixou que tinha poucas fontes para o Office (coisa que se resolveu num instante).
    Já agora, dentro das distros Linux, começo a achar Ubuntu como sendo das piores que por aí anda, por causa do toque pessoal que lhe deram. Nem mesmo com uma instalação alternate fica minimalista ( APT::Install-Recommends "0" ajuda, mas prefiro Debian por não inventar demasiado com as opções).

    Como gosto de ter algum controlo nas minhas máquinas, definitivamente Linux. Apenas tenho dual boot com o windows porque veio uma licença no portátil.
    Mas isto é a MINHA OPINIÃO. Não é preciso o pessoal matar-se por causa de gostos ;)
    Tirando os jogos, ainda não houve absolutamente nada que quisesse fazer em linux, que não conseguisse. Podem outros precisar de aplicações específicas que não consigam correr em certa plataforma. Felizmente não sou um desses!!
     
  20. 64kB

    64kB Banido

    Tipo, o monodevelop nem uma amostra é comparando com o Visual Studio.

    Mas estava a falar destas ferramenta disponível para OpenSolaris e Mac, entre outros: DTrace

    E a (excelente) GUI disponível de borla no Leopard/Snow Leopard: [​IMG]

    Com isto, tens uma ferramente para analizar a fundo as tuas aplicações/drivers/etc. bem a fundo, como não há igual...





    O OS X "corre" por cima do Darwin... mas não me estava a referir a isso, estava-me a referir á própria kernel....