Boas Eu queria instalar um so linux no meu asus k53sv mas nunca mexi em linux, o que aconselham, a utilização vai ser só browser, winamp e lastfm gostava também de ter um sistema de gestão de performance/bateria como no windows para restringir o desempenho do portátil
O mais comum será o ubuntu, ou o mint, com qualquer um deles te vais safar bem, são bastante straightforward em termos de usabilidade.
Se nunca mexeste em Linux começa por uma máquina virtual. Saca o Virtualbox e uma ISO e experimenta. Btw, esta pergunta devia ter sido colocado no outro sub-fórum: Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix
Experimenta uma destas e vê qual a melhor para ti: http://deltabit.blogspot.pt/2011/11/gnulinux-distribuicoes-para-iniciados.html
já saquei o mint e já criei uma máquina virtual, vou andar aqui a mexer e quando tiver tudo como quero meto o portátil com dual boot
Debian + openbox, seria um grande começo em aprender tudo ao pormenor. Aprender resoluções de problemas e solucionando-os. "Lutar" por um objetivo, é bastante interessante e um desafio que hoje gosto de lidar. Sempre que tiveres um dúvida, consulta sempre primeiro a documentação da distribuição que estás usar. Claro que podes estudar por alto algumas distribuições mais populares para tirares algum conclusão daquela que possa parecer agradar-te e depois experimentar. A distro que mencionei com aquele desktop environment faz um consumo de poucos recursos, tem um desempenho muito bom e liberta-te bastantes recursos para outros fins. Podes experimentar no VirtualBox (ou outro sistema virtualização) mesmo não sendo a mesma coisa que numa máquina física podes tirar logo conclusões a nível de perfomance em relação às outras distros no mesmo modo de virtualização.