LINUX - Participem todas as opiniões iram ajudar!

Batistuta99

Power Member
Bem pessoal e' assim, eu estou a fazer um relatorio sobre linux e preciso da vossa colaboração.

Entao o que eu preciso é mesmo:

- Uma breve descrição da distribuição linux ke usam (se na kiserem descrever nao faz mal, deixem so a ke usam lol);
- Algumas novidades da ultima versão em relação ás anteriores;
- As suas funcionalidades e algumas possiveis falhas/bugs e claro algumas criticas construtivas (alguma sena ke possa ser melhorada sei la :P).

Se na souberem responder a todas as questoes deixem o que souberem td e importante.
Fico a espera da vossas opiniões []'s
 
- Gentoo Linux

- A ultima versão que saiu foi a 2006.1, a segunda release no ano de 2006. As principais novidades em relação á anterior foi o upgrade para o Gcc 4.1 e o glibc 2.4 nas principais arquitecturas.

- Gentoo é uma distribuição muito boa para quem quiser aprender Linux. Tanto pode ser usada no desktop como em servidores e permite customizar e ter o controlo absoluto sobre quase tudo o que se passa no sistema. Os pontos fortes centram-se principalmente ao nível da documentação, que é bastante completa, ao nível do ambiente do fórum do mesmo e no gestor de pacotes (portage).

Coisas a melhorar é complicado de dizer...as únicas dores de cabeça que tive com esta distribuição foi a instalar pela primeira vez (o que é normal :D ) e ao usar uma ou outra overlay. Usando a stable tree só com alguns pacotes extra da ~arch nunca tive problemas e mantem-se sólida até hoje :P

Espero que ajude e boa sorte com esse trabalho :)
 
Fedora 6 (Zod)
[moura@darkside ~]$ uname -a
Linux darkside 2.6.18-1.2849.fc6 #1 SMP Fri Nov 10 12:36:14 EST 2006 i686 i686 i386 GNU/Linux

A grande novidade foi a inclusão do Compiz por default no sistema, maior rapidez, um novo programa para gerir os updates e um novo ambiente gráfico, chamado DNA.

Um dos principais entraves à utilização do Fedora por mais pessoas é a total ausência de pacotes não livres, por motivos de filosofia da distro, que provoca algumas dificuldades iniciais a nível de reconhecimento de hardware, em alguns casos.
Por outro lado, é de longe a distro com melhor apoio de fundo por parte de uma empresa (RED HAT), é a distro que apresenta maior consistência a nível gráfico e tem uma base de apoio por parte da comunidade excelente (fóruns, guias, pacotes).

Boa sorte com o trabalho ;)
 
Ubuntu 6.10. Usei a anterior na altura em que saiu (há cerca de 6 meses, um pouco mais) e correu pessimamente. Neste momento tenho tudo a bombar.

O ubunto saiu directo da caixa a funcionar, tirando os codecs. O que não funcionou instalei via o instalador próprio.
 
- Ubuntu 6.10

- Totalmente estável desde que o estou a usar como o único sistema operativo no meu pc. Instalei quase tudo o que preciso dos repositórios. Automatix2 rula!

- O openOffice ainda não é um substituto a sério do Office (dá para o gasto) e o sistema de font antialiasing das distribuições de Linux é muito mau (o Mac OS X e o WinXP neste aspecto estão a milhas). Esta ultima versão do Ubuntu também precisa de um ganhar alguma performance, pois já corri distribuições baseadas em GNOME com melhor performance. De resto, tudo 5 estrelas :D Ah e não há substituto decente do Microsoft Visio (não o Dia não serve e o Kivio também não). Isso é muito importante para mim e para milhares de office workers :D
 
- Gentoo Linux

- A ultima versão que saiu foi a 2006.1, a segunda release no ano de 2006. As principais novidades em relação á anterior foi o upgrade para o Gcc 4.1 e o glibc 2.4 nas principais arquitecturas.

- Gentoo é uma distribuição muito boa para quem quiser aprender Linux. Tanto pode ser usada no desktop como em servidores e permite customizar e ter o controlo absoluto sobre quase tudo o que se passa no sistema. Os pontos fortes centram-se principalmente ao nível da documentação, que é bastante completa, ao nível do ambiente do fórum do mesmo e no gestor de pacotes (portage).

Coisas a melhorar é complicado de dizer...as únicas dores de cabeça que tive com esta distribuição foi a instalar pela primeira vez (o que é normal :D ) e ao usar uma ou outra overlay. Usando a stable tree só com alguns pacotes extra da ~arch nunca tive problemas e mantem-se sólida até hoje :P

Espero que ajude e boa sorte com esse trabalho :)

:x2:

instaleio-o ha quase 4 anos, e ainda ca mora.
Ja troquei montes de hardware, apenas tive k recompilar o kernel ( n corre kernels compilados por outros :D ) e ai esta ele pronto para o que der e vier para pelo menos mais 4 anos.
 
SLES (Suse Entreprise 9).

Gosto, fiavel, suporte para cluster de disponibilidade e failover.
Suporte decente para EVMS e LVM2.
Suporte decente para filesystems formats tidos como empresariais (OnlineJFS e VXFS).
Suporte técnico.

Ps: tenho SLES's a correr Oracle 9i, Oracle RAC, uma parafernália de servicos (web, app, mail, middleware, wtv) e é rocksolid.
 
osdebianscp6.gif


- Debian Etch (testing)

user@debianpc1:~$ uname -a
Linux debianpc1 2.6.17.9 #1 Thu Oct 5 17:13:44 WEST 2006 i686 GNU/Linux
Debian é das distribuições linux mais antigas. Actualmente existem muitas outras baseadas nela (ex.: (*)Ubuntu). Debian divide-se em 3 grandes releases: Unstable, Testing e Stable.

A unstable contém os últimos pacotes/versões de programas ainda não testados (ou que passam da experimental). Depois dos pacotes estarem algum tempo sem darem problemas passam para Testing.
Aí estão durante bastante tempo (as release da stable são lançadas com grandes intervalos) até a testing (neste momento a etch) se tornar stable (neste momento a sarge). Já na stable os pacotes são digamos "congelados" ou seja só recebem actualizações de bug críticos ou de segurança.

É uma Distribuição fácil de mexer (não é por acaso que muitas das distros conotadas como "user-friendly" são Debian based), MUITO estável (facilmente visível pelos ciclos de actualizações) e rápida. Tem bastante documentação disponível na net, apesar de não ter um empresa com suporte dedicado à distro tem muita ajuda disponível na net, e tem ENORMES repositórios.

Segue à risca o seu "contracto social" http://www.debian.org/social_contract
-Debian will remain 100% free
-We will give back to the free software community
-We will not hide problems
-Our priorities are our users and free software
-Works that do not meet our free software standards

(ver mais no site)
Coisas a ser melhoradas: só se for mais publicidade à distro:-D que realmente é muito boa.
 
Back
Topo