Linux por Windows?

Isso é do laytou do teclado, configurado no SO. Devias ter isso configurado para US. Normalmente dá para alterar as settings. Depende depois da distribuição e desktop environment que escolheres.

O trackpad a mesma coisa. Eu tenho configurado no meu toque com um dedo (botão direito do rato), toque com dois dedos (botão esquerdo do rato) e toque com três dedos (botão do meio do rato). isto dito assim até pode soar mal! :D
 
Isso é do laytou do teclado, configurado no SO. Devias ter isso configurado para US. Normalmente dá para alterar as settings. Depende depois da distribuição e desktop environment que escolheres.

O trackpad a mesma coisa. Eu tenho configurado no meu toque com um dedo (botão direito do rato), toque com dois dedos (botão esquerdo do rato) e toque com três dedos (botão do meio do rato).

Então como faço para colocar o teclado e o trackpad normal?
 
Então como faço para colocar o teclado e o trackpad normal?
sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration

Às vezes, pode ser necessário instalar o console-data, console-setup e console-tools.
sudo apt-get install console-data console-setup console-tools
Corres o console-tools e consegues reconfigurar todas as informações sobre "locales" da tua distro
(Isto, óbvio, por linha de comandos)

Se tiveres um ambiente gráfico, tipo Gnome, basta procurares o menu de settings relativos ao teclado para alterar
 
Actualmente há distros que a utilização do terminal é practicamente nula ou no máximo é "copy-paste".

Também se for necessário para alguma coisa, haverá sempre algum guia que te possa ajudar.
 
Em Linux temos mesmo de utilizar o Terminal ou só em algumas distros?

Em Linux vais sempre precisar de usar terminal uma ou outra vez o que pode acontecer é que haja distribuições que contam com uma tão grande documentação e um tão grande número de pacotes compilados que passarás mais tempo a usar um gestor de pacotes que a instalar o mesmo via terminal - install ; no entanto pelo menos uma vez por outra usarás o terminal é mais fácil até usar o terminal que usar os GUI gráficos por exemplo no terminal tens logo saídas de erro em instalações saídas essas que podem ser mais fáceis de entender que uma mensagem gráfica de erro.

Por exemplo em Debian podes procurar uma pacote com o comando apt usando a sintaxe de comando cache = apt-cache search kgeography

Instalar com o apt-get install kgeography

Ou mesmo ver dependencias de um pacote logo de saída - apt-cache depends kgeography

Como vês com um simples uso de sintaxe com comando apt tens muita informação que sai e é muito relevante ou seja na verdade é mais prático trabalhar a partir da terminal e pese embora se pense o contrário é mais fácil e muito mais efectivo que apenas usando cola e pega ou instaladores gráficos.
 
Bem... isto de andar a gravar imagens de distros Linux na pen USB está a dar-me alguns problemas... agora a pen deixou de ser reconhecida no pc windows... já tentei formata-la tb em OS X mas não dá... no OS X ainda reconhece uma pen mas não me deixa formatar nem fazer nada... o que posso fazer?
 
Recomendo a todos os que procuram um simples SO para coisas básicas o REMIX OS:
- montei numa máquina a partir de linux e estou maravilhado.

A última versão está baseada em android 6 e está muito bom! Só tem um grande defeito que é, caso queiram instalar no disco requer alguns conhecimentos de informática: eu fiz via linux e foi um pouco complicado apesar de não impossível.
 
Bem... isto de andar a gravar imagens de distros Linux na pen USB está a dar-me alguns problemas... agora a pen deixou de ser reconhecida no pc windows... já tentei formata-la tb em OS X mas não dá... no OS X ainda reconhece uma pen mas não me deixa formatar nem fazer nada... o que posso fazer?

Insere a pen no ambiente Windows, formata e grava com o rufus. Depois diz se resultou.

Se nao utiliza somente o rufus e ve se funciona ou nao.
 
@slblxs a questão é que o windows não reconhece a pen... embora diga que está a funcionar correctamente essa entrada USB... em OS X já reconhece a pen mas não me deixa formatar, dá erro... tb não me deixa gravar lá nada...
 
@slblxs a questão é que o windows não reconhece a pen... embora diga que está a funcionar correctamente essa entrada USB... em OS X já reconhece a pen mas não me deixa formatar, dá erro... tb não me deixa gravar lá nada...
Em MacOS, supondo que fizeste download de uma imagem ISO.

Converter a imagem ISO para formato IMG (o mac nem sempre lida bem a gravar ISO para pens USB)
hdiutil convert -format UDRW -o imagem.IMG imagem.ISO
Depois deste passo, poderá ser necessário renomear o ficheiro porque o OSX costuma acrescentar .DMG ao ficheiro IMG.

Formatar Pen Drive:
1º - Verificar qual a pen drive (com este comando tens que ver a que dispositivo se encontra associada a pen "/dev/diskX"
diskutil list

2º - Formatar (para Standard BIOS)
a) pendriveName será a label com que a pen ficará associada (eu costumo meter sempre UNTITLED)
b) substituir o X em /dev/diskX pelo número encontrado em cima
diskutil eraseDisk FAT32 "pendriveName" MBR /dev/diskX

2º - Formatar para UEFI
diskutil eraseDisk FAT32 "pendriveName" /dev/diskX

3º - Copiar o ficheiro .IMG para a pendrive (irá pedir a password do utilizador)
sudo dd if=imagem.IMG of=/dev/rdiskX bs=1m; sync

PS.: É normal a Pen deixar de ser reconhecida. Aliás, é o primeiro sinal de que correu tudo direito.
Ao gravares a pen para instalar uma distribuição mais recente de Linux, ela fique com um sistema de partições apenas reconhecido por Linux :p
 
Pessoal, já corri 2 distro em live CD e até agora gostei. Experimentei Debian e Elementary OS e são muito diferentes. Gostei mais do Elementary pois é muito semelhante a OS X e é muito apelativo visualmente, mas o PC fica mais lento do que em Debian... Debian é mais "sem sal" mas o PC corre mais rapidamente! A questão do teclado é que não consegui resolver... já corri os comandos que o @sigul me deu mas não sei bem que tipo de teclado tenho... tenho de rever essa questão. Vou tentar experimentar mais distros e depois escolher a que prefiro. A próxima vai ser o Lubuntu e Xubunto. Depois logo vemos! ;)
 
já corri os comandos que o @sigul me deu mas não sei bem que tipo de teclado tenho... tenho de rever essa questão. Vou tentar experimentar mais distros e depois escolher a que prefiro. A próxima vai ser o Lubuntu e Xubunto. Depois logo vemos! ;)
Se usares o comando dpkg-reconfigure keyboard-configuration, geralmente será o Generic 105-key (Intl) PC
Se usares o comando dpkg-reconfigure console-data, será: pc/qwerty/portuguese/standard/standard
 
Pessoal, já corri 2 distro em live CD e até agora gostei. Experimentei Debian e Elementary OS e são muito diferentes. Gostei mais do Elementary pois é muito semelhante a OS X e é muito apelativo visualmente, mas o PC fica mais lento do que em Debian... Debian é mais "sem sal" mas o PC corre mais rapidamente! A questão do teclado é que não consegui resolver... já corri os comandos que o @sigul me deu mas não sei bem que tipo de teclado tenho... tenho de rever essa questão. Vou tentar experimentar mais distros e depois escolher a que prefiro. A próxima vai ser o Lubuntu e Xubunto. Depois logo vemos! ;)
Um conselho se vais para o Lubuntu, lxde escolhe antes Debian ou Manjaro. Porque o Lubuntu vai deixar o lxde e passar para o lxqt, mais pesado. De facto o Debian depois de instalado é um pouco feio, mas pode ficar bonito https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-126#post-13384018 neste caso Arch, e um Debian depois de personalizado https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-116#post-12520951.
É claro que entra agora no mundo linux, quer tudo esteticamente bonito e a funcionar. Mas o linux "obriga", a que distribuições como Arch, Debian ou Slackware, cabe ao utilizador "montá-lo" ao gosto de cada um e nisso eu rubrico por baixo apenas instalo o que quero e como quero. Dúvidas vai colocando.
 
Back
Topo