Linux - Programar Python + GUI

ahlidap

Membro
Boas,
Gostaria de saber de saber qual o melhor programa linux para programar em python e criar juntamente GUI's (Graphical User Interface).

Entrei só na 2ª fase em coimbra, na FCTUC, e queria ver se apresentava ainda um trabalho do jogo do galo em python. Actualmente tenho instalados o Eclipse com o plugin simples do pydev, mas nem me entendo com aquilo... Tenho também o drpython a funcionar ok... mas queria também criar GUI... neste caso, uma janela com o tabuleiro do galo..

Alguém me pode indicar algo?


Wxpython... não sei como funca... tenho o kubuntu... instalei os pacotes todos pelo "apt-get install", mas pah, não faço ideia como usar wxpython...

Qualquer ajuda é bem vinda..!
Obrigado.
 
Boas,
Gostaria de saber de saber qual o melhor programa linux para programar em python e criar juntamente GUI's (Graphical User Interface).

Entrei só na 2ª fase em coimbra, na FCTUC, e queria ver se apresentava ainda um trabalho do jogo do galo em python. Actualmente tenho instalados o Eclipse com o plugin simples do pydev, mas nem me entendo com aquilo... Tenho também o drpython a funcionar ok... mas queria também criar GUI... neste caso, uma janela com o tabuleiro do galo..

Alguém me pode indicar algo?


Wxpython... não sei como funca... tenho o kubuntu... instalei os pacotes todos pelo "apt-get install", mas pah, não faço ideia como usar wxpython...

Qualquer ajuda é bem vinda..!
Obrigado.

O PyQt é um set de bindings para o Qt, o widget toolkit no qual o desktop KDE (incluindo o teu kubuntuzinho) é baseado. Para integração perfeita com o KDE 3 (versão actual), deves considerá-lo. A próxima grande versão do KDE será a 4, integralmente baseado no muito superior Qt4. Igualmente, existe um set de bindings chamado PyQt4 que permite que as tuas aplicações python façam um GUI Qt facilmente.
O KDevelop é o standard indisputado para desenvolver aplicações KDE em unix, e até inclui um designer à lá matisse ou visual studio para desenhares facilmente as tuas janelas.
PyQt: http://wiki.python.org/moin/PyQt
KDevelop: http://www.kdevelop.org/
Se optares pelo PyGTK, anteriormente sugerido, ou PyQt3, as tuas aplicações terão um look'n'feel esquisito em Windows ou OSX (no caso do PyQt3 nem correrão). Se optares pelo PyQt4 estas terão look'n'feel nativo em qualquer plataforma.
Uma outra alternativa será usares o que é costume as aplicações de python usarem, o wxWidgets, que te dá look and feel nativo em qualquer plataforma. No entando, não conheço ferramentas para este toolkit que te permitam modelar visualmente as janelas e afins, e isso envolveria aprenderes para alem de python, toda a sintaxe, controlos, eventos e afins do wxWidgets.
Resumindo, eu daria uma olhadela ao KDevelop e consideraria Qt4. O teu jogo teria era que ser open-source, caso contrário estarás a violar a licença do Qt.
 
Back
Topo