1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux para n00b

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Korben_Dallas, 8 de Setembro de 2006. (Respostas: 33; Visualizações: 1695)

1. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Oi pessoal,

De Linux pouca experiência tenho... só usei Live Cd's e afins.
    Queria instalar uma distro que mais se assemelhasse a Windows e que já viesse com o Open Office.
    Já ouvi falar muito do Ubuntu e saquei a ultima versão que está no site.

Isto é para um P1 166Mhz :P

Será o Ubuntu a melhor opção? :wvsore: O Linspire pelo q vi é a pagar...

Última edição: 8 de Setembro de 2006
  2. xtr3me

xtr3me Power Member

Sinceramente Korben, acho que qualquer distro recente (e das de "nome na praça" como debian, slackware, ubuntu, suse e afins) que instales aí vai ficar pesadita por causa do X (sistema de janelas).
    Podes tentar contornar a situação usando o fluxbox ou o fvwm como window manager, mas mesmo assim (apostando que tens à volta de 16 mb de ram), parecem que poderás ter alguns problemas com algumas coisas.

Acho que hoje em dia qualquer distro é fácil de instalar mas o pessoal do ubuntu costuma não hesitar para recomendar a distro para quem tá a começar a experiementar uma instalação de linux.

Outra opção são aquelas distros mais leves, tipo damn small linux, mas quanto a isso não te posso ajudar muito porque nunca usei muito esse tipo de distros.

3. Sunsura

Sunsura Power Member

Acho que um bom começo é pelo ubuntu, depois vais gostanto... entusiasmas-te.... e quando já conheceres melhor a forma como funciona, podes aventurar-te por exemplo num gentoo, que já te permite um maior nivel de tweaking, customização, etc.

p.s. Agora é que vi qual era o pc onde o querias instalar, então assim recomendo-te um gentoo com um fluxbox. Já deve dar para dares umas voltas, mas não esperes muita coisa. O gentoo nesse pc vais ter um problema muito grande, os tempos de compilação devem ser horriveis, mas é á partida o que consegues aproveitar mais o pc que tens.

4. xtr3me

xtr3me Power Member

Ele disse que tinha pouca experiência (só tinha bootado live cds).
    Acho que o Gentoo não é exactamente a distro mais user-friendly que nada para aí (pelo menos em termos de instalação) :P

5. esquiso

esquiso Power Member

Assumindo que o pc aguenta com o SO, ubuntu é sem duvida a melhor escolha...

Razoavelmente windows-like (por favor nao me batam :D), quase que nao tens que abrir a consola, o que é uma bençao para pessoal que esta a começar (n00b é um termo mt forte);

O gnome tb é bonitinho e acima de tudo tens uma grande comunidade (em portugues ou ingles) com grande espirito de entre-ajuda :D

Join the bright side of the force :D

6. xtr3me

xtr3me Power Member

@esquisoblogs, esquece lá o gnome naquela máquina :P
    Aquilo tem de levar com um fluxbox em cima, ou algo do género. Gnome e KDE fora de questão, a não ser que ele tenha (muito) mais ram do que o que eu suponho.

Fizeste bem em referir uma coisa que me esqueci: o suporte. A comunidade de ubuntu tem alto suporte, quer por wikis, quer por fórums. Sem dúvida um ponto muito positivo que me esqueci de focar.

7. esquiso

esquiso Power Member

Esquecer porque?

nao me parece improvavel que ele tenha entre 64 a 128 mb de ram.. e ai aguenta com o gnome, quase de certeza :X (pelo menos, nas vmachines, com 198 mb de ram, o gnome segue escorreito :D)

mas isto tudo baseado nas 7 palavras que eu disse no post anterior: "Assumindo que o pc aguenta com o SO" (sim, o X tb faz parte do SO, eles devem ter tido isso em conta quando fizeram as especificaçoes do SO)

8. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Experimenta o DamnSmallLinux e ve como isso corre. Tens também um script no próprio livecd para instalares no disco. Open Office dificilmente vais conseguir correr, em alternativa tens o abiword que serve como processador de texto. Para folhas de cálculo e afins não sei....

Ubuntu também deve dar com fluxbox, ou então outro WM levezinho :P

9. Morais

Morais Power Member

O Ubuntu nem sequer vai conseguir correr um terminal, quanto mais uma sessão de Gnome.

Tens que escolher uma distro vai manobravel como Gentoo ou Slackware.

10. esquiso

esquiso Power Member

Moralez: mas la esta o problema...

nem um nem outro sao propriemente faceis. para uma pessoa que esta a começar mas com muito tempo, ja é complicado, e para uma pessoa sem muito tempo disponivel, quase "impossivel".

11. Twilight

Twilight Power Member

Xubuntu!
    http://www.xubuntu.com/

Não sei os rekesitos minimos, mas acho k é a melhor opção k tens!
    É leve e fácil (como os irmãos ubuntu e kubuntu)!

12. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Já agora, alguem me explica as diferenças entre ubuntu, kububtu, xubuntu, zubunto, etc... :p

13. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

É sempre a questão da ram disponivel. com menos de 128mb é 1 bocado complicado, limita bastante a escolha.
    Korben_Dallas, quanto tem de ram a maquina?
    O Xubuntu era capaz de ser boa opçao, é ir testando.

SwimmerBoy, a diferença está do WindowManager predefinido , que Ubuntu=gnome, Kubuntu=kde, Xubuntu=xfce ...

14. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Korben o que pedes não me parece possível. Porquê?

1º Como queres algo parecido com o Windows terias que usar o KDE
    2º O KDE não corre nesse PC
    3º Passando os pontos assima teria que ser fluxbox que não é nada parecido com windows. E tb por sistema as distros que trazem o fluxbox não costumam trazer o Open Office. Como aquilo é para usar em PCs fracos usam o abiword por sistema.

15. esquiso

esquiso Power Member

Ubuntu é a distro base;
    Kubuntu é ubuntu mas com KDE em vez de GNOME;
    Edubuntu é ubuntu mais direccionado para as escolas (aplicaçoes educativas) e com um outro X (XFCE?) ;
    Xubuntu nao conheço :X mas suponho que seja Edubutu sem as tais aplicaçoes

16. Morais

Morais Power Member

Isso de não ter X ou Y tá á distancia de um apt-get ou emerge... não vai ser por isso.

epah... um Ubuntu pequeno... acho que o Edubuntu é mais stripped-down que os restantes, mas, mesmo assim, não tou a ver conseguires correr nessa maquina, tens que desenterrar mais ram de algum sitio...

17. esquiso

esquiso Power Member

e nao é só ram...

o proprio cpu duvido muito que aguente...

EDIT: tive a ver agora nos cd's que me enviaram, e precisa no minimo de 256 mb de ram para correr

18. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Então com a fluxbox é fubuntu :P

19. esquiso

esquiso Power Member

acho que fluxbox teja disponivel com ubuntu :D

é só um feeling :D

20. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Ele pediu uma distro "fácil". Daí a minha recomendação... ;)

Sim, ideal mesmo era Debian ou Slackware...Gentoo já não recomendo por causa dos tempos de compilação, para além de que não há stage3 tarballs para i586 (arquitectura dos P1s) :P

Partilhar esta Página