Linux para iniciantes

Natto

Suspenso
Bom dia zwamianos.

Será que poderiam indicar-me um tutorial em português onde ensinem a trabalhar com o linux (iniciado) e expliquem como instalar, o que é uma disto, linha de comandos, qual a melhor disto, etc?

Obrigado desde já.
 
Tens muita documentação na Web sobre isso desde vídeos, a conteúdo em texto deixo-te um exemplo, deves procurar por ti em função das tuas dúvidas específicas e hardware que usas.

[youtube]

Bem vindo ao mundo GNU/Linux.
 
Na minha opinião, talvez um dos mais simples para iniciados seja o Ubuntu.
A instalação é muito semelhante à do Windows (através de PEN USB) e o ambiente gráfico também é de fácil adaptação.

A documentação e comunidade é grande e tens montes de videos a explicar como fazer o que precisas.
 
O MX Linux é interessante e facil de instalar! Embora não lhe tenha dado grande uso, porque uso Slackware há muitos anos.
O uso que dei a MX Linux era para criar o signer offline de cold storage.
Mas o Slackware Live também o que consegue fazer.
https://docs.slackware.com/slackware:liveslak
E tem um script https://docs.slackware.com/slackware:liveslak que permite criar uma "persistent" version num USB stick, que é bastante simples de fazer e demora apenas alguns minutos a criar a pen.


1MJkSOs.png


A pen é encriptada.
E corre essas wallets sem dependencias.
O electrum e electum-ltc são as appimage.
Algumas dessas wallets já tem versões mais recentes mas como isso é numa VM mais para testes que outra coisa, só mantenho atualizadas as wallets de bitcoin e monero.

Para o uso de signer, gosto do slackware live pois cria uma instalação encriptada sem dificuldade.
A unica vantagem do MX Linux é que era possivel instalar o Armory wallet.
Mas não existem assim muitos users do Armory.
Além de enquanto o Armory não usar BIP39, não é facil restaurar uma wallet do Armory em outro software de wallets.

Quanto ao Ubuntu, apesar da comunidade ser grande, postam imenso lixo nos helps.
Como Slackware user fico-me pelo o linuxquestions e a wiki do arch linux para me guiar.
A wiki do Arch linux tem uma qualidade incrivel.
 
Bom dia zwamianos.

Será que poderiam indicar-me um tutorial em português onde ensinem a trabalhar com o linux (iniciado) e expliquem como instalar, o que é uma disto, linha de comandos, qual a melhor disto, etc?

Obrigado desde já.

Talvez a distro mais indicada para iniciantes seja o Linux Mint, um derivado do ubuntu, pode instalá-la numa pen e correr em modo live para experimentar.
 
O CentOS é mais usado para servidores. Como qualquer outra distro, pode perfeitamente ser usada em ambiente Desktop, mas acho que para beginner, o melhor seria ficar por um ubuntu ou derivados (o mint é um destes).
Tens muita informação na net, e o apt é uma ferramenta que facilita imenso a vida, tendo repositórios muito extensos.

Se quiseres ir para algo mais RedHat, então em vez do CentOS tens o Fedora, este sim, já apontado para o segmento Desktop.
 
Back
Topo