Linux para portateis

tao? mas o suse sim ou nao? LOL, fiquei sem perceber. LOL

Ghetto_smurf: como é esse dragon linux? da para explicares um pouco?
 
greven disse:
Tenho o Ubuntu 5.06 no meu Vaio sem problema de maior

Este não existe:D

Num acer 4002 WLMi para instalar só com o argumento linux vga=771 noapic.
A questão é que nos portáteis e imagino que era isto que queres as baterias muitas vezes não aparece o tempo que falta e a alteração da velocidade do CPU tb é capaz de não funcionar.
Ou têm experiencias diferentes da minha?
 
Krauli disse:
aproveitando o topico..
se for um acer aspire 1694, qual é k aconcelham.. o ubunto ainda n consegui inciar.. :s lool em live cd..
lol

Também gostava de saber qual aconcelham visto qu tenho sempre problemas e ficar sem a parte grafica...provavelmente da gráfica ser recente ..alguem que tenha um portatil com a gráfica ATI x700 256Mb que diga qual distro utiliza ,pois tb me gostava d iniciar em linux :)
 
Já tive Ubuntu 5.10 a funcionar sem problemas no portátil, mas mudei para Gentoo e funciona igualmente bem a nível de hardware, a diferença é que agora tenho um SO muito mais personalizado.
Gentoo não é nenhum monstro mas requer mais tempo e paciência. Para mim compensa, mas para muitos talvez não. Quando experimentei no desktop pela primeira vez pensei que nunca iria usar no portátil visto que para esse achava que Ubuntu era suficiente, mas passado algumas semanas mudei de opinião.
Mas como primeira distro continuo a recomendar Suse ou Ubuntu, Gentoo é fácil mas é preciso ler algumas coisas e muita gente não gosta de ler ou não tem tempo para isso.
 
||alc|| disse:
Também gostava de saber qual aconcelham visto qu tenho sempre problemas e ficar sem a parte grafica...provavelmente da gráfica ser recente ..alguem que tenha um portatil com a gráfica ATI x700 256Mb que diga qual distro utiliza ,pois tb me gostava d iniciar em linux :)

O meu tem uma 9700 e uso aquele argumento. Já tentas-te? A ver se dá.
 
Metro disse:
O meu tem uma 9700 e uso aquele argumento. Já tentas-te? A ver se dá.

Epah nem tinha reparado que o argumento que deste tb se referia á grafica...amanha logo exprimento ..thks Metro.depois dou novidades a ver se dá :)
[[ ]]
 
pois, eu se calhar n vou usar gentoo por isso mm. falta de tempo para ler cenas (preguiça tb n ajuda ;P) LOL

mas tenho de experimentar um qq, isso tenho. LOL
 
Andei á procura do url onde aparecem os testes que o pessoal fez com vários portáteis e ubuntu e não encontrei:(

O meu vi aqui: http://www.about-linux.com/notebook/#english

Uma das coisas que espero estar muito melhor é o suporte da nova versão do Ubuntu. Infelizmente deve ser adiada mais uns tempos. Mas se puderem saquem a versão o flight 5 só para verem que tal está em termos de reconhecimento de hardware. Se é só para experimentar claro. Para usar não é recomendado ainda.
 
Metro disse:
Este não existe:D

Num acer 4002 WLMi para instalar só com o argumento linux vga=771 noapic.
A questão é que nos portáteis e imagino que era isto que queres as baterias muitas vezes não aparece o tempo que falta e a alteração da velocidade do CPU tb é capaz de não funcionar.
Ou têm experiencias diferentes da minha?

Comigo a Bateria funciona. A velocidade... não tenho isso visivel a não ser com o conky, mas aí funciona bem.
 
Mete gentoo nisso ...

Se seguires o handbook à risca, vai dar trabalho da primeira vez, mas com o tempo começas a instalar de olhos fechados...

Tem muito boa performance (que é importante nos portateis), e tens o belo do emerge :D
 
||alc|| disse:
Também gostava de saber qual aconcelham visto qu tenho sempre problemas e ficar sem a parte grafica...provavelmente da gráfica ser recente ..alguem que tenha um portatil com a gráfica ATI x700 256Mb que diga qual distro utiliza ,pois tb me gostava d iniciar em linux :)

Uma cena que podes fazer para resolver isso é editares o xorg.conf (em /etc/X11/) e alterares o driver da gráfica para "vesa". Depois é só killares o X, que ele reinicia e bomba logo (pode é não estar com resolução nativa, mas ao menos ficas com X para depois instalares os drivers da ati à pata).
 
Usem suse... se quiserem seguir uma carreira informatica, fiquem a saber que aplicacoes corporativas tipo SAP ou Oracle só são suportadas em Suse ou RHE.

Assim vão se já habituando á coisa
 
Metro disse:
Andei á procura do url onde aparecem os testes que o pessoal fez com vários portáteis e ubuntu e não encontrei:(

O mais aproximado que encontrei foi isto.

Já pode dar uma ideia do que funciona.
É só fazer um search na thread para ver se os portateis já têm feedback. Basicamente, pelo que li, é quase só portáteis.
 
xupetas disse:
Usem suse... se quiserem seguir uma carreira informatica, fiquem a saber que aplicacoes corporativas tipo SAP ou Oracle só são suportadas em Suse ou RHE.

Assim vão se já habituando á coisa

Ubuntu e Debian tb já são distros reconhecidas pela Oracle, quanto à SAP não sei.
 
Tudo vai lá com um pouco de trabalho.

Estou neste momento na FCT, a usar Gentoo 2006.0 no portátil, incluindo ATI com aceleração 3D, wireless wpa_supplicant, e ACPI (bateria, brilho do monitor, etc) tudo a funcionar 5*. Tudo usando os recursos que a comunidade Gentoo disponibiliza: Fórum, Wiki e documentação oficial!
 
o dragon linux é o slackware em 220mb com kde e gnome, embora já é muito antigo e foi parado o seu desenvolvimento. é uma distro não-userfriendly (so para geeks e hackers a serio), mas é uma boa escolha para portateis antigos
 
ahh, bastou ali uma parte para perceber. LOL
esquece la isso
embora gostasse de perceber tanto como um geek ou um hacker n lhes xego as plantas dos pes qt mais aos calcanhares LOL
 
Back
Topo