Linux - Quais as suas vantegesn em relação ao Vista????

Sprintoso

Power Member
Boas pessoal,

Venho aqui solicitar a vossa ajuda.

Desde que me iniciei na informatica sempre trabalhei com SOs da Microsoft, mas neste momento estou a colocar a hipotese de adquirir um portatil no programa e-escola, o quela vem com Linux Caixa Mágica 12 Pro.

Ne verdade não conheço nada do funcionamemto do Linux e gostava de o testar. Dá para instalar numa partição do meu HD e ter o XP e no arranque do pc escolher qual dos SOs utilizar??

Onde posso efectuar o download do Linux, visto que é gratuito! Certo??

Quais as vantagens do Linux em relação aos SOs da Microsoft??

Os programas que correm nos SOs Microsoft tambem correm em Linux??? Eu presumo que não. Tou certo??

Aguardo a vossa ajuda.

Obrigado
 
Boas,

As minhas desculpas.

Não sou entendido na vossa linguagem informática, por isso as vezes tenho alguma dificuldade em enquadrar os tópicos nos locais certos e este foi um deles.

Mas obrigado na mesma.
 
Apesar de ter ganho muito dinheiro fazendo assistências técnicas aos SO da Microsoft, acabei por "enjoar" ! Em elação ao meu computador é agora 100% Linux, até agora não senti falta alguma do meu velho XP....
Os problemas de segurança são muito grandes e só pessoas bem informadas e com meia-dúzia de programas extra, conseguem elevar o grau de segurança. Claro que isso tem um custo, a performance.
Os SO da Microsoft são muito pesados e ter mais meia-dúzia de programas obrigatórios extra pelos motivos que já mencionei, não ajuda mesmo nada ! É inadmissível que nos dias em que vivemos e que procuramos uma maior eficiência, no software parece que andamos para trás !
Se quiseres o Vista, deverás ter em conta que hardware tens e se ele irá correr bem. Pela experiência que tenho com os portáteis da e-escola, o Vista tem duas velocidades..... devagarinho e parado !
O XP corre bem mas é preciso que consigas uma licença .... claro que existe outra opção embora não a recomende.
No meu computador, que foi uma troca do XP para o PClinux OS, o ganho de performance foi significativo.

O Linux é diferente, o impacto da mudança para este SO é semelhante a mudares por exemplo, para o Mac OS. O problema é que como é gratuito, muitas pessoas não estão dispostas a ter paciência para aprender. No Mac, e como gastam uma boa maquia, acabam por ser obrigadas a aprender devido ao investimento efectuado. É uma questão de mentalidade...

O Linux é um SO de outro nivel e a segurança é incomparavelmente maior que qualquer SO da Microsoft e do que o Mac OS. A personalização é extrema e usa-se a expressão "quem conduz somos nós e não o Sistema Operativo", ou seja, nós é que mandamos e nós é que sabemos como deverão estar as coisas.
Existem muitas distros onde umas são mais user friendly ( se é que existe esse termo ) do que outras e umas são mais estáveis do que outras dependendo obviamente do que pretendes.
A maior barreira do Linux é o hardware, por vezes não existem drivers para certos periféricos e recomenda-se sempre uma boa leitura sobre esta matéria antes de adquirir seja lá o que for.

Resumindo, o Linux faz mais por menos !

Se quiseres jogar, coisa que o Linux infelizmente ainda tem alguma dificuldade por culpa de quem desenvolve os jogos, há sempre os programas Wine ou do Cedega que conseguem executar muitos jogos recentes. Há jogos que já correm de forma nativa no Linux, mas não muitos...

Cumps.
 
Boas John,

Não uso pc para jogar.

Esta duvida prende-se ao facto de poder vir a adquirir o Insys Game Force. do e-escolas que traz Linux Caixa Mágica 12 Pro.

Gostava imenso de poder experimentar o Linux, pois pelo que vi numa breve apresentação no YouTube gostei bastante.

No meu desktop tenho uma licença original no XP Home Edition SP3.

Podes dizer-me onde posso fazer o download de uma versao estável do Linux???

Obrigado
 
Onde posso efectuar o download do Linux, visto que é gratuito! Certo??

Se vais experimentar Linux pela primeira vez, recomendo Ubuntu, Fedora, Mandriva e/ou OpenSuse...
São uns dos mais fáceis para novatos.

Consulta este site onde tem muitas distribuições: http://distrowatch.com/
Para fazer download de qualquer distribuição, vai ao seu site e procura um mirror.

E sim é gratuito.

Os programas que correm nos SOs Microsoft tambem correm em Linux??? Eu presumo que não. Tou certo??
Sim estás certo.


Lê os stickies da secção GNU/Linux & *nix World e Dúvidas e Suporte Técnico *NIX World.
Aqui poderá talvez tirar a maioria das tuas dúvidas. E encontrar programas para substituireis os que usas no Windows...
 
Há a possibilidade de teres o computaor com dual boot caso não prescindas do XP para algum programa que não corra no Linux.
Antes de instalares qualquer distro, há a possibilidade de experimentares os LiveCD's, ou seja, experimentas o SO directamente do CD ou DVD sem instalares nada e poderás assim ver se gostas e se a distribuição detecta o teu hardware.

As distribuições mais fáceis para quem migra do Windows para o Linux são em princípio aquelas que usam o KDE.
No meu ponto de vista, as distros que permitem uma melhor adapatação para os "rookies" são o PCLinux OS, o Simply Mepis. Claro que o OpenSuse, Mandriva e outros que usem o KDE não são muito diferentes.
Eu dou preferencia ás distros. que têm um cycle time de versões mais lenta e que usem apenas um kernel e programas estáveis. O PCLinux OS é um desses e os upgrades não obrigam a uma nova instalação por ser uma distribuição tipo roll up updates , ou seja, actualizações constantes e deixa de existir uma necessidade de uma nova release....

Com o Wine ou VirtualBox poderás correr muitos programas que existem no Windows.
Existem muitos programas desenvolvidos para o Linux que poderão satisfazer os mais comuns dos mortais como eu e existem outros que sã uma verdadeira obra de arte tais como o Amarok !

Cumps.
 
Os stickies existem para algo, e o trabalho que se perdeu na FAQ ...

Por isso, uma coisa é criar uma (saudável) discussão, outra é questionar assuntos respondidos na FAQ.
 
Última edição:
Uma história curiosa:

Há 2 dias fui resolver um problemazito num portátil de um tio meu ( ele tem 78 anos ), e vinha com o Vista instalado... Só tinha 1Gb de ram e com o antivírus que também tinha instalado, arrastava-se um bocado.

Dividi a partição e instalei o Ubuntu 8.04 em dual boot, configurei a rede toda, e deixei no desktop um ícone para o Firefox e outro para o OpenOffice writer... Deixei o autologin ligado mas ele não sabe o password.

:D Bem, o facto é que ele adorou aquilo e agora usa mais o Ubuntu do que o Vista.

E é um descanso para mim porque sei que assim já não vai apanhar bicharada. :002:
 
O meu cota também utiliza xUbuntu.
Tens menos manutenção que qualquer Windows, não apanha a tal bicharada e é 99,9% Seguro.
E depois os jogos, para o meu pai são um bónus.

Por falar nisso acho que tenho de ver essa tal manutenção. Devo ter 1GB de updates por fazer :S
 
O meu cota também utiliza xUbuntu.
Tens menos manutenção que qualquer Windows, não apanha a tal bicharada e é 99,9% Seguro.
E depois os jogos, para o meu pai são um bónus.

Por falar nisso acho que tenho de ver essa tal manutenção. Devo ter 1GB de updates por fazer :S
Se está a funcionar sem problemas, não lhe mexas mais. Por vezes, as actualizações do Ubuntu avariam coisas que estavam a funcionar perfeitamente.
 
Se está a funcionar sem problemas, não lhe mexas mais. Por vezes, as actualizações do Ubuntu avariam coisas que estavam a funcionar perfeitamente.
Bad boy.............
isso acontece uma vez em 10000. Só me lembro duma actualização do kernel, há cerca de 2 anos e estourou com o X. Depois disso aprenderam. Mas isso é como tudo........ aparecem por vezes outros bugs.

Quanto ao dilema do rapaz.......... nada com experimentar o CMagica e ver como é. Experimenta outras distros para veres a diferença.
 
Última edição:
Ou nada como instalar um versão LTS ou Debian Stable (e outras com o mesmo sistema) que apenas te faça os updates estritamente necessários.
 
Boas,

Como é que funciona essa cenas dos updates????

Existe um site ou aplicativo especifico como na Microsoft(Microsoft Update)?

no caso das distro debian-base o sistema operativo vem com programas que fazem os updates (apt-get, aptitude), de acordo com os repositorios configurados. no caso das distros que usam rpm tb existem programas equivalentes.

no caso da debian podes ver aqui todo o software de um dos seus repositorios - o "stable"
 
Também vou escolher esse portátil(deverei por windows pois deverei necessitar de programas da adobe).
Neste momento estou a usar o ubuntu que instalei em dualboot nem a 2 dias :lol:.E estou muito satisfeito com ele,os programas são simples de instalar,pois tens uma ferramenta.Nunca usei o caixa magica,mas deve ser um bom SO.
Se quiseres experimentar aconselho a instalares primeiro em dualboot o ubunto assim não perderás logo o windows e poderás ir testando o ubuntu.
Simé grátis e podes baixar nos sites oficiais.
Se não jogas muito...Se não usas muito productos da adobe como photoshop e isso apesar de dar com emuladores,experimenta e não te vais arrepender.:002:
 
Back
Topo