Linux para começar...

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Ois ppl

Esta semana vou arranjar aqui um P1 166 e tava a pensar instalar uma versão de Linux para finalmente poder começar a mexer nesta cena sem medo de estragar :D

Recomendam-me qq coisa assim tipo só linha de commandos ou com um GUI mt light para começar.

Listas de comandos tb se agradece :P

Thanks
 
eu recomendava uma instalação "magrinha" de slackware.

qd conseguires fazer alguma coisa de jeito, ja vais trabalhar a vontade em qq outra distribuição :D

os comandos básicos metem-se depois de instalares isso, ok? hehe

vamos lá ver o q mais pessoal sugere, qd optares meto aqui alguns comandos q vais precisar.

um abraço

da um saltinho aqui,
http://www.distrowatch.com/

de uma forma mais séria, secalhar recomandava-te Mandrake para começar, RedHat n recomendo de forma alguma, mas isso já vem de trás, é personal hehe.
 
essa ideia dos comandos basicos é mto fix pode ser q seja da maneira q começo a brincar um coto com isso.

Tenho em casa o red hat 9 e o madrake 9
 
aprender por aprender, n vejo um único motivo que justifique teres a versão mais recente.

secalhar vejo mais motivos para o contrario, sacar a mais antiga que encontrares :D
menos ferramentas, menos config's automaticas, menos "plug'n play"...
 
Boas,

O Linux para mim, tal como para muitos users deste fórum, é um bicho de 7 cabeças:P . Gostaria imenso de começar a explorar este SO e realmente ver as suas potencialidades. Simplesmente não sei por onde começar.

Lanço um desafio: que tal os expert em Linux fazerem um tutorialzito de como se iniciar em Linux, começando exactamente pelo Capítulo I: Que Linux instalar, como instalar e quais os requesitos necessários?

Cumps
 
Requisitos mínimos...

386
4MB ram
20 MB disco...

Não era uma piada...

Mas para se ter um bom desktop

Pentium 100
32 MB RAM
1.5 GB disco

Começa por sacar o Mandrake e conhecer bem o hardware que tens
 
Tafinho, obrigado mas espero que o que indicaste seja apenas o prólogo do teu tutorial:D :D :D :D :D

Já agora: onde sacar o mandrake?

Offtopic: o nome de mandrake traz-me boas recordações. Era um dos meus heróis de BD preferidos quando era muito jovem....
 
Desculpem lá, mas aproveitando esta de linux e para não abir outra thread, fica aqui uma questão:

Eu tenho o XP e o RedHat9 instalados. Obviamente tenho um boot loader para escolher o SO. A questão é a seguinte. Eu quero reinstalar o XP, formatando se calhar a partição onde este se encontra.
Como é que faço depois para voltar a ter o LILO sem ter que instalar o Linux de novo?

Thx!
 
so tens q garantir que tens uma diskete de arranque ou um cd de arranque é o mais civilizado hj em dia :)
e depois arrancas o linux pelo CD e instalas novamente o LILO

n tou com os comandos de cor e estou rodeado de win2kserver agora, por isso faz na consola.
"man lilo"

um abraço.

eu aceitava o desafio na boa, mas ando com uma media de horas de trabalho de 16 nas ultimas duas semanas, tafinho a meias? ou aceitas tu isso?
 
ojdr2001... nao há nada mais simples:

ftp://ftp.telepac.pt/pub/redhat/redhat/linux/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc1.iso
ftp://ftp.telepac.pt/pub/redhat/redhat/linux/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc2.iso
ftp://ftp.telepac.pt/pub/redhat/redhat/linux/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc3.iso

Gravas 3 cds, arrancas com o primeiro e tens uma instalação muy facil ao jeito do windows xp, tens k ter é atenção apenas a criar as partições. Arranja uns 3Gb livres, e depois qd chegar a parte das partições dizes "Manually with Disk Druid" e crias uma partição swap com o tamanho da tua memoria, e outra ext3 com o resto. Nesta ultima no mount point metes / . Nas partições windows em FAT que queiras aceder via linux no mount metes por exemplo /discowin . Prossegues a instalação, deixas ele instalar-te o grub que te vai permitir escolher o SO no boot do PC, fazes a instalação de workstation e ta a andar de mota.

Acho que mt do pessoal adepto do linux nao anda a gostar mt das versões recentes do linux uma vez que cada vez se aproximam mais ao windows ( finalmente descobriram a polvora... ) e nao gostam de aceitar que agora é tudo mais facil e que pessoal sem mts conhecimentos possa utilizar linux, e acabam sempre por preferir instalações xpto's que veneram pq sao mt dificeis de instalar, ou pq tens k recompilar o kernel ao jeito do teu cpu ou pq isto e akilo... No fundo acho que o linux se tornou um refúgio daqueles que queriam ser diferentes mas que ao longo do tempo as empresas que fazem as distribuições acabam por desfazer esse mito fazendo as distros mais desktop user's like.

É claro que tens distribuições que nao sao para uso a nivel de um user de desktop, mas nao tens interesse nenhum nisso por enquanto. No redhat podes à vontade usar o gcc para compilar assembly e gnu c, podes explorar java, tcl, etc etc etc etc etc.

Acredita, o redhat 9 é MESMO fácil de instalar, e depois é MESMO fácil de usar.

Depois de instalares o redhat, quando sacares programas que queiras instalar é só fazeres:

$ rpm -ivh nome.rpm

ele instala-te a package.

se sacares programas em .tar ou .tar.gz fazes

$ tar -xvf nome.tar ou tar -zxvf nome.tar.gz respectivamente, entras na directoria que ele te queria e lês o INSTALL que tem os passos que tens de seguir.. ( make , etc... )

Atenção quando defines a password na instalação, o administrador tem o username root.
 
Última edição:
uns stress's com umas versoes antigas, e uma aposta perdida qd decidi "sonhar" q essa versão antiga vinha minimamente segura.
Cada vez q me lembro do meu colega a dizer..."logo tu q só usas Slackware, fazer uma aposta com a segurança do RH ...." e aquele sorriso heheheh, sacana.

por essas alturas andava a instalar um pequeno mail server com outro igual a copiar o disco do primeiro para "prevenir" isto para aí em 97/98 uma coisa assim do genero.

portanto, daí para a frente RH vai prá borda do prato.

mas depois um pouco mais a sério, n gostei mto de uma ou duas versoes lançadas depois disso, daí para a frente nunca mais mexi.

gayzada por gayzada prefiro o Mandrake sem dúvida, para trabalhar mantenho o Slackware.
 
Originally posted by greven
Desculpem lá, mas aproveitando esta de linux e para não abir outra thread, fica aqui uma questão:

Eu tenho o XP e o RedHat9 instalados. Obviamente tenho um boot loader para escolher o SO. A questão é a seguinte. Eu quero reinstalar o XP, formatando se calhar a partição onde este se encontra.
Como é que faço depois para voltar a ter o LILO sem ter que instalar o Linux de novo?

Thx!

Ok, thx. Eu também cheguei à parte da diskete de arranque, o prob é se depois não sei instalar aquilo a partir do linux, mas isso logo se ve. Thx !
 
chight,
por acaso optimizas o comportamento da maquina caso tenhas pouca memoria, usando uma swap com o dobro da tua memoria.
mas porque complicar, n é?

alem disso, o RH é facil de instalar, e depois? alguem disse o contrario?
para aprender, o mais facil, achas o mais adequado? eu nao, mas eu ca tenho uns fusiveis queimados :D

Acho que mt do pessoal adepto do linux nao anda a gostar mt das versões recentes do linux uma vez que cada vez se aproximam mais ao windows ( finalmente descobriram a polvora... ) e nao gostam de aceitar que agora é tudo mais facil e que pessoal sem mts conhecimentos possa utilizar linux, e acabam sempre por preferir instalações xpto's que veneram pq sao mt dificeis e pq tens k recompilar o kernel ao jeito do teu cpu ou pq isto e akilo ou pk blablabla.
n gosto das ultimas versoes de linux n pq estao a ganhar um aspecto "a la windows" mas por aquilo q estao a perder...
a historia de recompilar o kernel, epah ainda bem que já n é preciso faze-lo na altura do install, td melhora, mas ainda bem q ainda é possivel optimizar o kernel da maquina, ainda bem q ainda n é windows.

sabes pq prefiro Slackware?
a diferença entre cada distro, está apenas na quantidades de packages q trás, o cuidado na sua selação e o nivel de "automação" inserido.
eu pq prefiro controlar a situação ao maximo, dou o previlegio a uma distro que n faça tudo por mim, apenas isso, sei onde mexo e que apenas eu mexo.
estou habituado a ir directo ao file de config do modo grafico e alterar a resoluçao default, agora com ferramentas que o fazem, começam a prestar atenção a varios ficheiros e um gajo perde-se.
apenas isso.
 
bem ppl e q tal fazermos um tutorial interactivo, tipo iamos definindo umas coisas para fazer e os "experts" davam um tempo limite ( tipo 2 dias para cada tarefa ) e o ppl q vai tentar ambientar-se ia colocando duvidas... q dizem??
 
Originally posted by greven
Ok, thx. Eu também cheguei à parte da diskete de arranque, o prob é se depois não sei instalar aquilo a partir do linux, mas isso logo se ve. Thx !

relax,
ainda com o windows a bombar fazes um ensaio.
arrancas pela floppy para ver se a floppy bomba.
depois na consola fazes "man lilo"

mas se bem me lembro instalar o lilo é mesmo só "LILO" talvez precises de "LILO -R"
mas só mesmo em casa q de cor n me lembro.
 
Thx a todos pelas dicas. Só peço um favor: mantenham uma linguagem técnica e um nível acessíveis aos que, como eu, não percebem nada disto.

Cumps
 
Originally posted by ojdr2001
Thx a todos pelas dicas. Só peço um favor: mantenham uma linguagem técnica e um nível acessíveis aos que, como eu, não percebem nada disto.

Cumps

be cool, eu ca n gosto de termos tecnicos mesmo :D

offtopic: hj tou numa de "relax" "be cool" e afins, é o truque para manter a calma qd o work aperta hehehe
hj se sair a horas vou apanhar uma das valentes q é para aliviar o stress :D
 
Originally posted by Andr0m3da
be cool, eu ca n gosto de termos tecnicos mesmo :D

offtopic: hj tou numa de "relax" "be cool" e afins, é o truque para manter a calma qd o work aperta hehehe
hj se sair a horas vou apanhar uma das valentes q é para aliviar o stress :D


Se precisares de ajuda para apanhares uma diz :p
 
Back
Topo