Linux ( Pentium 75 :P )

Sniper

Power Member
boas , tenho um portatil antigo que tem as seguintes especificações : Pentium 75Mhz , 16Mb ram , Disco Rigido de 5gb e drive de disquetes , agora o problema é o seguinte gostava de instalar aqui um SO linux para começar a aprender a mexer neste tipo de SO mas este portatil n tem cd-rom nem da para colocar um nem sequer tem usb , eu tenho uma caixa externa USB para discos de portatil e tive a pensar se ha alguma maneira de passar o linux do meu pc para o disco do portatil e dps monta-lo e correr o linux?

abraços
 
se instalares o linux no disco podes depois arrancar no portatil
ao contrario do windows a detecção de hardware é sempre feita no boot e td auto configurado

se pretendes correr interface grafico começa a pensar em aplicações bem leves
gestor de janelas : fluxbox ou icemv
browser: dillo
uma boa distribuição para pores ai é slackware, se o disco realmente é de 5gb faz uma instalação maxima e depois é só ires exprimentado o software

ps: também podes fazer uma diskete de arranque para instalares por rede (caso o portatil tenha rede ...)
 
bem responderam rapido :D ,poix o meu problema e como e que instalo o linux , e que vou tirar o disco do portatil po-lo dentro da caixa usb e liga-lo ao meu pc e dps como faço para passar o linux para dentro do disco do portatil? ahh e n o portatil n tem rede e mm mto antigo :D, queria so começar a aprender a mexer no linux , quem sabe ainda mudo para linux :D
 
Não sei se isso correrá la muito bem. Pelo menos eu tentei por um linux (slackware 8 acho eu), num P150 mmx portatil, e aquilo funciona bem, menos o X, o X ficava muito lento, mesmo sem nenhum ambiente grafico em especial. Nunca mais tentei por isso na sei se dá, mas o X corre bem com 16mb ram e grafica com 2mb? hmmm
 
poix tb tou com essa duvida pq ja tive linux num pc antigo e ficava um pouco lento mas queria tentar na mm poix tenho isto aqui parado e pouca coisa da para fazer lol , tb tive a ideia de colocar aquela versao de linux que arrancava por cd sem ser preciso qq instalação tipo copiava o cd para o disco rigido. mas tb n me lembro que versão era :D
 
se o windows 95 corre pq n uma versao antiga de linux , posso tar enganado mas mas axo que na altura do windows 95 ja havia linux .
 
Por acaso devias instalar gentoo, só para ver quanto tempo demorava a compilação do KDE. Um amigo meu com um P3 700 demorou 3 dias e 4 horas :D

edit: antes que me comecem a atirar com cadeiras à cabeça, instalar gentoo num pentium 75 com 16mb de ram e sem placa de rede é desprovido de qualquer sentido , eu sei. Curtia era saber quanto demorava :D
 
Última edição:
tenho uma maquina p133+16ram que puz a correr o dillo com o fluxbox e estava muito razoavel
desde que nao corram mozilla (demora uns 15min a abrir) tá safo
também anda ai um damn small linux
quanto ao disco usb deve ser detectado automaticamente na instalação (penso que o slackware tenha suporte pra mass storage no cd da instalação)
podem fazer "dmesg |more" para passar as mensagens do kernel e ver se foi detectado
ou senão simplesmente tentar fazer "cfdisk /dev/sda"

edit: "fdisk -l" mostra também todos os discos
 
Última edição:
Sniper disse:
se o windows 95 corre pq n uma versao antiga de linux , posso tar enganado mas mas axo que na altura do windows 95 ja havia linux .

Para um PC dessa idade, e esses MHz recomendo-te masé o BeOS... e... e... não à milagres mas lá fluido fica ele

já pensaste ir a essas lojas de informática da malta de engenharia informatica/robótica? lá ék se arranjam pentiums velhos ao monte, n sei cmo tá a bateria disso, mas o pentium nem akeçe por aí além se n fôr MMX nem cooler presisa, claro k irá comer + bat

1A versão antiga de linux... mas com k idade? 1998?
 
Tenho um P2 200mhz (i think) 64 ram (tanto) a correr fluentemente Featherlinux que usa o Fluxbox e digo que é bem levezito :D corre bem td :)
 
O freeBSD 4.9 não era muito dificil de instalar, isto é, se tiveres habituado a CLI e ecrãs ncursor pelo que me lembro, tal como o slackware :D. Alem disso, na pag. do freebsd tão uns helps para a instalação
 
Ninguem usa o VMware?
É que podem brincar com muitas distros que instalam bem no VMware.
Neste momento tenho Solaris 10 e o Mepis 3.3 instalado.
O som é uma porcaria mas de resto 5 estrelas. Um pc minimamente decente com 1GB de ram (è o ideal, mas 512 tb já dá) podem fazer as experiencias todas que quiserem. FIca a sugestão.
Logo que apareça por ai o VMware 5.0 a ver se faço um tutorial como se instala o Mepis por exemplo.
O VMware 5.0 vai trazer uma funcionalidade fabulosa. Vai permitir fazer vídeos a demonstrar o que pretendem. Se vivessemos no Japão podiamos fazer tutoriais em Video mas com os nossos limites nada feito:)
 
Metro disse:
Ninguem usa o VMware?
É que podem brincar com muitas distros que instalam bem no VMware.
Neste momento tenho Solaris 10 e o Mepis 3.3 instalado.
O som é uma porcaria mas de resto 5 estrelas. Um pc minimamente decente com 1GB de ram (è o ideal, mas 512 tb já dá) podem fazer as experiencias todas que quiserem. FIca a sugestão.
Logo que apareça por ai o VMware 5.0 a ver se faço um tutorial como se instala o Mepis por exemplo.
O VMware 5.0 vai trazer uma funcionalidade fabulosa. Vai permitir fazer vídeos a demonstrar o que pretendem. Se vivessemos no Japão podiamos fazer tutoriais em Video mas com os nossos limites nada feito:)

O VMware n é pago? :rolleyes:
 
Back
Topo