[Linux] para começar...

R4E

Suspenso
Boas,

estou a pensar em começar a dar "uns toques" em Linux, gostava que me recomendassem uma distribuição assim, para um principiante...:)
Como sei que o linux trabalha na mais fraquinha das maquinas, tenciono usar um PC com a seguinte confiuguração:

- Intel Pentium 100Mhz
- 32Mb RAM (SDRAM PC100)
- S3 Trio 2Mb PCI
- Placa de Som
- Disco 1.7Gb

Em relação à placa gráfica, acho que existem drivers para linux, ou não?

e em relação à placa de som, gostaria que me recomendassem uma fraquita que trabalha-se em linux...

Obrigado:x2:
 
Não sendo eu expert nenhum mas estando também a aprender, recomendava-te o mandrake, SuSe, ou o knoppix (bootable distro) :)
 
Para esse pc e se for com intenção de usar como desktop:
Damnsmall
Feather

São livecd, leves e faceis de instalar.

Se for como gateway/server:
ipcop
Clarkconnect
Smoothwall

Depois tens os do costume (Mandrake, Suse, Fedora), mas instalações que não sejam as de deafault.
Ainda tens gentoo, Slackware, etc, se te quizeres aventurar mais.

Quanto a placa de som, uma Sound blaster 16 ou qq coisa do genero.
 
no outro dia instalei o slackware 10 num p133 com 16mb de ram e 800mb de disco
depois de escolher bem os pacotes fiquei com o gui "fluxbox" e com o browser "dillo"
até corria o "aMSN" sem problemas de maior :x2:
 
o linux tem todos os drivers para o que tens aí, provavelmente também para a placa de som ... qual é mesmo ?
 
Aproveitando o tópico, também me aventurei um bocado no Mandrake 10 official, e até tou a gostar daquilo. No entanto tou com um router Alcatel daqueles wireless que vêm no kit do sapo, mas isso não interessa ser wireless pois não tenho o receptor activo, sendo neste momento um router normal.

O que interessa aqui é que segundo o que li usando um router seria somente plug & play, mas parece que se tornou num plug & pray, pois o mozilla dá-me erro a ligar. Já tentei adicionar ligações mas não me safei, dêm-me umas luzes se faz favor que isto quando se é noob é triste:P
 
parto do principio que tens uma placa de rede no pc

faz "ifconfig" para ver se está up, a placa será "eth0"

se não te der nenhum ip faz

#dhcpdc eth0

ele assim atribui um ip e começa logo a funcionar

se der erro a dizer que o dhcpcd já está a correr fazes
#ps -A
vez o id do processo dhcpcd e fazes "kill numero_do_processo"
e logo ai de novo #dhcpcd eth0

pra mandar a placa de rede up ou down fazes
#ifconfig eth0 up
#ifconfig eth0 down

up é para funcionar
down é pra mandar abaixo
 
Back
Topo