Linux para começar...

um comando que pode ajudar mt pessoas...

Para ver ficheiros das outras partições!


mount -t auto /dev/hdX /pasta montar drive

o X é a partição que queremos montar

Comandos

./configure
configure
make
make install

São muito usados para fazer correr os programas

Peçam ajuda ! :P assim se todos partilharem o seu conhecimento só ganha quem trabalha em Linux :] e quem quer aprender

Cumps.
 
Última edição pelo moderador:
Originally posted by Tafinho
Só um pequeno detalhe...

A SUSE é sem dúvida nenhuma a melhor distro que já alguma vez existiu... E isto de quem já alguma vez trabalhou com as 3, Suse, Mandrake e Red Hat.

A maior parte das pessoas diz mal da Suse porque não teve para a pagar e portanto nunca usou, e como tal diz mal.

Pessoalmente, uso Gentoo, mas está a outro nível.

Excelente informação para mim. Questionei-me se não deveria mudar para Gentoo e começar tudo a partir daí.
Mas o Gentoo está de facto a outro nível e portanto acho que como tudo precisamos de uma fase de aprendizagem.
O preço do SUSE tb não é nada do outro mundo e pelos manuais que trás acho que para quem começa é uma excelente opção.
Para quem ainda não viu, ou sabe o SUSE vem em DVD e em 5 CDs. 4,5GB é obra. Além disso tem coisas que funcionam exactamente igual (em termos gráficos) tal como o Windos XP. Incluindo algumas teclhas de atalho são exactamente as mesmas:)
Se um aprediz pode recomendar tb recomendo o SUSE :P
 
Tafinho:
Diz-me uma coisa. Utilizas só Linux no teu dia a dia.
Fazes tudo em Linux?
Programas para rippar dvds? Há alguma coisa que seja muito simples de trabalhar. Tivo DVDshrink por exemplo:D
 
Parece que vou mesmo dar o salto do RedHat para o Mandrake.

Então cá vai: :001:

--------------------->----------------
|....................................................|
|....................................................|
Chapéuzinho Vermelho v8 .... Mandrakas v9.2 , já está :D
 
Originally posted by Metro
Tafinho:
Diz-me uma coisa. Utilizas só Linux no teu dia a dia.
Fazes tudo em Linux?

Tás a ver algum Windoze na minha sig...?

Não costumo rippar DVDs...

Mas uma pesquisa rápida deu :
dvdbackup + wine/dvdshrink
 
Quanto às distros. Uso o Suse 9 como desktop "secundario". Está muito bom. Acho que não tive 1 unico problema.
Tenho tb instalado o White box (RHEL 3) e apesar de ser virado para o mercado server, é mais um all in one.
O Mdk 9.2 nunca o instalei, mas só ouvi problemas. Aquele caso com os LG, etc. Se não me engano os membros do clube até tiveram direito a uma segunda release com os bugfixs. Instalei o cooker com Kernel 2.6 e apesar dos bugs e do desktop gay (nem perguntem) estava extremamente rapido.
 
Última edição:
Gentoo e giro mas tive uns probs quando tentei instalar alguns programas a partir das sources pois sao varias as directorias que se encontram com nomes diferentes ou em locais fora do habitual. De qualquer das formas gostei bastante do Gentoo. Desde entao so uso Slackware e ja la vao uns anos. Gotta love Slack :)

Para comecar, e ao contrario do Andromeda, penso que e melhor e mesmo rh ou mdk, mas e so uma opiniao :)
 
Boas..

Tive esta tarde a instalar o Suse 9. Utilizei o VMware para instalar o linux numa drive virtual, o problema é que agora não consigo aceder ao resto do disco, já tentei usar o comando mount mas dá sempre erro..
Isto será por estar a correr através de uma drive virtual criada pelo VMware??

Por agora resolvi o problema, acedo ao disco do comp através da rede.. como o linux e o windows tem um IP diferente consigo aceder ás partilhas que tiver no comp.. Mas gostava de saber se era possivel aceder aos discos de outra maneira..

Obrigado...
 
já fizes-te

mount -t type dev/hda1 /dir

type = fat , ntsf etc..

hda1 por ex se kiseres aceder a particao do windows tens que definir onde está

/dir onde queres montar

Mas consegues aceder ao windows por konsole$root ?
 
Boas...

Sim já fiz isso o erro que me dá é:
fs type fat not supported by kernel

Só consigo aceder á partição do windows através da rede... através da rede..
basta-me ir ao konqueror e colocar smb://ajv/
 
Originally posted by AJV
Boas...

Sim já fiz isso o erro que me dá é:
fs type fat not supported by kernel

Só consigo aceder á partição do windows através da rede... através da rede..
basta-me ir ao konqueror e colocar smb://ajv/

recompila o kernel com suporte para fat
 
Possivelmente para quem está a começar como é o teu caso (e o meu) eu reinstalava o SuSE. A mim nunca me aconteceu o que descreves. Funciona tudo às mil maravilhas. Consigo ver todas as partições e copiar se quiser conteudo das outras pastas para dentro do SuSE. Eu ia por ai. Depois de teres uma instalação boa copiava a pasta para outro sítio e brincava à vontade com o SuSE
Se fizeres asneira apagas essa instalação e copias a pasta anterior e ficas com a instalação fresquinha novamente. Esse é o encanto do VMware.
Compilar kernel acho que não é para nós...ainda.
 
boas..

Sim compilar o kernel deve seu bocado complicado para quem está a começar....

Reinstalar o Suse é uma opção.. mas esta já é a segunda instalação... pois na primeira já acontecia a mesma coisa...

Só para esclarecer ma duvida.. no vmware quando iniciamos a instalação de um novo sistema operativo deixa-se tudo como está por defeito, é que reparei se fizermos através do custom existe lá uma opção acerca do disco.. se queremos usar um novo ficheiro virtual, um já existente ou usar mesmo o disco fisico fazendo uma partição para o linux...
 
aproveitando a embalagem... no mdk9.2 em k sitio é k ta o kernel? tenho aqui as drivers da placa wifi e pra instalar tenho k saber isso.

tks in advance! [[[]]]
 
Originally posted by AJV
OK...
Eu sou bastante newbie em linux...

Como é que iso se faz..

hum...então aconselhava-te a ler um tutorial para não fazeres m**** :)

procura no linux documentation project (www.ldp.org se nao estou em erro) que rapidamente percebes...depois de recompilares um kernel umas quantas vezes vais ver que não tem nada de especial :)
 
Originally posted by Peterwolf
aproveitando a embalagem... no mdk9.2 em k sitio é k ta o kernel? tenho aqui as drivers da placa wifi e pra instalar tenho k saber isso.

tks in advance! [[[]]]

/usr/src/linux... deve ser um symlink para o kernel que em si deve estar em /usr/src/versao_do_kernel
 
Originally posted by AJV
boas..

Sim compilar o kernel deve seu bocado complicado para quem está a começar....

Reinstalar o Suse é uma opção.. mas esta já é a segunda instalação... pois na primeira já acontecia a mesma coisa...

Só para esclarecer ma duvida.. no vmware quando iniciamos a instalação de um novo sistema operativo deixa-se tudo como está por defeito, é que reparei se fizermos através do custom existe lá uma opção acerca do disco.. se queremos usar um novo ficheiro virtual, um já existente ou usar mesmo o disco fisico fazendo uma partição para o linux...

Oi, Eu uso o Suse 9 em cima do Vmware. Que versão do Vm tens?
Se for a 4, quando fazes a Vm vai sempre pelo custom e escolhe "create a new.....". Escolhes o espaço em disco, etc e depois no advanced do disco podes escolher entre ide e scsi. No meu caso tenho scsi, mas sei que há distros que não funcionam com scsi no Vmware (não é o caso do Suse).
Já agora, instalas-te o vmtools no fim da instalação do Suse?
 
Back
Topo