Linux para começar...

Originally posted by Andr0m3da
relax,
ainda com o windows a bombar fazes um ensaio.
arrancas pela floppy para ver se a floppy bomba.
depois na consola fazes "man lilo"

mas se bem me lembro instalar o lilo é mesmo só "LILO" talvez precises de "LILO -R"
mas só mesmo em casa q de cor n me lembro.

Obrigado! É verdade, nunca tinha reparado que já és moderador! Anyway, thx for the tips!
 
Epá.. eu tb domino pouco o linux.. tenho o Mandrake, é quase só instalar "à lá" windows, usar o gcc ou o Eclipse e pouco mais...

Da minha experiencia, penso que o bootloader "GRUB" é mais simples de usar e de recuperar que o LILO... penso que para que esta a começar é melhor...
 
Pelo ritmo que leva este thread percebe-se claramente que à uma enorme vontade de muitos users se iniciarem no Linux.
Eu já fiz algumas tentativas mas até agora só consegui usar o Knoppix a partir do CD.
Comprei à bastante tempo o Suse 7.0. Li muito e nunca fui capaz de o intalar.
No entanto tenho acompanhado a suse e vai sair uma nova versão dia 24 de Outubro. Esta versão pode ser instalado em discos formatados em NTFS. Pessoalmente não me importo de comprar essa distribuição. Acho um pouco confiuso tantas versões e outras tantas opiniões diferentes dos vários users. É um pouco como os clubes de futebol:)
Uma coisa que me preocupa (pelo meu completo desconhecimento) é se algo correr mal na instalação como é que formato o disco. Uma das coisas que uma vez me aconteceu foi ficar sem linux e não consegui formatar mais aquele disco:sad:

Gostava de colocar as seguintes questões:
1º É prudente ter no mesmo disco Windows e Linux. Tendo necessariamente que a instalação do Linux ser feita depois do Windows. Ou será melhor ter um disco para windows e outro para Linux. Se tiver que reinstalar algum deles vou ter problemas em arrancar com o outro depois? Isto não previne a possiblidade de haver problemas?
2º O disco deve estar formatado como. Em Fat 32? NTFS?
3º Estou a descarregar o redhat dos links que o chight colocou e aquilo está com extensão.rar. Tenho que descompactar ou apenas gravar tal como está para um CD?
Como já tenho o windows no disco o que faço para instalar? Tenho este disco particionado em 2 sendo que o C é o wind e o D tenho documentos. Basta apagar os dados e instalar o Linux nesta partição. A partição está em NTFS. O Red Hat 9.0 instala?

Sugestões:
1º Colocar um sticky com os servidores nacionais onde se pode ir buscar as imagens iso das diferentes distribuições e respectivas versões como o chight colocou numa das suas respostas.

2º Construir um FAQ com as questões que aqui se vão colocando divididas por temas.
 
Olha só para responder a algumas das tuas questões (as que sei!). Tens por exemplo em http://joel.ist.utl.pt (servidor do IST) várias distribuições de linux. Ou aqui por exemplo ftp://ftp.cprm.net/pub/ .

Quanto a instalar no mesmo disco do windows acho que não tens problema nenhum. Eu por acaso tenho noutro disco, mas nem está a ocupar a totalidade do disco, o restante é para ficheiros e está formatada em NTFS. Para instalares na mesmo disco do windows, podes por exemplo (os linuxgurus daqui, podem-te explicar melhores métodos, este é somente o que eu utilizo), utilizar o Partition Magic e deixa espaço livro no final do disco em questão. Depois qundo instalas o Linux é só escolheres aquela porção de espaço livre e voila!
 
Obrigado greven:
Estou a explorar este site http://www.linux-tutorial.info/
O que é que significa a parte dos 1024 cilindros do disco. O Linux tem que ficar instalado no início do disco? Não posso instalar na segunda partição? Continuo a tentar aprender.
 
a questao dos 1024 cilindros n é importante, ou ja deixou de ser.

no LILO tens um parametro que se inicializa de uma simples forma é escrever "LBA32" numa das primeiras linhas do ficheiro de config.

a questao do cilindro 1024 era que a bootable partition n podia estar alem deste cilindro.

quando os discos grandes começaram a surgir o que o pessoal tipicamente fazia era criar uma mini particao no inicio do disco, onde ficava o lilo apenas (ou seria tb o kernel? acho q nao) e depois ter o resto do sistema la para cascos de rolha.

agora isso ja n acontece e para o mostrar (hj vou sair mas eu meto isso aqui), posso tirar uma pic com o partition magic onde verao q tenho o linux no fim do meu disco de 40G.

quanto a ter o linux no mesmo disco que o windows, só se estiverem em partiçoes diferentes.
É possivel ter na mesma partição, mas isso eu nem para 2 versoes diferentes do windows faço. É simplesmente má practica.

Todos podemos andar de janela aberta a 300KM/h mas n é mto boa ideia.
Simplesmente nem tudo se deve fazer só pq se pode.

Metro,
qt a distros, é verdade o que disseste a mim tb me faz confusão haver tantas, principalmente qd tinha paciencia para as experimentar.
A Suse, das q experimentei é a q menos tempos usei, e por isso conheço pior, mas vejo-a como uma distruibuiçao mto boa, apenas o pormenor de se ter de pagar aquele pedaço
É talvez a distro mais virada para o mercado empresarial, ou "pagante" chamemos-lhe assim.

Qaunto a problemas com a re-instalação de algum sistema operativo, só existe num sentido.
Caso re-instales o Linux, o lilo vai-te sempre continuar a chamar o Windows e mm que nao o faça, são meia duzia de linhas de codigo a acrescentar no ficheiro de config.
Caso re-instales o Windows, aí esse simpatico e inteligente sistema operativo, vai sobrepor o seu bootloader, no boot sector, independentemente do que lá esteja e portanto ficas sem poder aceder ao Linux.
Eu cm uso Slackware, o CD é bootable e dá para apontar para o kernel que tenho no meu disco e tá a bombar, depois é só instalar o LILO.

o Linux é um sistema q convive pacificamente com outros SO's.

Podes instalar na partiçã NTFS, mas eu aconselhava a seguires os passos q o chight indicou la mais para cima. usa esse espaço para uma partição SWAP e para os dados. o disk druid faz-te isso a rir e sem stress's

desculpem la a desorganização na escrita mas estou ainda a bulir a dei só um saltinho aqui á pressa
 
Obrigado Andr0m3da.
Refres-te a esta parte:

"Gravas 3 cds, arrancas com o primeiro e tens uma instalação muy facil ao jeito do windows xp, tens k ter é atenção apenas a criar as partições. Arranja uns 3Gb livres, e depois qd chegar a parte das partições dizes "Manually with Disk Druid" e crias uma partição swap com o tamanho da tua memoria, e outra ext3 com o resto. Nesta ultima no mount point metes / . Nas partições windows em FAT que queiras aceder via linux no mount metes por exemplo /discowin . Prossegues a instalação, deixas ele instalar-te o grub que te vai permitir escolher o SO no boot do PC, fazes a instalação de workstation e ta a andar de mota."

A memória a que aqui se refere è a memória ram? Como tenho 512MB devo fazer um ficheiro swap 512MB e o resto ext3. Certo?
Quanto aos cd´s do redhat copio tal como o ficheiro vem ou tenho que descompactar?
Acho que vai ser desta. Ou vai ou racha.:D
 
a SWAP para trabalho "á homem" deveria ser o dobro da mem ram, para tudo e mais alguma coisa, a SWAP do mesmo tamanho da ram chega.

eu para o uso "caseiro", e se tivesse 512de ram, punha uns 256MB de SWAP.
mas se tencionares meter jogos e isso tudo em cima, segue para os 512MB de SWAP.

qt a gravares os cd's, n faço ideia como vem os ficheiros q sacaste, mas ou estao em ISO, ou noutro formato de gravação, ou então zippados e com ISO la dentro.

um abraço
 
Só vi hj a thread e axo bom, pk tb gostava de entrar mais fundo no Linux! :)

Metro a partição Swap é utilizada para a memória virtual do sistema, tipo tens 512MB ram física no pc, se kriares uma partição Swap 512MB para o Linux, a tua memória virtual da mákina vai ser 1024MB! Simples não é! ;)

Quando estiveres a utilizar o espaço Swap, o Linux move as páginas nao usadas de fora da memória para o disco, permitindo que executes as aplicações de uma só vez no sistema. Mas nem sempre, pk o espaço Swap é lento, não há reposição para a Ram real. Mas existem aplicações que requerem grande kuantidade de memória, logo necessitam de contar com o espaço Swap se não tiver Ram.

Eu já usei em tempos o Mandrake e emulava o windows no VMware (Pc Virtual numa janela no KDE) mas começei a apanhar o viçio do 3dmark e afins, lá voltei para o win... :rolleyes:

Nessa altura k usava linux smp criei a partição Swap com os mesmos MB da ram, por exemplo já tive 64mb de ram á uns anos, logo usava o Swap de 64MB, ou seja 128MB de memoria virtual! ;)

É dificil uma makina "caseira" xegar a utilizar 512MB, ptt xegam!

Ou seja se fizerem uma partição Swap mto grande, é um desperdiçio, pk o espaço restante não será nunca utilizado em klker situação e podem aproveitar exe espaço para a partição principal (linux native) ;)

Kuanto aos cds se estiverem com a extensao *.ISO gravas com o nero axim como está, escolhes "Burn a image file" e abres exe fixeiro .ISO ;)

No k puder ajudar contem cmg, e como óbvio tb keria aprender umas coisitas, tipo sobre servidores e redes ;) :D
 
Ah lembrei-me de uma coisa, existem 2 programas para o windows k sao pc's virtuais, ou seja voces escolhem os MB de ram HD etc ;)

Um deles é o VMware k tem a versao para Linux e Windows e o Virtual PC para o win! :)

Para kem se está a iniciar pode arranjar estes programas e kriar um pc virtual no windows com o Linux a correr ;)

Assim escusam de Dual boot´s etc ;)

é só abrir o programa e clickar 2vezes no SO e ele arranka o Linux ;)
 
Originally posted by Metro
.
Eu já fiz algumas tentativas mas até agora só consegui usar o Knoppix a partir do CD.
Comprei à bastante tempo o Suse 7.0. Li muito e nunca fui capaz de o intalar.

Explica-me como conseguiste instalar o Knoppix mas não conseguiste instalar o Suse...?
Desde o 6.0 que o Suse é a Distro mais fiável e fácil de instalar... e também a mais cara :)

Quanto a bootloaders...
Larguem o Lilo aquilo já deu o que tinha a dar.
Usem o GRUB.


Já agora, se querem aprender muito à custa de umas cebeçadas usem Gentoo
 
Tafinho o Knopix nao é preciso instalar, basta meter na bios boot por cd-rom e meter o cd, ele detecta o hardware todo e auto-configura-se sem ser necessário um HD, basta ter cd-rom ;)

Suse é mto fixe, tenho aki a versao 7.2 original, k trás 7cd's e 1dvd :)

Pena os manuais estarem em alemão :(
 
Última edição:
Originally posted by Lasac
Tafinho o Knopix nao é preciso instalar, basta meter na bios boot por cd-rom e meter o cd, ele detecta o hardware todo e auto-configura-se sem ser necessário um HD, basta ter cd-rom ;)

Assim como o liveCD do Gentoo e do Suse...
 
O Lasac já respondeu.
Tafinho:
O problema é esse. O Linux tem tantas opções e tantas distribuições que quem quer começar fica completamente perdido. Estou a descarregar o Red Hat. Vou tentar o Red Hat para já. Vamos ver o que acontece. Vou instalar no portátil. Não há nada que possa estragar lá.
 
Originally posted by iJFerreira
O Suse é grandito. Tenho a versão 8.2 e são 2 DVD's

Eu muito provavelmente vou comprar o 9 que vai sair na próxima semana. Se a minha experiência com o Red Hat resultar vou mesmo mudar para Linux. 80% Linux e 20% Windows.
 
Depois de ler isto tudo ainda mais confuso fiquei. Devo ser burro pra caraças. Tenho de arranjar outra thread para iniciantes porque esta, tal como receava, está a andar depressa demais...e sem método:confused:
 
Originally posted by ojdr2001
Depois de ler isto tudo ainda mais confuso fiquei. Devo ser burro pra caraças. Tenho de arranjar outra thread para iniciantes porque esta, tal como receava, está a andar depressa demais...e sem método:confused:

tens uma certa razão. mas tem calma, os passos de instalação q deram ao inicio continuam lá, instala a maquina e depois dá uma apitadela.
 
Back
Topo