Linux para portateis

luismauricio

Power Member
Já experimentei várias distrubuições de linux no meu portatil e em nenhuma delas estava tudo a 100%. Sou novato nestas coisas de linux, qual é a melhor distriduição para portateis?
 
Eu costumo recomendar debian ou slackware (apesar de não gostar muito do rumo que o slack está a tomar actualmente, mas isso já é outra história).
Ubuntu é uma distro baseada em debian que tem uma vantagem (em relação ao debian, para quem está a começar) que é a de configurar quase tudo automaticamente, diminuindo assim o "trabalho" do utilizador.

Qualquer uma destas é boa (e se calhar mais algumas que outros utilizadores irão dizer) ;)
 
Essa é uma das que eu incluí no "e se calhar mais algumas que outros utilizadores irão dizer" :D
Eu PESSOALMENTE não gosto muito de gentoo porque acho muito simples dar cabo do sistema, no entanto, para quem se der bem com aquilo ou quem quiser desempenho acima de tudo, é uma grande distro (sem dúvida uma distro de referência, simplesmente não é das minhas preferidas).
 
eu como slacker e user de ubuntu tb digo para ires em frente com o ubuntu. ele é mais apropriado para desktops e portateis e dá um maior elque de funçoes para o porttail, e no slack pode te dar o classico problema do touchpad....
 
Ghetto_smurf disse:
eu como slacker e user de ubuntu tb digo para ires em frente com o ubuntu. ele é mais apropriado para desktops e portateis e dá um maior elque de funçoes para o porttail, e no slack pode te dar o classico problema do touchpad....

Qual prob?
eu tenho slack 10.2 no portátil e não tive nenhum prob, assim como ng a quem eu instalei o slack.
Hum ... agora tou curioso.
 
LOL. ja me meteste na duvida outra vez. sempre estive entre slack, devian/ubunto, gentoo
agora n sei. LOL
tipo, quero usar da melhor maneira o meu portatil. quero q o OS se adapte ao portatil. tipo, like a "glove"
 
Hige disse:
LOL. ja me meteste na duvida outra vez. sempre estive entre slack, devian/ubunto, gentoo
agora n sei. LOL
tipo, quero usar da melhor maneira o meu portatil. quero q o OS se adapte ao portatil. tipo, like a "glove"


Se tiveres tempo e paciência então encontraste a tua distro ... gentoo.
 
hmmm, ta-se bem. tao tudo se resume a paciencia e tempo ;p ok
hierarquizando para o resto do pessoal:
alguma paciencia e pouco tempo -------> Ubuntu
alguma paciencia e razoavel tempo ------> Debian ou slack (depende da preferencia)
mais paciencia e mais tempo ----------> Gentoo


EHEH
 
Hige disse:
hmmm, ta-se bem. tao tudo se resume a paciencia e tempo ;p ok
hierarquizando para o resto do pessoal:
alguma paciencia e pouco tempo -------> Ubuntu
alguma paciencia e razoavel tempo ------> Debian ou slack (depende da preferencia)
mais paciencia e mais tempo ----------> Gentoo


EHEH

Eu acho que sim. Pelo menos eu organizo-os assim, mas podes ouvir opiniões discordantes ...
Vamos esperar para ver :D
 
Tenho o Ubuntu 5.06 no meu Vaio sem problema de maior. Só tenho dois minor problems. Ao desligar ele não desliga, fica com o ecrã preto e tenho de acabar por desligar no botão de power.

E outro é o touchpad Alps não ter a função de scroll e o double tap ser muito sensivel, mas nada que não se configure facilmente, ainda não tive foi a paciência.
 
Por acaso no meu portatil tambem tenho Ubuntu (e eu nao disse isto, visto que sou o homem do Gentoo :D )

E pus Ubuntu mesmo pelas razoes que disseram, precisava do portatil a curto prazo e nao podia configurar tudo. E so tenho a dizer bem tendo em conta que funciona tudo :)
 
há ppl que se queixa de que ao trocar de kernel fica sem o touchpad.... eu tenho slack e rula na boa, e tenho o dragon linux (slack lite) num laptop antigo e não me queixo
 
Ghetto_smurf disse:
há ppl que se queixa de que ao trocar de kernel fica sem o touchpad.... eu tenho slack e rula na boa, e tenho o dragon linux (slack lite) num laptop antigo e não me queixo

N me aconteceu nada disso ... estranho
 
luismauricio disse:
Sou novato nestas coisas de linux

Vocês são demais. O homem está a começar e já lhe querem dar Gentoo:x2: .

Isso será para depois se ele ganhar o vício.:x2:

Ok; eu aconselho Ubuntu. No meu portátil está a funcionar 5* com excepção do vga out que preciso de trabalhar nele. De resto Foi á primeira que ficou a funcionar. A bosta da placa ATI é que deu trabalho para pôr os drivers 3D a correr. Feito tótó andava a tentar correr os fglrx quando a placa só é suportada pelos DRI. Sigamos.......

Nunca experimentei SUSE (em portáteis:x2: ) mas pelo que tenho ouvido também tem muito bom suporte para portáteis.

Agora se tiveres tempo e curiosidade e muita paciência tenta Debian ou Slack ou mesmo o monstro:x2: do Gentoo (Um dia destes tento instalar).
 
aproveitando o topico..
se for um acer aspire 1694, qual é k aconcelham.. o ubunto ainda n consegui inciar.. :s lool em live cd..
lol
 
Back
Topo