Linux para começar...

Bom, ainda não li a thread toda e espero não estar a fazer uma pergunta repetida, mas aqui vai:
tenho 2 discos, 1 de 80 GB e 1 de 8 GB, será que posso instalar o Linux (RH9.0) no disco de 8 e deixar o disco maior só para o Linux? (e o de 80 só pró Windows)
(o disco de 8 está vazio, so tenho usado o de 80)
 
É que ja me tinham dito que isso não era "boa politica", ou seja, tinha a ideia que era possivel mas disseram-me que seria melhor ter os 2 SO's no mesmo disco, e lá está, tendo 1 em cada disco simplificava-me as coisas (ou então não :rolleyes: )
já agora, qual é o vosso conselho acerca disto?

PS: como devem ter reparado no meu post anterior cometi uma gaffe, onder se lê "será que posso instalar o Linux (RH9.0) no disco de 8 e deixar o disco maior só para o Linux? (e o de 80 só pró Windows)"
é suposto ler-se "será que posso instalar o Linux (RH9.0) no disco de 8 e deixar o disco maior só para o XP?"
 
Originally posted by Apophis
É que ja me tinham dito que isso não era "boa politica", ou seja, tinha a ideia que era possivel mas disseram-me que seria melhor ter os 2 SO's no mesmo disco, e lá está, tendo 1 em cada disco simplificava-me as coisas (ou então não :rolleyes: )
já agora, qual é o vosso conselho acerca disto?

PS: como devem ter reparado no meu post anterior cometi uma gaffe, onder se lê "será que posso instalar o Linux (RH9.0) no disco de 8 e deixar o disco maior só para o Linux? (e o de 80 só pró Windows)"
é suposto ler-se "será que posso instalar o Linux (RH9.0) no disco de 8 e deixar o disco maior só para o XP?"
Do pouco que eu sei é assim. Provavelmente vais ter isso em dual boot. Certo? Ou vais usar disquete de arranque? Ter no mesmo disco ou não é indiferente. Eu vou dizer-te como tenho e pode ser que isso ajude. Tenho um disco de 80GB onde tenho uma partição de 40GB para o XP e uma partição swap de 1GB para o Linux e o restante ext3 para o Linux propriamente dito. Estou a usar o Grub para dual boot. Felizmente mesmo tendo estado com a instalação do Linux marada o Grub continuou a funcionar sempre bem. A hipótese que eu tinha colocado antes de instalar era ter um SO num disco e outro no outro disco. E depois alterava na BIOS a sequência do boot de acordo com o que deseja-se. Para mim está a funcionar às mil maravilhas.
Só mais uma coisa. Eu fiz as partições antes com o PM8 e quando instalei o Linux ele escolheu logo as partições que eu tinha feito. Mas isto foi com o SUSE. No entanto o Red hat tb não deve ser diferente.
Espero ter ajudado.
 
Sim a minha intenção era ter dual boot, e tambem ter o disco de 80 só para o XP e segundo percebi, tambem querias fazer o mesmo que eu mas acabaste por por os 2 num só disco certo?
eu não sou contra ter os 2 no mesmo disco, só achei que ficava com as coisas mais arrumadas deste modo.
 
Originally posted by Apophis
Sim a minha intenção era ter dual boot, e tambem ter o disco de 80 só para o XP e segundo percebi, tambem querias fazer o mesmo que eu mas acabaste por por os 2 num só disco certo?
eu não sou contra ter os 2 no mesmo disco, só achei que ficava com as coisas mais arrumadas deste modo.
Sim acabei por por os dois no mesmo disco. É engraçado que no Linux vejo a partição do XP mas o contrário não acontece :)
Eu estou a usar o grub. Nunca usei o Lilo mas a opinião da maioria é usar o Grub portanto deve ser melhor.
Outra coisa se tiveres 512MB de memória não precisas de meter 1GB de swap. É um exagero. Diria que 256MB é suficiente. Max 512MB.
Boa sorte.
 
Suse 9.0

Ontem de madrugada estive a instalar o Suse 9 e posso dizer desde já que está excelente em todos os aspectos.
Não tive um unico problema na instalação, funcionou tudo a 100% incluindo o Vmtools.

No fim ainda deu para jogar o "Beneath a steel sky" :).
 
Originally posted by BlueBird
suse n s econtra as isos para faxer download, pois n?

Para download, tens só o Evaluation.
Mesmo que houvesse para download, tinha que ser uma versão lite. 4 gigas é muita coisa ( sem contar com o 2º Dvd ).

Só ainda estive uma hora a "tweakar" o Suse, mas está mesmo muito bom.
 
Boas ppl [ ]

Bem decidi aventurar-me e instalei o RH9 o guia ajudou mt! Sou noob nisto mas por algum sitio se tem de começar...
Ta td a funkar :D
 
Tirem-me apenas uma dúvida, por agora hehe...!

Afinal qual são as verdadeiras diferenças entre o SUSE, RED HAT e o Mandrake ?

É que eu gostaria de me debruçar apenas sobre uma edição do Linux.

Tenho alguma prática com o RH v8, por isso digam-me qual é a edição que valerá mais a pena aprofundar.


P.S.:
Por norma ouço dizer que a Mandrake é a melhor.
Não preciso de uma versão muito técnica, porque eu não tenho muito tempo para me dedicar a ela.
 
Originally posted by peter alien
Tirem-me apenas uma dúvida, por agora hehe...!

Afinal qual são as verdadeiras diferenças entre o SUSE, RED HAT e o Mandrake ?

É que eu gostaria de me debruçar apenas sobre uma edição do Linux.

Tenho alguma prática com o RH v8, por isso digam-me qual é a edição que valerá mais a pena aprofundar.


P.S.:
Por norma ouço dizer que a Mandrake é a melhor.
Não preciso de uma versão muito técnica, porque eu não tenho muito tempo para me dedicar a ela.

o Mandrake 9.2 O melhor Sem duvida Alguma, agora em termos de software adicional o Suse 9.0 Pro tem mais algumas coisas, o red hat 9.0 foi o pior S.O Based Unix que alguma vez já vi.. só ganha em aspecto mais nada.. (A instalação muito é leet, vai parecendo porreiro até trabalharmos nele...)
Em modo de trabalho, desenvolvimento , etc.. o Mandrake 9.2 é o melhor.
 
Eu estava realmente indeciso entre o RedHat (já trabalhei com a versão 8) e o Mandrake.

Obrigadão default :)

Já agora conheces alguns mirrors onde o possa descarregar ?
 
Só um pequeno detalhe...

A SUSE é sem dúvida nenhuma a melhor distro que já alguma vez existiu... E isto de quem já alguma vez trabalhou com as 3, Suse, Mandrake e Red Hat.

A maior parte das pessoas diz mal da Suse porque não teve para a pagar e portanto nunca usou, e como tal diz mal.

Pessoalmente, uso Gentoo, mas está a outro nível.
 
tafinho, Entre os 2 melhores o Suse e Mandrake, tb já recai preferencias pessoais na escolha do melhor distro
Na minha opinião e o Mandrake mas o Suse tb é de mt bom nivel.

Cumps.
 
Back
Topo