Linux para começar...

Originally posted by Tafinho

Quanto ao flash, tens de usar o Mozilla porque o Konqueror não suporta flash, se for o conqueror que estás a usar. ( o opera também suporta flash)

Estou a usar o Mozilla. E mesmo assim tenho esse problema.
Uma garrafa de champanhe? Já percebi. Já percebi:D
 
Originally posted by iJFerreira
Os que usam RED HAT deveriam ser banidos
deste fórum. :D

O Suse é melhor e é Europeu.

Como o ojdr2001 já disse faz um tutorial. Já agora vamos esperar que saia o 9.0 o que é suposto acontecer no dia 24.
Já agora quando souberes onde se pode descarregar o suse 9.0 avisa.

Pergunta:
Se tiver um disco só para o Linux e outro só para o Windows não vou precisar de ter nenhum bootloader. Basta alterar na bios qual é o disco de boot. Gostava de saber se esta não seria a melhor forma de ter os dois sistemas operativos no mesmo PC. Se preciso de reinstalar algum deles para quem não percebe nada do assunto deve ser difícil desembrulhar a parte do arranque. A outra vantagem é que o disco do Linux poderia servir para ir experimentando as várias distribuições até encontrar a que mais gostasse e fosse mais compatível com o hardware que tenho. Será esta uma boa ideia?
 
Quanto ao Suse:
- O 8.2 está excelente. São 5 cd's com muita coisa à escolha. Tutorial de instalação não sei se é preciso porque é dos mais faceis de instalar. Mais facil acho que só o Lindows 4.0.
Tive o 8.2 uns tempos instalado num PII e estava excelente. Depois saiu para dar lugar ao Clarkconnect.
- O 9.0 parece que tb deve ser muito bom. Por exemplo vai detectar alguns winmodems na instalação, o que acho que é a 1ª vez num linux ( posso estar enganado ).
 
Originally posted by Nemesis11
Quanto ao Suse:
- O 8.2 está excelente. São 5 cd's com muita coisa à escolha. Tutorial de instalação não sei se é preciso porque é dos mais faceis de instalar. Mais facil acho que só o Lindows 4.0.
Tive o 8.2 uns tempos instalado num PII e estava excelente. Depois saiu para dar lugar ao Clarkconnect.
- O 9.0 parece que tb deve ser muito bom. Por exemplo vai detectar alguns winmodems na instalação, o que acho que é a 1ª vez num linux ( posso estar enganado ).

Já não nos cruzavamos por aqui à algum tempo. O SUSE 8.2 não suporta o controlador RAID da minha motherboard. Espero que isso já esteja solucionado com o 9.0. Eu também tenho alguma simpatia pela suse pelo que gostava de tentar.
Alguma dica em relação ao meu post anterior.
Clarkconnect? Não sei o que é:confused:
Editado: Já descobri.
ClarkConnect is a software package that transforms standard PC hardware into a dedicated broadband gateway and easy-to-use server. The software is a great solution for businesses, organizations, home offices, and networked homes.
 
Última edição:
Só dúvidas:confused:

O Partition Magic não me deixa criar uma nova partição no disco. Eu tenho os discos em raid 0 com uns Raptor sata. Será por isso?
Como ultrapasso isto?

2- O RH 9.0 suporta Raid 0? Se sim não é preciso um driver para Linux no início da intalação à semelhança do windows?
 
Também gostei sempre muito do suse :) embora só use raramente linux, e para ver como é que aquilo é :D




Em relação aos boot loaders, eu prefiro usar uma diskette de arranque, assim quando quiser arrancar para o linux é só botar a diskette :)
 
Originally posted by ojdr2001
Só dúvidas:confused:

O Partition Magic não me deixa criar uma nova partição no disco. Eu tenho os discos em raid 0 com uns Raptor sata. Será por isso?
Como ultrapasso isto?

2- O RH 9.0 suporta Raid 0? Se sim não é preciso um driver para Linux no início da intalação à semelhança do windows?

Eu percebo pouco de RAID mas parece-me pelo principio do raid que depois de criado não se pode fazer partições. Na mesma linha de pensamento seria possível fazer RAID entre dois discos com dimensões físicas diferentes desde que se coloca-se em Raid partições do mesmo tamanho dos dois discos. O RedHat deve poder suportar RAID mas com partições num formato que reconhece. Agora o NTFS para o linux são batatas.
Para experimentar o Red Hat penso que seria melhor começar por um disco sem estar em RAID.
Continuo sem resposta à minha dúvida sobre um disco para cada SO. Teoricamente parece-me fantástico. E agora discos é o que não me falta:D
 
Originally posted by ojdr2001
Só dúvidas:confused:

O Partition Magic não me deixa criar uma nova partição no disco. Eu tenho os discos em raid 0 com uns Raptor sata. Será por isso?
Como ultrapasso isto?

2- O RH 9.0 suporta Raid 0? Se sim não é preciso um driver para Linux no início da intalação à semelhança do windows?

Qual é o controlador ?????????
O suporte para RAID com controladores baratos não é nada famoso ( leia-se inexistente ou em versão alpha...)

Agora, se têm raid SCSI as coisas mudam radicamente de figura...
 
Originally posted by Metro
Eu percebo pouco de RAID mas parece-me pelo principio do raid que depois de criado não se pode fazer partições. Na mesma linha de pensamento seria possível fazer RAID entre dois discos com dimensões físicas diferentes desde que se coloca-se em Raid partições do mesmo tamanho dos dois discos. O RedHat deve poder suportar RAID mas com partições num formato que reconhece. Agora o NTFS para o linux são batatas.
Para experimentar o Red Hat penso que seria melhor começar por um disco sem estar em RAID.
Continuo sem resposta à minha dúvida sobre um disco para cada SO. Teoricamente parece-me fantástico. E agora discos é o que não me falta:D

1. O raid é feito a um nível inferior ao das partições e como tal é independente das partições que lá metes, excepto se for RAID por software.

2. Tu podes fazer RAID com discos de tamanhos diferentes, simplesmente fazes com o tamanho do menor.

3. O suporte de RAID no RH é escasso com controladoras baratas... Lê o meu post anterior.

4. o que tu disseste funciona, mas não tem nenhuma vantagem. Dá muito mais trabalho desligar o disco na bios. Mais vale teres uma diskette de arranque.

Se tiverem mais dúvidas apitem.
 
Tafinho, o controlador é o da intel nativo no ICH5R da ASUS P4C800 E DL

Safo-me ou não?

O problema é que não consigo criar a partição com o partition magic 7.0. No último passo diz-me que não é possível:confused: :confused:
 
Originally posted by ojdr2001
Tafinho, o controlador é o da intel nativo no ICH5R da ASUS P4C800 E DL

Safo-me ou não?

Numa palavra : Não
Esse controlador é por software (salvo o erro)

EDIT:

Pelo que tive a ler, chega-se a 3 conclusões:

O suporte para RAID existe e funciona.
O suporte para a placa ethernet e RAID0 funcionam
O suporte para o som on-board dá alguns problemas de vez em quando.
E mais alguns problemas que podem acontecer.

Essencialmente, não sei se o kernel que o RH traz é suficientemente recente.

isto e isto e se tiveres mesmo decidido lê isto


claro que também tens a opção de usares Gentoo, mas isso dá mais trabalho...
 
Última edição:
Originally posted by Tafinho

4. o que tu disseste funciona, mas não tem nenhuma vantagem. Dá muito mais trabalho desligar o disco na bios. Mais vale teres uma diskette de arranque.
Se tiverem mais dúvidas apitem.

Tafinho:
As opções então são: Disquete de arranque ou BIOS.

BIOS: Não se trata de desligar nenhum disco na bios a questão é ter o XP num disco e o RH noutro disco para mudar é ir à BIOS e alterar qual o disco que faz boot.

Disquete: quando instalei o RH não me lembro onde é que tinha a hipótese de fazer isso. Se fizer arranque com a disquete a BIOS tem que estar configurada para arrancar primeiro pela disquete. Certo? E depois arranca o disco que tem o Linux. Certo? Não consigo ver nem alterar o que está no disco do XP?

Se por algum motivo tiver que reinstalar algum SO não vou ter nenhum problema? Não me agrada a ideia de ter boot loader. Cahmem-me complicado.

Precisava de saber isto para tomar algumas decisões. Tenho 2 sata 80 GB, um com 2MB cache e outro 8 MB cache + sata 120GB + ide 40 GB com duas partições de 20 GB à espera:004:
 
Originally posted by Metro
BIOS: Não se trata de desligar nenhum disco na bios a questão é ter o XP num disco e o RH noutro disco para mudar é ir à BIOS e alterar qual o disco que faz boot.

Disquete: quando instalei o RH não me lembro onde é que tinha a hipótese de fazer isso. Se fizer arranque com a disquete a BIOS tem que estar configurada para arrancar primeiro pela disquete. Certo? E depois arranca o disco que tem o Linux. Certo? Não consigo ver nem alterar o que está no disco do XP?

Se por algum motivo tiver que reinstalar algum SO não vou ter nenhum problema? Não me agrada a ideia de ter boot loader. Chamem-me complicado.

1. dá o mesmo trabalho...

2. A BIOS deve estar configurada para fazer sempre isso, todas estão ( ou deviam estar ). A diskette é que tem o boot laoder e a respectiva configuração, e ficas com os 2 discos acessíveis.

3. Se tiveres o boot loader na MBR não convem simplesmente apagar as partições de Linux, embora caso o faças basta reconstruir a MBR com o cd do windoze.
Se o boot loader tiver na diskette não tens qq problema
 
Originally posted by Tafinho
1. dá o mesmo trabalho...

2. A BIOS deve estar configurada para fazer sempre isso, todas estão ( ou deviam estar ). A diskette é que tem o boot laoder e a respectiva configuração, e ficas com os 2 discos acessíveis.

3. Se tiveres o boot loader na MBR não convem simplesmente apagar as partições de Linux, embora caso o faças basta reconstruir a MBR com o cd do windoze.
Se o boot loader tiver na diskette não tens qq problema

Não sei como agradecer. Obrigado:)
Como é que crio a disquete?
 
Originally posted by Metro
Não sei como agradecer. Obrigado:)
Como é que crio a disquete?

EM RH? não faço a mínima ideia ... :D
Mas deve haver alguma documentação no site da Red Hat sobre isso.

Ou alguém que a use que nos possa esclarecer.
 
Back
Topo