Linux por Windows?

pixies

Power Member
Boas,

Tenho um notebook Asus eee PC. Tem, agora, o Windows 10 instalado. Como devem calcular aquilo arrasta-se... A minha questão é se com um OS Linux consigo ter melhor desempenho na máquina, maior rapidez, conseguindo ter sempre acesso a programas compatíveis com windows.

Obrigado!
 
Que consegues ter melhor desempenho com algum Linux é quase certo, porque no limite podes até instalar sem ambiente gráfico (embora imagine que não seja isso que queres). Se disseres quais são os programas compatíveis com Windows que queres usar é mais fácil aconselhar, mas como disse o Transmontano, já foi discutido antes (e provavelmente em muitas outras threads).
 
Obrigado! A principal dúvida é se vale a pena colocar um OS Linux... Nunca trabalhei com Linux, será um completo tiro no escuro...
 
Claro que vale a pena.
Uma máquina mais antiga poderá ser rentabilizada dessa forma.
Além de que, irás aprender a trabalhar com outro Sistema Operativo.
 
Ok, mas o que queres fazer com o computador? Browser para Internet, Office? E estás disposto a perder tempo a aprender a trabalhar com um sistema mais complexo, mas com melhor performance, ou queres algo parecido com o Windows que é só instalar e usar? Existem versões de Linux para os dois casos (e para tudo e mais alguma coisa entre extremos...), depende do que queres.

Eu tive um Aspire One (parecido com um EeePC) e nos últimos tempos, por motivos de performance, tinha uma versão mínima de Linux que entrava diretamente para um browser e não tinha mais nada instalado (ambiente de desktop, etc). E mesmo no fim tinha-o apenas em modo de texto, porque era a única maneira de lhe mexer confortavelmente. Isso pode é não ser compatível com o uso que lhe queiras dar. Mas pode-se fazer muita coisa na linha de comandos, ainda há pouco tempo sugeri a alguém esta página:

http://aperiodic.net/phil/archives/Geekery/text-mode-guerrilla.html

Exige tempo e vontade, se não tens experiência, só vale a pena se estiveres mesmo interessado em aprender essas coisas.
 
Este PC serve apenas para quando preciso utilizar programas windows. Aquilo que preciso mesmo é navegar e utilizar programas de visualização DICOM, para além de Office e Email.
 
Para navegar, Office e mail há bastante escolha, é uma questão de experimentar e ver se falta alguma coisa que precises mesmo. Em navegação e mail não deves ter problemas, com Office depende das features que uses. Já tive bastantes pesadelos a tentar trocar documentos com change tracking com pessoas em Windows e Mac. Para DICOM terás de procurar. Por acaso procurei há pouco tempo, porque me pediram, mas não cheguei a ver bem porque entretanto essa pessoa conseguiu resolver o problema em Windows. Acho que existem programas mas não faço ideia se são razoáveis.
 
Pois... a mim interessa-me muito a parte das imagens DICOM, mas, após alguma search, vi alguns programas compatíveis para LINUX. Se tiver problemas ou não gostar de estar em LINUX, há hipótese de voltar atrás para Windows? E, já agora, qual seria então a melhor distro para mim?

Obrigado!
 
Se tiver problemas ou não gostar de estar em LINUX, há hipótese de voltar atrás para Windows?

Sim, o melhor é instalares Linux em Dual Boot, mantendo o Windows. Se substituires e o computador tiver uma partição de recuperação também podes usá-la, ou reinstalar com o instalador do Windows.

E, já agora, qual seria então a melhor distro para mim?

A mais simples possível. A distribuição não é tão importante, o ambiente de trabalho é que tem de ser leve. Experimenta uma com LXDE, como o Lubuntu. E como eu disse antes, se estiveres disposto a perder mais algum tempo em aprendizagem para ganhar performance, podes instalar praticamente só o X e os programas que precisas, com um gestor de janelas simples (eu gostava muito do i3).
 
Já agora, consigo navegar no OS sem ter de usar a command window, certo? Faz-se tudo como se fosse um OS Windows ou OS X, com os icones start button, etc?
 
Já agora, consigo navegar no OS sem ter de usar a command window, certo? Faz-se tudo como se fosse um OS Windows ou OS X, com os icones start button, etc?

Sim, o LXDE que sugeri será algo deste género:

http://lxde.org/image_galleries/screenshots/

Mesmo com o i3 não precisas de ir à linha de comandos, mas seria sem dúvida uma curva de aprendizagem mais acentuada. Com uma distribuição moderna de Linux em princípio podes usar só o ambiente gráfico, a não ser que algo corra muito mal.
 
Se for para ver se é mais rápido que o windows colocando um GNU/Linux é trabalho que não precisas o GNU/Linux é mais rápido que windows em pcs para windows assim como o é em pcs Apple para Mac por exemplo, tem a ver com a construção do sistema e chamadas a Kernel e suporte a chamadas sistema.

Já para saber qual o tipo de escritório tipo que irira bem com a máquina terias de colocar aqui 2 aspectos básicos RAM sistema + arquitectura procesador a partir daí tens um leque muito grande de escritórios tipo desde compostos onde o top e consumos costuma andar nos KDE (que com as devidas configurações pode até ter consumos leves) até aos tipo gestor de janelas como o openbox puro com consumos muito baixos em RAM 128 até menos MB, ou mesmo com insterfaces texto com menores consumos ainda.

Se o comutador tiver até 2GB RAM o melhor é ir até um LXDE Enlightenment ..., se tiver mais podes aventurar-te em Mate, Cinnamon, Xfce, Unity, Gnome e outros.

Os escritórios compostos são mais atractivos por definição porque costumam trazer efeitos grandes personalizações nivel facilidade de uso para suários já os não compostos costuma ser por definição menos atractivos porque vêem muito em básico sem efeitos etc , algo que acontece nos Openbox or exemplo óbviamente por motivos de poupança de carga em sistema isso não significa porém que um Openbox não possa ser belo e com muitos efeitos (compton etc).

É isso ver RAM e ver arquitectura procesador tipo e depois escolher.

Acima tu falas num trabalho sobre imagens se fores dedicar muito dos recursos do pc a isso deves pensar bem nas cargas de sistema com coisas base como o tipo escritório dado que o trabalho com imagens , vídeo, é das coisas que mais carga RAM fazem e portanto se tiveres um pc com RAM escassa tens de preocupar-te em dotá-lo de um escritório tipo que poupe o mais posivel em relação com as tuas capacidade de uso sobre programas em GNU/Linux , por exemplo tu tens actividades de manipulação gráfica via software sobre imagens e tens essas mesmas actividades sem chamar as GUIS gráficas ou seja sem chamar interface gráfica de programa e fá-lo simplesmente via linha de comandos que aqui se chama terminal x .

É só um exemplo de grande diferença entre usos diferenciados windows e GNU/Linux.

Uma coisa importante se for experimentar por experimentar não valerá a pena normalmente para seguir o uso de GNU/Linux requer-se não só a curiosidade de ver o outro sistema mas sim e também estar disposto a fazer esforços nem que sejam em terminal, daqui a um tempo se seguires o uso GNU/Linx estarás aqui e pela web a ensinar outros e muito mais entrado em questões de informação sobre Tecnologias computador eu devo tudo o que sei sobre pcs à minha curiosidade por GNU/Linux mas no inicio tive sepre muitas dificuldades e tive de ler muita coisa pedir muitas ajudas e por vezes errar e errar e algumas outras fiquei sem saber como contornar problemas que depois com o tempo aprendi a conseguir contornar .

Ou seja o GNU/Linux mesmo que hoje use pouco terminal em modo geral requer do usuário que ele se interesse em aprender os sistema em sí a gerir a escolher etc já que e essa é uma qualidade GNU/Linux o sistema é feito a pensar no usuário e ão no software que pode ser usado nele!
No windows encontras o contrário o sistema é pensado no software que é usado e no sistema em sí como tal o usuário lá pouco importa daí ser um sistema de clicks e pouco mais - não queiram transformar o GNU/Linux nisso senão perderia a essência assim o terminal é certamente a maneira mais fácil e franca de fazer algo!

Bom caminho amigo seja qual for.
Exemplo de escritório simplista Awesome.
[youtube]
[/youtube]
Exemplo de escritório composto compiz etc.
[youtube]
[/youtube]
 
Última edição:
Antes de mais quero agradecer as vossas respostas e a ajuda!

Então, o meu notebook tem estes componentes:

- Processador: Intel Atom CPU N550 @ 1.50GHz e 1.50 GHz.
- Memória RAM: 2 GB
- Tipo de Sistema: 32 bits, processador baseado em x64

Obrigado!
 
Antes de mais quero agradecer as vossas respostas e a ajuda!

Então, o meu notebook tem estes componentes:

- Processador: Intel Atom CPU N550 @ 1.50GHz e 1.50 GHz.
- Memória RAM: 2 GB
- Tipo de Sistema: 32 bits, processador baseado em x64

Obrigado!

Sendo assim uma distribuiçao linux com xfce ou lxde. Por exemplo https://manjaro.github.io/Manjaro-Lxde-16.03-released/ ou http://manjaro.github.io/download/ Tens aqui uma screen de um manjaro linux xfce https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-133#post-13956006 do @JJMC . Mas existe algun stopicos por aqui, mas o xfce roda nesse notebook mas, testa o lxde que é mais leve.

Já me esquecia, a instalaçao é facil e tens praticamente tudo out-of-the-box. Duvidas que tenhas posta aqui, há sempre quem ajude.
 
Antes de mais quero agradecer as vossas respostas e a ajuda!

Então, o meu notebook tem estes componentes:

- Processador: Intel Atom CPU N550 @ 1.50GHz e 1.50 GHz.
- Memória RAM: 2 GB
- Tipo de Sistema: 32 bits, processador baseado em x64

Obrigado!

Tu podes usar medianamente um escritório tipo Mate nestas condições sem grande problema no entanto e dependendo de programas e configurações que possa vir a fazer neste computador esse mesmo Mate pode vir a ficar menos fluido dado que tens uma RAM 2GB eu aconselhar-te-ia a usar um LXDE ou Elightenment para baixo incluso um Openbox.

Deves também notar que um 32 bits não assume 64 , o que pode assumir tanto 32 como 64 são os hibridos x86_64 onde aí o usuário tem a possibilidade de escolher usar 32 bits ou 64 , dentro dos 32 tens depois os non-pae e pae enabled que vêem em processadores mas recentes vindos estes do desenvolvimento dos antigos 32 puros. A grande diferença entre um 32 e um 64 é tempo de resposta o processador 64 tem uma cadência de resposta a processamento mais rápido e isso influi depois por exemplo na fluidez do sistema em linguagem coloquial - rapidez!

Bom é isso tens muitas distribuições GNU/Linux capazes de andar no teu pc e muitas vão dar-te uma sensação totalmente nova de que esse hardware parece novo em vez de antigo.
Por outro lado aproveitas a máquina e vais certamente passar muito tempo com ela.

Deixo-te um exemplo de um Openbox →

[youtube]
[/youtube]
 
O processador Atom N550 é 64 bits, acho que ele deve estar a dizer é que o sistema que tem instalado atualmente é 32 bits. Mas @pixies , isso é indiferente. O que conta é o processador, e podes instalar Linux de 64 bits.

Se aceita 32 então é hibrido tanto aceita 32 como 64 com Pae enabled .
São processadores mistos que marcam o começo de passagem dos antigos 32 puros aos novos 64 e 64 apenas na maioria das ofertas de hardware de hoje em dia ,ainda que hoje ainda encontrems pcs à venda com mistos ou até 32 bits óbviamente desfasados uma vez que as arquitecturas 32 ou mesmo 32+64 estão em desuso mesmo em GNU/Linux.
 
Se aceita 32 então é hibrido

Não é híbrido, é arquitetura 64 bits mas compatível com 32 bits. Penso que os Itanium (IA-64) de facto não eram compatíveis com 32 bits, mas os AMD64 (que é do que normalmente se fala em processadores de computadores pessoais com arquitetura 64 bits) sempre foram. Estás a dizer que os AMD64 modernos não são compatíveis com sistemas operativos de 32 bits?
 
Back
Topo